Conheça a contabilidade de nicho, uma nova super tendência nos escritórios contábeis

IMAGEM: INTERNET

Se segmentação de mercado contábil é um assunto que lhe parece familiar. Agora, para o contador ver o quanto o tema é importante, a contabilidade de nicho foi apontada como uma das principais tendências para o setor contábil – mais um motivo para você começar a pensar já em como aplicar esse diferencial no seu escritório!

Roberto Dias Duarte, especialista em empreendedorismo, inovação e gestão que indicou a segmentação de mercado contábil como megatendência, vê a contabilidade de nichocomo atuação “inevitável” dentro do setor. Para ele, escritórios generalistas – ou seja, que ainda não atuam em um segmento específico, o que corresponde a 90% das empresas contábeis brasileiras hoje, segundo o especialista – são mais fáceis de serem “derrubados”. No entanto, ao estabelecer um nicho de atuação, o escritório pode se tornar imbatível para qualquer tipo de concorrente, por mais forte que seja.
 

 
Anderson Hernandes compartilha da mesma opinião no seu blog: “São tantas as possibilidades de atuação para uma empresa contábil que, se não houver segmentação de mercado, dificilmente ela será bem sucedida”.

Vantagens da segmentação de mercado contábil

A ideia de segmentação parte do princípio de que é impossível lançar um produto ou serviço que seja do interesse de todo mundo. Mas é possível dividir os consumidores em grupos de pessoas com características similares para facilitar o desenvolvimento de estratégias competitivas e assertivas por parte das empresas.

Isso resulta ao negócio melhor desempenho e posicionamento no mercado, sem falar na excelência do atendimento, que cresce bastante. Confira abaixo as principais vantagens da segmentação de mercado contábil:

Identificação de novos nichos de mercado

Seu escritório contábil pode descobrir nichos específicos que ainda possuem pouca ou nenhuma oferta de serviço especializado, oportunidades da contabilidade de nicho que você pode explorar e obter resultados extremamente lucrativos com o pioneirismo. O nicho contábil emergente de comércio eletrônico e startups, por exemplo, ainda possui pouca concorrência e pode ser uma ótima oportunidade.

Ações de marketing focadas nas necessidades do segmento

No chamado “velho marketing” as empresas davam tiros para todos os lados e possuíam ações um tanto invasivas e agressivas para se comunicar e chamar a atenção dos clientes. Hoje essa técnica já não é mais tão eficiente e os melhores prestadores de serviço se destacam quando oferecem um atendimento personalizado, e isso só é possível quando você conhece bem o segmento do seu público.
 

 

Maior qualidade nos serviços prestados

Apostar na segmentação de mercado contábil fará com que sua empresa de contabilidade conheça mais a fundo as necessidades e os desejos dos clientes. Além disso, permite estar sempre informada sobre as tendências do setor, o que proporciona oferecer um atendimento mais personalizado e posicionar o contador como um verdadeiro consultor de negócios daMPE.

Como definir o melhor caminho na contabilidade de nicho?

Os segmentos são escolhidos na medida em que a empresa os entende como favoráveis e compatíveis com seu objetivo no mercado. Por isso, na hora de aderir à segmentação de mercado contábil, deve-se sempre levar em conta aspectos como diferenciais que o segmento valoriza, enfoque do atendimento e assuntos que o escritório precisa dominar antes de escolher seu rumo na contabilidade de nicho. Entre os principais tipos de segmentação de mercado contábil estão:

  • Geográfica: atendimento de empresas instaladas em uma área determinada, como bairro, cidade, estado ou região, por exemplo;
  • Porte de empresa: leva em consideração o tamanho da empresa para a segmentação, com base no seu faturamento e/ou número de notas fiscais emitidas por mês;
  • Setor de atuação: aqui, não importa o tamanho da empresa e a região onde está instalada, e sim o seu ramo de atuação para configuração do nicho;
  • Estágio da empresa: atendimento dependendo do estágio da empresa no mercado, como focar em serviços para abertura e início da operação.

Achou tudo muito interessante até aqui, mas não sabe ainda como escolher o melhor caminho para seu escritório na contabilidade de nicho? Existem algumas ferramentas que podem ajudar você a compreender melhor a situação do seu negócio – bem como dos serviços oferecidos por ele – e do mercado onde está inserido. Entre elas estão a Matriz BCG e a Análise Swot:

Matriz BCG Favorece a compreensão da situação dos serviços oferecidos pelo seu escritório contábil no atual mercado de forma ampla, permitindo identificar os que geram mais receita com menor investimento de tempo e dinheiro, por exemplo.
Análise Swot Ajuda a descobrir os pontos fortes e fracos da empresa e as oportunidades e ameaças do mercado no qual está inserida.

Utilizando recursos como esses vai ficar mais fácil obter um raio X das suas operações e, com isso, saber o tipo de segmentação de mercado contábil mais adequado para a sua empresa de contabilidade.

Mas antes de você adotar a contabilidade de nicho, não custa lembrar que, quando se segmenta, acaba-se limitando a entrada de novos clientes. Isso, portanto, deverá ser compensado com ações de captação de empresas de segmento escolhido e oinvestimento em uma solução de integração contábil que ajude a gerenciar todos os clientes de forma escalável.

Ao limitar a entrada de novos clientes a fim de criar a solução ideal para um segmento específico, as MPEs dificilmente irão reclamar do valor de honorários praticado pelo escritório, já que suas necessidades estarão sendo atendidas sob medida. Dessa forma, a empresa contábil pode oferecer serviços de alto valor percebido pelo cliente a valores justos e lucrativos, sem precisar competir por preço.

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