Alerta: Microempreendedores estão pagando mais impostos do que devem

As Instituições promoverão curso para micro e pequenos empresários e contabilistas sobre gestão de negócios e pagamento de tributos, com o consultor José Ribeiro, em Porto Velho

A Federação da Micro e Pequenas Empresas (Feempi) – e o Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias (Simpi) de Rondônia estão promovendo curso sobre gestão e pagamento de tributos para os associados, além de palestras sobre empreendedorismo e educação financeira, que serão ministrados pelo consultor e gestor de treinamentos José Ribeiro da Silva, Instituto de Consultoria e Treinamento (IETD) de Cuiabá.

Graduado em Administração, com Pós-graduação em Gestão de Custos e MBA em Gestão Tributária, José Ribeiro atua junto às pequenas e micro empresas desde 1994 e afirma que “atualmente, em média, 40% das empresas optantes pelo Simples Nacional pagam mais tributos do que devem, porque não tem gestão correta dos seus cadastros de produtos nas indústrias ou nos cadastros de mercadorias no comércio”. Ele também aponta a falta de conhecimento de gestão organizada como um dos principais causadores do fechamento dos pequenos e micro estabelecimentos no Brasil.
Segundo o Consultor, grande parte dos pequenos e micro empresários iniciam seus negócios confiando mais na intuição e habilidades para a produção e prestação de serviços, sem levar em conta a necessidade de fazer pesquisas, planejar e se informar sobre a correta administração dos negócios e do pagamento de tributos. Outra dificuldade, aponta ele, é a falta de valorização das informações da Contabilidade. “Com isso, eles acabam contratando o escritório de Contabilidade que cobra menos e não aquele que presta os melhores serviços. Ele tem pena de pagar bem para um bom Contador”.

Para José Ribeiro, falta informação aos empresários de micro e pequeno porte e há uma desconfiança com relação aos treinamentos e cursos, porque geralmente são muito técnicos e ministrados em uma linguagem de difícil entendimento para os empreendedores em geral.

O presidente do Simpi, Leonardo Sobral, explica que está trazendo o treinamento do professor José Ribeiro para Rondônia porque sente no dia-a-dia as dificuldades dos pequenos empreendedores apontadas pelo consultor. “O professor José Ribeiro é um dos maiores especialistas de gestão de pequenas empresas do Brasil e pode ajudar o nosso empresariado”, afirma.
Outra medida tomada pelo SIMPI para levar informações aos empresários em Rondônia é a distribuição de cartilhas comentadas sobre o SIMPLES Nacional (LC nº 123 de 2006). “Há um grande desconhecimento sobre esta lei, que é muito importante para o setor, tanto no meio empresarial como dos próprios atores do poder Judiciário e instituições governamentais e não governamentais, no caso prefeituras, estados e conselhos de categorias, entre outros”, afirma Sobral.

O treinamento que será ministrado em Porto Velho é voltado para as micro e pequenas empresas e contabilistas e vai tratar de: Gestão de Custos e Formação de Preços, para orientar sobre custo de produtos, despesas fixas e despesas variáveis, margem de comercialização e margem de lucro, entre outros pontos correlacionados; Curso Integrado SPED Fiscal, que é a Escrituração Fiscal Digital do ICMS, IPI, PIS e Cofins, cuja obrigatoriedade vem desde 2012 para alguns segmentos econômicos e desde janeiro de 2014, para a maioria; Curso Avançado eSOCIAL, que é a Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Trabalhistas e Previdenciárias, ou seja a folha de pagamento passa ser digital e elimina todas as obrigações acessórias que gira em torno de todo e qualquer pagamento efetuado a título de remuneração, seja para empregados, trabalhadores avulsos e temporários.

Matéria: Ariquemes Online