4 super dicas que ajudam a motivar equipes em um escritório contábil

O Brasil não é um país muito amistoso para o profissional de contabilidade. Para se ter uma ideia, de acordo com o estudo Doing Business, divulgado pelo Banco Mundial e pela IFC (International Finance Corporation), as empresas gastam, em média, 2,6 horas apenas para lidar com todas as suas obrigações tributárias. O contador precisa verificar notas fiscais, livros contábeis e realizar todas as demonstrações contábeis e financeiras exigidas pelo Fisco. Definitivamente, não é uma rotina fácil.

Por conta da pressão diária e das tarefas um tanto quanto maçantes, muitos profissionais da área contábil podem acabar ficando desmotivados. É fundamental que o gestor do escritório ou do departamento tenha a capacidade de desenvolver estratégias internas para melhorar o clima organizacional e garantir, dessa forma, um bom desempenho dos profissionais. Para reverter esse problema, trouxemos neste post 4 dicas para motivar equipes em escritório contábil. Confira!
 

 
Realize feedbacks assertivos

Ao contrário do que muitos pensam, o feedback não é apenas um momento para chamar a atenção para os erros cometidos pelos profissionais. É claro que, caso o profissional esteja com problemas para executar tarefas, o gestor deve apontar a questão, mas a verdadeira função do feedback é fornecer uma orientação para que o profissional consiga melhorar o seu trabalho.

Pode ter certeza que se você der um feedback assertivo, que melhore o desempenho do profissional, ele se sentirá muito mais confortável no ambiente de trabalho. Além disso, caso ele tenha um ótimo desempenho, o feedback também pode ser usado para parabenizá-lo pelo bom trabalho!

Celebre os bons resultados

Todo mundo gosta de ter o seu trabalho reconhecido e isso não é diferente em um escritório de contabilidade. Por isso, é fundamental que o gestor saia um pouco da rotina do escritório sempre que possível e celebre os resultados conquistados por cada um dos colaboradores.

Muitas empresas investem em eventos internos para promover a satisfação dos profissionais. Podem ser desde festas até homenagens e premiações, mas o importante é mostrar que a empresa realmente se preocupa com os colaboradores.

Seja um verdadeiro líder
 

 
Não é porque o gestor tem um cargo superior na hierarquia organizacional que ele, necessariamente, é visto como um líder entre seus subordinados. Na verdade, o líder é o profissional que assume o papel de “representante de classe”, ou seja, que busca sempre conciliar as necessidades e os interesses de todos.

Por isso, para motivar equipes em escritório contábil é fundamental que o gestor esqueça agora mesmo a sua posição de chefia e passe a agir como um verdadeiro líder, que se preocupa com cada um dos seus colaboradores e procura sempre guiá-los pelo melhor caminho.

Estabeleça um bom plano de carreira

Nenhum profissional espera exercer a mesma função para o resto da vida. Depois de um tempo, a rotina se torna maçante e a falta de novos desafios um verdadeiro fator de desmotivação. Por isso, uma das dicas mais importantes para motivar equipes em escritório contábil é definir, com clareza, um plano de carreira interno.

Determine quais são os parâmetros para a promoção dos profissionais. Tempo de casa? Aprofundamento técnico? Conquistas? Depois disso, exponha todos esses critérios já no momento do recrutamento para que essa “escalada” seja um fator motivacional assim que o profissional começar a trabalhar.

Matéria: SAGE BLOG