Siga este prático roteiro a seguir:

1. Lista de compras

Comece os preparativos pela dispensa. Antes de sair de casa, confira os produtos que você já tem no armário (mas preste atenção para não precisar recorrer à vizinha). Escolha um supermercado completo, onde possa encontrar bons vinhos e flores para a decoração da mesa.

2. Escolha os vinhos

Não há a necessidade de sempre pensar em uma grande variedade de bebidas. Um bom vinho, sozinho, cumpre bem a missão de acompanhar a refeição.

3. arrume a mesa

Em vez de toalhas grandes, use passadeiras de linho, que são simples e chiques. Esqueça os lugares marcados: faça uma pilha de pratos e disponha as taças e os talheres displicentemente pela mesa. O charme da decoração são as cores e estampas das peças escolhidas.

4. Prepare as entradas

Compre um pão recheado de azeitonas. Para acompanhar, a sugestão é queijo cottage com tomilho fresco e geleia de tomate. Antes do prato principal, sirva uma salada com alface, tomate e os legumes que tiver em casa.

5. Faça o prato principal

É a parte mais trabalhosa. Deve levar em torno de uma hora e meia, mas o esforço vale a pena. Para ganhar tempo, separe os ingredientes antes de começar a cozinhar, prepare o arroz enquanto assa o salmão, vá tomar um banho enquanto o risoto resfria e assim por diante.

6. Vá se arrumar! Agora? Sim.

Você nem começou a preparar a sobremesa, mas já é hora de ficar pronta – o que inclui banho, roupa, cabelo e maquiagem. Afinal, vai que os preparativos atrasem um pouco ou uma amiga chegue mais cedo? Ninguém merece sair correndo para se arrumar quando a campainha tocar. Vale seguir o exemplo de Laura Wie e optar por um vestido – a peça única dispensa a preocupação com combinações. Antes de continuar a tarefa na cozinha, porém, lembre-se de colocar o avental.

7. Hora da sobremesa

Sejamos francos: comprar a sobremesa não é nenhum pecado. Se preferir, inclua na lista de compras um cheesecake ou bolo e pronto: pode pular esta etapa.

8. Acerte os últimos detalhes

Certifique-se de que a sala e o banheiro estejam em ordem. Enfeite a mesa com vasos de flores baixas e coloridas, que alegram o ambiente sem exagero. Deixe à mão os pratos e talheres de sobremesa e as xícaras de café. Para completar, abaixe as luzes e coloque seu iPod para tocar.

9. Sirva a comida em travessas

Convidados em casa, aperitivos degustados, hora de servir o jantar. Nem pense em montar pratos individuais. Coloque o salmão em uma travessa, os bolinhos de risoto em outra e as ervilhas em um bonito bowl. Espalhe tudo pelo centro da mesa. Para completar o clima de informalidade, deixe as garrafas de vinho por lá também. Nada mais casual e descontraído do que cada um se servir à vontade.

10. Relaxe e curta sua festa!

Precisa explicar? Os nove passos anteriores não terão valido de nada se você não curtir ótimos momentos ao lado de seus melhores amigos. Depois do jantar, devore a sobremesa sem culpa, tome um bom café, jogue conversa fora, dê risadas… E deixe para lavar a louça só no dia seguinte. Laura Wie  Via Mmulher

Deixe sua dica!

Deixe uma resposta