18°C 28°C
Uberlândia, MG

As melhores ferramentas de marketing para contadores

As melhores ferramentas de marketing para contadores

11/11/2016 às 13h13 Atualizada em 11/11/2016 às 15h13
Por: Ricardo de Freitas
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
A utilização das ferramentas de marketing tem sido cada vez mais difundida entre pequenas e médias empresas. Isso acontece porque muitos gestores hoje enxergam o marketing como uma área muito promissora, que permite à empresa uma boa projeção no mercado, conquistando mais clientes e gerando mais lucros.

+ LEIA TAMBÉM: Como divulgar o meu escritório de contabilidade?

A principal vantagem é que elas podem ser utilizadas por empresas e profissionais de qualquer ramo, incluindo o da contabilidade. Pensando nisso, neste post vamos apresentar as melhores ferramentas de marketing para contadores, para você aperfeiçoar ainda mais a atuação do seu escritório contábil. Confira!

Análise SWOT (ou FOFA)

A Análise SWOT, sigla para Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) — também conhecida como FOFA, em português — é uma análise do ambiente em que a empresa se encontra. Essa ferramenta ajuda a analisar tanto o ambiente interno (Forças e Fraquezas), através da identificação dos pontos fortes e fracos, quanto o ambiente externo, que identifica condições do mercado que podem ser prejudiciais (Ameaças) ou favoráveis (Oportunidades).

Curso Formação de Empresário Contábil - Módulo Contábil/Fiscal

Através dela é possível avaliar quais são os pontos positivos (e que podem ser reforçados) e os pontos negativos, que devem ser minimizados para que os riscos não tragam tanto impacto para o negócio.

Benchmarking

O benchmarking permite um comparativo entre o seu negócio e outros que apresentam melhores resultados, analisando e identificando as melhores práticas de mercado que podem ajudar a sua empresa a obter um desempenho superior. Isso pode incluir melhores processos, melhores ideias, operações mais eficazes, entre outras coisas. Apesar de o benchmarking utilizar a concorrência como comparativo, ele também pode comparar outros setores de atuação — desde que as ideias se apliquem ao seu modelo de negócio.

Pesquisas de marketing

As pesquisas de marketing são feitas através da coleta e análise de dados e das descobertas que podem ser relevantes para o seu escritório, como as pesquisas de índice de satisfação de um cliente com os produtos ou serviços e o índice de aceitação das pessoas com um novo produto lançado. As pesquisas de marketing, quando bem elaboradas, conduzidas e analisadas, podem ser de grande utilidade no processo de tomada de decisão (como, por exemplo, se o local para se abrir um novo escritório possui clientes em potencial).

CRM – Customer Relationship Management

O CRM (ou Gestão do Relacionamento com o Consumidor, em tradução livre) é uma estratégia de negócios que tem como objetivos fidelizar clientes, aumentar a satisfação e estreitar o relacionamento. O CRM permite reunir o conhecimento sobre eles e entendê-los melhor. Dessa forma, é possível oferecer melhores serviços, maior compreensão sobre suas necessidades e até mesmo atrair novos clientes para seu escritório contábil.

Mailing

Podemos chamar de mailing um banco de dados contendo informações sobre os clientes (nome, endereço, características, entre outras) que podem ser utilizadas para a realização de marketing direto. Entre as formas de comunicação do mailing estão os e-mails, correspondências e telemarketing. O mailing pode ser utilizado para informar o cliente de algum serviço que precisa ser feito (por exemplo, lembrar que o prazo para envio da Declaração de Imposto de Renda já iniciou e quais documentos precisam ser preparados) ou até mesmo para manter o relacionamento, fazendo com que sua empresa seja lembrada — sem, necessariamente, falar de serviços ou vender algo. Como vimos, existem ferramentas simples que podem ser aplicadas ao marketing para contadores e ajudar no desempenho dos negócios. Além dessas ferramentas citadas, um sistema de gestão contábil influencia consideravelmente nos resultados do seu escritório (e também da empresa do seu cliente). Através dele, você automatiza sua rotina, aumenta a rapidez no processamento de informações, controla o recebimento e entrega de documentos, melhora a administração dos impostos, entre tantos outros benefícios. Você já utiliza alguma ferramenta de marketing em seu escritório contábil? Quais delas? Não deixe de compartilhar sua experiência através dos comentários! Via Sage
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
28°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 28°

29° Sensação
3.09km/h Vento
57% Umidade
75% (0.69mm) Chance de chuva
06h24 Nascer do sol
05h59 Pôr do sol
Sáb 28° 19°
Dom 27° 20°
Seg 28° 20°
Ter 29° 21°
Qua 29° 18°
Atualizado às 12h24
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,19 -0,98%
Euro
R$ 5,53 -0,96%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,66%
Bitcoin
R$ 354,024,95 +1,35%
Ibovespa
124,815,01 pts 0.5%