5 dicas para ajudar a conquistar novos clientes para seu escritório contábil

 
Um escritório contábil, apesar de ter suas atividades voltadas para a assessoria de outras empresas, também deve ser visto como um negócio e precisa ser conduzido com base em técnicas de gestão o tempo todo. A captação de clientes deve ter uma atenção especial, com alguns aspectos que precisam ser observados com cuidado pelo contador.
 

 
Quer saber como atrair mais clientes para seu escritório contábil? Acompanhe as 5 dicas de hoje!

Analise seu público-alvo

O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing é identificar quem são as pessoas que você quer atingir com suas ações, ou seja, o público-alvo. Estude, nos mínimos detalhes, o perfil dos seus potenciais clientes: quem são, onde moram, o que fazem, quais são seus objetivos e dificuldades, e quais são suas objeções em relação a um serviço de contabilidade. Com essas informações, você saberá qual é a forma mais efetiva de impactar essas pessoas e como trabalhar a comunicação e o marketing do seu escritório contábil.

Determine um posicionamento

Quanto mais específico for o seu nicho de atuação, mais efetiva será a sua captação de clientes. Adote um posicionamento próprio, como um escritório contábil voltado para pequenas indústrias ou especializado em assessoria para hospitais, por exemplo. A sua autoridade dentro do segmento escolhido será maior e, assim, fica mais fácil ganhar a confiança dos clientes em potencial.

Desenvolva uma identidade visual

No relacionamento com o público, é interessante definir uma identidade visual para reforçar a presença do seu escritório contábil. Logomarca e cores predominantes fazem muita diferença e podem criar uma associação instantânea na mente de seus potenciais clientes que tiveram algum contato com o material da sua empresa. Para um trabalho de mais qualidade, procure a ajuda de um designer ou uma agência de branding.
 

 
Invista em marketing digital

Presença online, no contexto atual, é obrigatório para uma empresa que deseja obter resultados acima da média. Marketing digital pode ser a ação definitiva para seu escritório contábil, já que as pessoas estão sempre consumindo conteúdo na internet e interagindo em redes sociais.

Otimize seu site para ser favorecido em motores de busca, crie um blog e abasteça-o com artigos relevantes para o público-alvo, e faça uma fan page para compartilhar conteúdos de qualidade e outros de consumo rápido, como imagens e citações. Com anúncios pagos na internet, você ainda pode segmentar para quem deseja que receba suas atividades, ou seja, o público-alvo que você identificou com a ajuda da primeira dica dessa postagem.

Não esqueça o material offline

Material offline, para um escritório contábil, ainda é importante. Porém, por que não fazer de uma forma mais criativa? Em vez de imprimir panfletos que apenas descrevem seus serviços, insira alguma informação útil para o seu público, como um aviso a respeito de uma nova declaração criada pela Receita Federal, por exemplo. Além disso, papel timbrado e envelopes personalizados são ótimos para a circulação da marca da sua empresa, valendo-se da identidade visual também.

Marketing deve ser uma atividade constante em seu escritório contábil. Uma robusta carteira de clientes pode ser a segurança que você precisa para expandir suas operações, contratar mais pessoal, abrir uma nova sede em outra cidade e se tornar referência no ramo da contabilidade.

Matéria: SAGE BLOG – PARCEIRO JORNAL CONTÁBIL