Como utilizar anúncios no Google para ter sucesso em um escritório contábil?

Muitos empresários estão conhecendo agora as oportunidades de negócio possíveis com o marketing digital. Como a atuação online pode ser relevante para todos os segmentos, donos de escritórios contábeis também estão buscando soluções para melhorar as oportunidades na área. Com isso, os anúncios no Google têm se tornado uma opção recorrente para contabilistas, fazendo com que quem investe tenha vantagens frente aos concorrentes.

Como funcionam os anúncios no Google

Os anúncios no Google são os resultados de uma pesquisa no buscador que aparecem com a tag “anúncio” ao lado, normalmente os três primeiros resultados na parte superior e lateral direita. A seguir, vamos explicar como funcionam esses anúncios:

Anúncios no Google

Os anúncios são criados na ferramenta Google Adwords, onde podem ser gerenciados e monitorados. São criados grupos de anúncios de acordo com os objetivos do escritório contábil – por exemplo, um grupo “abertura de empresas”, com palavras-chave relevantes para esse segmento, e outro “declaração de imposto de renda”, que atrai um grupo diferente de clientes.

Uma das vantagens do Adwords é que a empresa só paga por usuários que clicarem no anúncio, o chamado CPC (custo por clique), o que diminui os custos da atuação online. Por isso, também é possível atuar com um orçamento mais acessível e um CPC limitado, mantendo o investimento dentro do planejado.

Palavras-chave para escritório contábil

A escolha das palavras-chave é determinante para o sucesso da estratégia de marketing digital, pois é a partir desses termos que o usuário interessado irá encontrar a sua empresa nos resultados do Google. Isso quer dizer que, se você investir no termo “imposto de renda 2016 são paulo”, a sua empresa será um dos resultados exibidos quando uma pessoa realizar essa busca no Google, aumentando as possibilidades de alcançar mais clientes. A ferramenta “planejador de palavras-chave” do Google irá ajudar a elaborar o escopo de palavras da campanha, otimizando as chances de resultados.

Planejamento dos anúncios para um escritório contábil

O setor contábil é um dos que têm visto no marketing digital a oportunidade de atrair mais clientes, e os anúncios do Google têm sido fundamentais para esse sucesso. Para iniciar o planejamento da estratégia é necessário definir quais os objetivos que se pretende alcançar.

Por exemplo, defina se o objetivo do seu negócio é atingir pequenas ou médias empresas, e qual região você pretende atender, se quer focar em declaração de IR, entre outros fatores. Ao determinar quais são os objetivos do negócio, será possível definir as palavras-chave e como será a atuação da empresa.

Execução da campanha

Um dos benefícios dos anúncios do Google é que o Adwords permite pausar e mudar a campanha sempre que necessário sem nenhum custo adicional. Por exemplo, caso o escritório contábil tenha atingido um grande público, excedendo a sua capacidade de atendimento, é possível pausar a campanha e só reativá-la quando desejável.

A execução da campanha também inclui a otimização. Uma das possibilidades é a negativação de palavras para que o anúncio não seja exibido para pesquisas nas quais não seja relevante. Por exemplo, se você trabalha com o termo “imposto de renda”, uma pesquisa “como fazer o imposto de renda sozinho” não é interessante. Nesse caso, o termo “como fazer” pode ser negativado para que o anúncio não apareça para essa pesquisa.

Monitoramento dos resultados

Mensalmente, o Google Adwords envia um relatório com o desempenho da campanha de links patrocinados. Essa é uma grande oportunidade para melhorar a campanha e otimizá-la visando o seu público-alvo. Avalie, por exemplo, a taxa de impressões, de cliques e de conversões.

Caso o anúncio seja exibido muitas vezes e tenha poucos cliques, significa que é necessário melhorar o próprio anúncio; ou se a taxa de cliques é alta, mas a de conversão é baixa, você deverá otimizar a página de destino. São diversas as oportunidades de otimização da campanha a partir da análise dos resultados. Acompanhe e, quando necessário, faça relatórios avançados para identificar as oportunidades.

Um escritório contábil tem diversas oportunidades de alcançar um número maior de clientes a partir dos anúncios do Google, sendo importante seguir todas as etapas de planejamento, execução e monitoramento.

Matéria: Blog SAGE