5 livros para quem trabalha com contabilidade

atualização profissional é, sem dúvidas, uma exigência do mercado por ser um diferencial para a qualidade do serviço. No setor contábil, esse cenário não é diferente. O contato com obras completas e aprofundadas sobre o tema é essencial para as constantes modificações nas leis e nos sistemas. O profissional também precisa estar aberto a essas novas informações, sempre tendo a humildade da busca pelo aperfeiçoamento da função e dos seus conhecimentos. “Ninguém sabe tudo” e “nunca é tarde para aprender” são máximas que se encaixam como uma luva quando o assunto é nossa trajetória profissional. Visão geral do processo e uma boa leitura são fundamentais para se destacar na atividade.

Questões societárias, relacionadas ao Imposto de Renda, Escrituração Contábil Fiscal ou Demonstrações Contábeis necessitam que os pormenores, principalmente, sejam entendidos profundamente. Por isso, algumas obras devem estar na escrivaninha de qualquer escritório de contabilidade. Confira agora 5 livros para quem trabalha na área contábil:

1. Manual de Contabilidade Societária: Aplicável a todas as Sociedades de Acordo com as Normas Internacionais e do CPC

Considerada a “Bíblia da Contabilidade”, o livro traz pronunciamentos, interpretações e orientações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis e as normas internacionais de contabilidade, emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB). As duas entidades dispensam apresentações e são referências em boas práticas para a atuação profissional do contabilista.

Autores: Sérgio de Iudícibus, Eliseu Martins, Ernesto Rubens Gelbcke e Ariovaldo dos Santos

Curso de Formação ou Atualização Fiscal

2. Contabilidade Empresarial

Outra obra fundamental para a área é essa, que se difere das demais por valorizar a compreensão dos relatórios contábeis em vez da mecânica da escrituração e da elaboração das demonstrações financeiras. Ele é cobrado na maioria das instituições de ensino superior do Brasil e consegue levar situações práticas ao futuro contador.

Autor: José Carlos Marion

3. Análise Avançada das Demonstrações Contábeis: Uma Abordagem Crítica

Esse livro, lançado em 2013, faz uma abordagem sobre a potencialidade de cada indicador de desempenho econômico e financeiro. A obra propõe, ainda, atividades baseadas nas Pedagogias Ativas.

Autores: Elizeu Martins, Josedilton Alves Diniz e Gilberto José Miranda

4. Demonstrações Contábeis: Estrutura e Análise

Também relacionado ao assunto das demonstrações contábeis, esse livro realiza uma análise de balanços e demonstrativos contábeis e financeiros, de forma simples e objetiva para a assimilação de todos os leitores.

Autor: Arnaldo Reis

5. Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Além dos já citados acima, é interessante destacar uma obra voltada a um segmento que demanda grande atenção: o setor público. Esse manual é lançado anualmente pelo Tesouro Nacional e pode ser obtido gratuitamente, na versão impressa ou digital. Ele fala sobre o processo de elaboração e execução do orçamento.

Autor: Tesouro Nacional

Somado ao acesso às obras contábeis, é de fundamental importância que os escritórios de contabilidadetenham acesso a um sistema ágil e completo para o gerenciamento das atividades. Com isso, o profissional terá controle das ações e respostas rápidas para as demandas que surgem. Mas a grande vantagem em adquirir um sistema informatizado é a redução dos custos, assim, um serviço de qualidade é realizado com gastos baixos e eficiência.

O profissional contemporâneo não pode esquecer que sua função deve estar integrada com as necessidades do cliente, proporcionando uma sinergia entre as partes. Com isso, todos ganham e o processo como um todo ocorre com mais qualidade e de forma muito mais estruturada.

Já leu algum desses títulos? Conhece outro livro importante para quem trabalha com contabilidade? Compartilhe conosco e deixe o seu comentário abaixo!

Matéria: Sage