Conheça a importância da auditoria contábil

A auditoria contábil é um processo essencial para companhias de todos os segmentos, pois verifica a precisão dos registros contábeis de uma empresa com o objetivo de evitar fraudes e prevenir irregularidades. Ao fazer da prática parte da rotina da empresa, é possível ter informações concretas, transparentes e mais seguras sobre a situação das finanças, identificando possíveis falhas no sistema financeiro e no controle interno corporativo.


 
Neste post, você saberá tudo o que precisa sobre a auditoria contábil, seus principais objetivos e funcionamento. Confira:

O que faz a auditoria contábil?

A auditoria contábil faz um exame dos registros da empresa, certificando-se da sua exatidão. A análise não fica restrita aos aspectos contábil e financeiro, tendo como foco também processos administrativos, fiscais, técnicos e éticos. Com o relato da auditoria em mãos, o gestor pode analisar os problemas que foram observados, suas consequências e o que pode fazer para corrigi-los.

Podem ser auditados os resultados do exercício, o balanço patrimonial e a demonstração do fluxo de caixa, além de processos internos. A auditoria contábil pode ser feita em qualquer empresa, independentemente de seu porte e área.

Benefícios

Ao apostar na realização periódica de auditorias contábeis, é possível fiscalizar a eficiência dos controles internos do negócio, o que garante que os registros contábeis sejam fiéis à realidade da empresa. Com isso, sócios e acionistas têm informações mais detalhadas e concretas sobre a real situação econômica da empresa. O processo de auditoria dificulta ainda possíveis desvios de bens patrimoniais.
 

Outro ponto importante é que a auditoria contábil pode ajudar a empresa a ajustar seus processos contábeis aos padrões internacionais, o que aumenta a credibilidade junto a stakeholders importantes, como fornecedores e bancos. Ao passar por uma auditoria, a empresa conquista um selo de qualidade que a valoriza aos olhos de potenciais parceiros einvestidores. E, por fim, um dos benefícios mais importantes: uma organização que passa por uma auditoria contábil é sempre considerada mais transparente.

O papel do auditor

O auditor é o profissional responsável por examinar se asatividades contábeis da empresa estão sendo desenvolvidas de acordo com o esperado e estipulado em planejamento prévio. O auditor deve ter formação em Ciências Contábeis e contar com registro no Conselho Regional de Contabilidade para exercer essa função. Ele será responsável por elaborar relatórios, rever procedimentos de controle interno e de negociação em Bolsa de Valores.

Para fazer bem o seu trabalho, o auditor contábil deve estar atualizado em relação às normas nacionais e internacionais — é importante que ele tenha em mente que essas normas mudam o tempo todo, o que afeta diretamente as operações das empresas. O auditor deve ter ainda conhecimento sobre as outras áreas da companhia para que execute as operações contábeis com mais eficiência e qualidade.

Independentemente da área de atuação e do porte do seu negócio, investir na realização de auditorias garante mais transparência e exatidão em relação aos dados da contabilidade. Aposte nesse processo!

Matéria: BLOG SAGE – PARCEIRO JORNAL CONTÁBIL