Como um pequeno empresário, talvez você tenha conseguido administrar seu dinheiro com sucesso até o momento. Softwares financeiros permitem que isso seja feito mesmo se você não tem profundo conhecimento ou muita experiência com finanças.

No entanto, conforme sua empresa (e receita) cresce, a gestão das finanças pode se tornar uma tarefa que você não tem tempo ou conhecimento para realizar. Especificamente, quando se trata de evitar problemas legais e de conformidade, contadores podem compensar significativamente o investimento que exigem.

Caso não tenha certeza se precisa contratar um contador, procure por estes nove sinais:

Você não está familiarizado com a contabilidade
Se você fica confuso com demonstrativos financeiros, tem dificuldade para criar relatórios ou fica perdido com os termos da contabilidade, provavelmente precisa contratar um contador, pelo menos inicialmente, para ajudar com todas as questões financeiras. Um contador pode explicar tudo em termos leigos, simplificar a terminologia e ensinar você a gerenciar suas finanças. Além disso, você não deseja perder informações importantes ou cometer erros no início que podem custar caro no futuro. Um contador pode ajudar você e sua empresa a seguirem o caminho certo desde o início.

Você não sabe nada sobre impostos
O código tributário brasileiro é complicado. Independentemente disso, se você não pagar os impostos certos para o seu tipo de empresa e setor, provavelmente terá de pagar multas e sofrerá sanções. Um contador oferece aconselhamentos desde o início para que você cumpra com todos os regulamentos fiscais. Acima de tudo, um contador pode informar você sobre deduções e créditos tributários e prever os impostos devidos para evitar problemas com o leão. Por fim, um contador tornará a época de pagamento de impostos menos desafiadora, pois ele fará a declaração para você.

A escrituração afasta você de tarefas mais importantes
Talvez você tenha algum conhecimento de contabilidade, mas a gestão dos livros contábeis esteja impedindo a realização de tarefas capazes de fazer sua empresa crescer (por exemplo, conquistar novos clientes ou novos mercados) ou a administração dos negócios de modo eficaz (por exemplo, lidar com desafios de desempenho ou solucionar problemas no atendimento). Contrate um contador para que você possa se concentrar em conquistar mais negócios, inovar, aprimorar sua equipe e realizar outras atividades de desenvolvimento.

A empresa cresceu rapidamente
Fazer mais dinheiro é muito importante. No entanto, durante a expansão, você também atenderá mais clientes, contratará mais funcionários, outros fornecedores e muito mais. Tudo isso exige mais documentação e cálculos, o que pode rapidamente se tornar algo impossível de gerenciar.

A receita está aumentando, mas não o lucro
Se você estiver vendendo mais, mas o lucro não aumentar, um contador poderá analisar objetivamente os custos indiretos de fabricação e identificar áreas nas quais é possível cortar custos ou fazer outros ajustes para aumentar as margens de lucro.

Seus investidores exigem relatórios financeiros profissionais
Contadores podem criar relatórios detalhados e precisos que atendam às expectativas de seus investidores e permitam que você se concentre em outras tarefas, como desenvolver a empresa. Além disso, se você estiver em busca de um empréstimo ou financiamento de investidores, será necessário apresentar um plano de negócios profissional. Um contador pode ajudar a detalhar o que realmente importa na parte financeira do seu plano a fim de garantir que você não se esqueça de nada.

Você deseja expandir sua empresa
Se você deseja abrir uma filial, distribuir ou contratar funcionários em outros estados, um contador pode ajudar a garantir a conformidade com as exigências dos impostos sobre vendas, de renda ou da folha de pagamento.

Você pretende negociar um imóvel ou vender sua empresa
Se você deseja crescer por meio de uma aquisição, negociar partes do negócio ou vender toda a empresa, um contador pode orientar você ao longo do processo e determinar como estruturar a transação para reduzir o impacto dos impostos.

Você está enfrentando uma auditoria
Um contador oferecerá orientações durante esse processo complicado preparando você para lidar com a auditoria ou trabalhando junto à autoridade fiscal em seu nome. Um contador pode economizar dinheiro e tempo preciosos e oferecer aconselhamento durante um período particularmente estressante. (quickbooks)

Deixe uma resposta