Os livros de contabilidade gerencial são necessários para atualização e aprofundamento dos profissionais da área sobre técnicas e tendências do setor. Afinal, ela é um dos ramos contábeis mais importantes e de destaque no mercado.

A contabilidade gerencial consiste no processo de mensuração, identificação, avaliação e comunicação de dados e informações financeiras usada pelos gestores para controle e planejamento de uma organização. O objetivo é assegurar a utilização adequada de seus recursos econômicos, de tempo, de mão-de-obra, entre outros.

É ela que entrega todos os dados vitais para a administração e, dessa forma, para o desenvolvimento, sobrevivência e crescimento de uma empresa. Nesse cenário, o profissional de contabilidade deve possuir múltiplas competências e habilidades. É preciso ser efetivo na interpretação e difusão de informações contábeis para os líderes do negócio. Para ajudar nisso, a seguir listamos sete livros relacionados à contabilidade empresarial que são relevantes para o meio. Confira!

Os melhores livros de contabilidade gerencial

Para que você tenha uma visão mais aprofundada e possa encontrar os conhecimentos que deseja na área de contabilidade gerencial, a seguir você encontrará os melhores livros. Listamos as obras conforme os preceitos da área, o nível de aprofundamento e os distintos segmentos abordados em cada livro. Dessa forma, será possível não só encontrar conteúdos de qualidade, como descobrir as possibilidades de atuação da área de contabilidade gerencial.

1. Contabilidade Gerencial

O livro Contabilidade Gerencial, de Clovis Luis Padoveze, apresenta os principais fundamentos teóricos da Contabilidade Gerencial, sendo voltado tanto para o ensino como para a atuação empresarial. Evidencia o conjunto mínimo de ferramentas para consolidação da Contabilidade Gerencial em uma organização, atendendo todos os usuários. A obra divide-se em gerenciamento contábil setorial, gestão contábil global, gestão contábil específica, orçamentos e projeções e estratégia e operações.

2. Contabilidade Gerencial – Teoria e Prática

O livro Contabilidade Gerencial – Teoria e Prática, de Silvio Aparecido Crepaldi, aborda as bases operacionais da Contabilidade Gerencial e seus fundamentos teóricos. Possui tópicos ilustrados com ferramentas ao final dos capítulos para melhorar a compreensão. Têm questões objetivas, gabarito, exercícios de fixação e casos práticos que também colaboram nesse fim.

O livro mostra de que modo as empresas estão em frequentes mudanças. Cada vez mais são necessárias informações oportunas e controles precisos sobre seus negócios. O objetivo é adequar as suas operações aos novas cenários. O texto destaca a importância do Controle Interno, o qual está ligado com a necessidade de normatização de controles, que possam garantir o fluxo das informações e atividades.

Enfoca também no Sistema de Custeio Baseado em Atividades. Este se originou para diminuir distorções provocadas pela arbitrariedade do rateio dos custos indiretos de produção.

3. Contabilidade de custos

O livro Contabilidade de custos, foi escrito por Eliseu Martins da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) da USP (Universidade de São Paulo). A obra aborda passo-a-passo como a contabilidade de custos pode ser usada como ferramenta de planejamento e monitoramento. Além de tomada de decisão e análise de estoques. Possui  linguagem objetiva, apresentando conceitos e definições dos assuntos de modo claro, o que possibilita ao estudante absorver o conteúdo mais facilmente.

4. Contabilidade Introdutória

O livro Contabilidade Introdutória foi produzido por vários professores da FEA/USP, entre eles Sérgio de Iudícibus e Eliseu Martins, dois renomados profissionais da área de contabilidade. A obra aborda com uma linguagem simples e didática como fazer os lançamentos contábeis básicos até a confecção das principais demonstrações financeiras.

Há também o livro de exercícios com várias questões para cada capítulo (Contabilidade Introdutória: Livro de Exercícios) que pode ser adquirido como complemento. Portanto, depois da leitura dos capítulos, você poderá colocar em prática o conhecimento aprendido através da resolução dos exercícios.

5. Contabilidade Gerencial nas Empresas

Contabilidade Gerencial nas Empresas, de George Anthony Necyk. O objetivo da obra é criar e testar, empiricamente, um constructo de modelo de níveis de ciclo de vida. Esse contempla uma vasta caracterização da Contabilidade Gerencial.

Tal constructo tem como pretensão refletir a influência mútua e a interdependência entre as características do contexto organizacional e ambiental, os quais compõem os níveis do ciclo de vida. Desse modo, englobando também os da Contabilidade Gerencial, tendo como base características da informação, usos e técnicas.

6. Manual completo de contabilidade pública

O livro Manual completo de contabilidade pública, de Deusvaldo Carvalho e Márcio Ceccato, contempla a maioria dos assuntos de contabilidade pública. O livro traz o conceito de contabilidade pública e suas especificidades. A obra aborda também o significado e as características das despesas e receitas públicas. Além disso, dá continuidade a mais temas relacionados à contabilidade do setor público.

Esse livro é ideal para aqueles que querem realizar concurso público voltado para contabilidade. Isso porque traz várias questões de concursos renomados, realizados pelas principais bancas.

7. Contabilidade de Custos – Teoria e Questões resolvidas

O livro Contabilidade de Custos – Teoria e Questões resolvidas, de Ed Luiz Ferrari, aborda a teoria, e traz muitos exercícios (vários resolvidos) da contabilidade de custos. Traz também esquemas sinópticos que ajudam no entendimento.

Ele pode ser usado para concursos da área fiscal, pois é um dos mais completos do mercado nesse tema. Também é útil para quem cursa Contabilidade e quer aprender mais sobre custos. Ou então para quem quer realizar o Exame de Suficiência Contábil.

As mudanças e impactos para os profissionais de contabilidade que esses livros podem causar são amplas, ensinando desde os preceitos básicos até os mais complexos. Ou seja, com os conhecimentos adquiridos nesses livros, você poderá se tornar um profissional de destaque na área. Poderá, até mesmo, se especializar mais em determinados segmentos, como o público, custos, auditoria entre outros.

Todavia, é importante complementar seu ensino com o maior número de obras. O objetivo é elevar seu capital intelectual e poder conquistar postos de trabalho melhores, pois é preciso se destacar da concorrência. O indicado é estudar essas obras com atenção enquanto realiza um bom curso na área para poder melhor absorver os conteúdos repassados.

Via BLB Brasil

Avalie a Matéria

Comente

Comentários

Deixe uma Dúvida