Não é de hoje que o cinema tem como função não só divertir, mas também trazer novas ideias ao espectador. Para quem tem seu próprio negócio não é diferente. Muitos filmes trazem mensagens que podem ser aproveitadas por empreendedores em busca de inspiração. Para facilitar a vida dos empreendedores, selecionamos dez títulos com mensagens relevantes para quem tem uma empresa. Todos eles estão disponíveis no Netflix, portanto, podem ser vistos sem sair de casa. Navegue pelas fotos acima e veja dez filmes para empreendedores no Netflix.

1. O Jogo da Imitação

(Divulgação/O Jogo da Imitação)

O filme conta a história do matemático Alan Turing, que fez parte da equipe formada pelo governo britânico para quebrar um código usado pelos alemães na Segunda Guerra. Apesar de sua dificuldade em trabalhar em grupo, o matemático logo começa a liderar a equipe que busca construir uma máquina capaz de decifrar o código. Para empreendedores, o filme traz a importante mensagem de que é necessário acreditar na sua ideia, mesmo com as dificuldades que aparecem pelo caminho. Também é uma ótima inspiração sobre a importância de se trabalhar em equipe.

2. Um Sonho Possível

(Divulgação)

Baseado numa história real, o filme conta a história de um jovem pobre que é adotado por uma família rica e assim consegue realizar o sonho de se tornar jogador de futebol americano. Os temas da superação dos obstáculos (no caso do jovem) e da persistência para conseguir um objetivo (no caso de sua mãe adotiva) são ótimos para inspirar empreendedores.

3. Walt Antes do Mickey

(Divulgação)

Baseado na história real de Walt Disney, o filme fala dos primeiros anos da carreira do desenhista e dos obstáculos que ele precisou superar antes de criar seu desenho mais famoso, o Mickey Mouse. Uma das frases do filme vale para qualquer um que queira ter seu próprio negócio: “Tudo o que vale a pena fazer deve ser bem feito”, diz o pai do jovem Walt. Para quem quer empreender, sempre é bom conhecer as histórias de quem chegou longe.

4. A Rede Social

(Reprodução)

O filme é baseado na história da criação do Facebook pelo jovem Mark Zuckerberg. Assim como no filme sobre Walt Disney, vale a pena somente para conhecer como surgiu um dos maiores negócios da atualidade. Para quem quer um pouco mais, também vale ficar atento à mensagem que o filme traz sobre como às vezes os empreendedores passam por cima de suas relações pessoais em nome do sucesso.

5. Em Boa Companhia

(Divulgação)

O filme fala sobre uma situação comum nas empresas: um chefe na casa dos 50 anos perde seu posto para

6. Amor Sem Escalas

(Divulgação)

O filme conta a história de Ryan, um homem que tem a função de demitir pessoas, e por isso se torna uma pessoa insensível à angústia alheia — ele adora o que faz. Porém, a vida de Ryan começa a se complicar quando vê seu emprego ameaçado por um sistema que faz demissões por videoconferência. A falta de sensibilidade com a necessidade dos outros e a substituição de um emprego por um sistema automático são situações que podem acontecer em qualquer empresa, o que torna este filme uma boa pedida para quem não quer cair em armadilhas.

um jovem com a metade da sua idade e precisa se segurar no emprego para pagar as contas em casa. Toda empresa passa por períodos de mudança, portanto, o filme traz mensagens importantes para quem quer estar preparado para elas.

7. Coco Antes de Chanel

(Reprodução/Site oficial do filme)

O filme conta a história de Coco Chanel, a famosa estilista que revolucionou o mundo da moda ao ousar se vestir com roupas masculinas quando todas as mulheres usavam os desconfortáveis espartilhos e outros adereços exagerados. Mas, como não poderia deixar de ser, o início da carreira de Coco não foi fácil. Ela precisou vencer diversos obstáculo – da pobreza extrema aos costumes de sua época – para conseguir o que queria. Para empreendedores – em especial às mulheres – é um ótimo filme sobre perseverança e coragem.

8. O Homem que Mudou o Jogo

(Divulgação)

O filme conta a história do gerente de um time de baseball que tenta montar um time competitivo mesmo com uma situação financeira desfavorável. Para conseguir maior rendimento, o protagonista desenvolve uma complicada análise estatística de seus jogadores, tornando possível fazer mais com menos. Como toda empresa precisa estar atenta à economia de recursos, essa é uma história que pode inspirá-lo a buscar alternativas pouco evidentes para chegar ao sucesso sem gastar demais.

9. Invictus

(Divulgação)

Após ser libertado da prisão e eleito presidente da África do Sul, Nelson Mandela se vê diante de um país dividido pelo racismo. É então que ele pensa numa estratégia pouco convencional: usar o rúgbi para unir o povo. Para isso, ele precisa da ajuda do capitão do time, um jovem branco. A história chama a atenção pela habilidade de negociação demonstrada por Mandela, característica necessária para qualquer empreendedor que deseja crescer nos negócios.

10. O Dia Antes do Fim

(Divulgação)

Também baseado em fatos reais, o filme fala sobre a crise econômica de 2008 vista de dentro do universo dos bancos de investimento americanos. A história mostra com algumas decisões erradas e falta de transparência no mundo corporativo podem levar ao fracasso. Por isso, o filme traz à tona uma questão fundamental para qualquer empresa: a postura ética.

Com Reuters

Deixe uma resposta