Conheça as vantagens de uma assessoria contábil

Apostar em uma assessoria contábil é a chave para manter a empresa operando de forma saudável financeiramente e em dia com suas obrigações legais e tributárias. Ao investir nesse tipo de serviço, o gestor garante que seu negócio tem o melhor regime de tributação para seu porte, serviço e estrutura, e ainda aumenta a credibilidade da empresa no mercado.

Neste post, você verá como funciona e quais as vantagens de uma assessoria contábil. Confira:

O que faz uma assessoria contábil?
 

 
Não são poucos os empresários e gestores que têm dificuldades quando o assunto é contabilidade da empresa. Com isso, acabam perdendo um tempo enorme tentando desvendar informações relativas a impostos, tributações e afins. Ao contratar uma assessoria contábil, ele recebe um auxílio valioso. Os profissionais contratados analisam e interpretam dados contábeis da empresa, conferindo registros diários e demonstrações expositivas. Com as informações, conseguem sugerir melhorias não só na parte contábil, mas também trabalhista, previdenciária e fiscal.

A assessoria contábil pode ajudar a definir qual é o enquadramento fiscal de determinado negócio, o que é um ponto essencial, já que determina a faixa de imposto que deve ser paga. Isso é essencial para a margem de lucro da empresa. Então, ter um auxílio especializado é fundamental.

Além dos aspectos tributários

A assessoria contábil vai além da análise dos aspectos tributários e auxilia os gestores nas tomadas de decisões relativas ao negócio. A contratação de profissionais, por exemplo, tem um impacto financeiro que vai além dos salários a serem pagos. Seu custo compreende também impostos e o pagamento de benefícios como férias, licença-maternidade e 13º salário.

Esses cálculos precisam ser feitos de forma precisa para não prejudicar a análise do fluxo de caixa da empresa, controlar o capital de giro e decidir a melhor forma de promover o crescimento da empresa.

Vantagens
 

 
São diversas as vantagens de apostar na contratação de uma assessoria contábil para sua empresa. Entre elas estão a certeza de que seu negócio conta com o regime de tributação mais adequado para ele e ainda o fortalecimento da credibilidade da empresa no mercado. Isso acontece porque, com o auxílio contábil, o negócio se mantém atualizado nos planos financeiros e econômicos, o que evita a inadimplência, mantém despesas e receitas em equilíbrio e ajuda a criar um bom relacionamento com fornecedores e clientes.

Dicas

Para aproveitar ao máximo o auxílio oferecido pela assessoria contábil, é importante reunir e organizar todas as informações relevantes para a atuação dos profissionais externos, garantindo fácil acesso a elas. Para que o relacionamento funcione da melhor forma possível, é essencial que você mantenha contato constante com sua assessoria contábil para ficar a par de informações relevantes sobre o seu negócio. A transparência é outro ponto fundamental. Não omita nenhum dado da empresa para garantir que a avaliação dos assessores seja a mais correta possível.

Pode ter certeza que apostar no auxílio de uma assessoria contábil vai impulsionar de forma significativa as finanças da sua empresa.

Matéria: BLOG SAGE – PARCEIRO JORNAL CONTÁBIL