Contador, como manter seu Escritório a Frente do seu Concorrente

Ficar um degrau a frente dos concorrentes não é uma tarefa fácil, mas é extremamente necessário nos dias de hoje. Mas como chegar nesta condição?

1ª dica: nunca tente alcançar seu concorrente. Se por acaso seu concorrente estiver na sua frente, busque algo diferente, algo que ele ainda não está fazendo e trace um novo caminho. Enquanto você tenta alcançar o concorrente ele já está dando outro passo o que pode dificultar sua busca em ultrapassa-lo. Já se buscar um novo caminho pode fazer com que o concorrente tenha que rever o caminho que vinha traçando. Quando você tenta alcançar o concorrente o mais provável é que apenas se iguale a ele e não consiga ficar um degrau a sua frente.

2ª dica: nunca fique sem alternativas. Se você quer ficar no comando dos seus negócios sempre tenha alternativas para cada decisão tomada. Ao tomar a decisão de determinado caminho a ser seguido, pense na possibilidade deste não ser o melhor caminho e o que fará para mudar este rumo. É como jogar xadrez: o enxadrista já tem várias jogadas à frente simuladas na sua cabeça, ou seja, para cada movimento do seu oponente ele sempre tem uma saída pensada anteriormente. Quem não tem alternativa sempre ficará refém de seu destino.

3ª dica: seja rápido na inovação. Inovar é o novo caminho para manter-se no jogo. Você precisa descobrir um diferencial, algo que só você tem e que dificilmente pode ser copiado. Como disse é algo que dificilmente pode ser copiado porem hoje em dia nada é impossível de copiar. O tempo que seu concorrente levará para copia-lo será o tempo que terá para pensar em um novo diferencial que inove seu negócio. O senso de urgência é importante para manter-se na frente da concorrência, portanto terá que ser um estrategista que joga xadrez mas com a agilidade de um jogador de vídeo game. Nunca se acomode, a inovação de hoje pode ser o fracasso de amanhã.

4ª dica: entre no mundo da Coopetição. Se não pode vencer o concorrente una-se a ele. Você pode viver o mundo da Coopetição, ou seja, a mistura da cooperação e da competição. Em alguns momentos você coopera com o concorrente e em outros momentos volta a competir. Não é o fim da competição, mas deixa de ser o isolamento do mercado. Interaja com seus concorrentes.

Espero que possa aplicar estas dicas em seu dia-a-dia. Se já utiliza estas dicas deixe seu comentário e contribua com o crescimento de outros empreendedores. Talvez aqui seja um bom espaço para cooperar.

Deixe uma resposta