Como tornar meu escritório contábil mais produtivo?

Aumentar os resultados da empresa contando com os mesmos recursos é uma perspectiva bastante atraente para um escritório de contabilidade e, para conseguir isso, é fundamental saber como aumentar a produtividade. Essa não é uma tarefa fácil, principalmente porque envolve todos os setores da empresa, mas a boa notícia é que existem algumas atitudes que ajudam bastante.

Quer saber quais são elas? Então continue lendo e confira as nossas dicas:

Como aumentar a produtividade do escritório?

Invista em capital intelectual

Independentemente da área de atuação, para que uma empresa tenha excelência em sua prestação de serviços, ela precisa contar com profissionais de qualidade. São eles que vão fazer a diferença nas tarefas do dia a dia, tanto na qualidade do serviço prestado quanto na otimização da rotina.
 

 
O investimento em capital intelectual pode ser feito de 2 maneiras. A primeira é contratando profissionais de alto nível e já reconhecidos pelo mercado. Eles trarão sua experiência para a empresa e acrescentarão à companhia tudo o que aprenderam em trabalhos anteriores e culturas organizacionais distintas.

Já a segunda maneira de fazer isso é incentivando a formação dos profissionais que já compõem o quadro de funcionários da sua empresa. Ao investir em colaboradores promissores, é possível moldar a equipe de acordo com as necessidades e preferências da gestão. Oferecer cursos especializados e diferentes formas de atualização é uma maneira de investir nesses talentos.

Aposte na tecnologia

Recursos tecnológicos podem fazer toda a diferença dentro de um escritório de contabilidade. Os avanços na área contábil oferecem dezenas de inovações, como no atendimento ao cliente, por exemplo. Se antes o profissional passava horas ao telefone esclarecendo alguma questão recorrente, hoje ele pode simplesmente disponibilizar no site da empresa um catálogo com as respostas às principais dúvidas, agilizando seu tempo no escritório.
 

 
Além disso, é possível também contar com softwares desenvolvidos para otimizar os processos dentro de diferentes setores da empresa.

Trabalhe com segmentos específicos

Existem diferentes perfis de empresas com obrigações fiscais diferenciadas. Em vez de tentar abranger todas elas, foque a atuação do seu escritório em um determinado nicho de mercado. Assim, você terá mais expertise para lidar com esse departamento e estará mais qualificado para propor soluções mais seguras e oferecer melhor desempenho para os clientes.

Atuar em segmentos específicos também faz com que seu escritório seja visto pelo mercado como especializado em uma determinada área. Com isso, gera confiança e desperta mais atenção dos clientes.

Para que um escritório de contabilidade cresça de maneira significativa, é preciso investir na qualidade da equipe e oferecer um diferencial dentro do mercado. Além de melhorar a qualidade do serviço prestado, essas ações ainda representam economia e otimização do tempo dos profissionais.

Também é importante estar sempre de olho no que acontece no universo da contabilidade, de modo a acompanhar as tendências e garantir que o escritório esteja em dia com as novidades.

Matéria: SAGE BLOG – PARCEIRO JORNAL CONTÁBIL