Dicas de Marketing Contábil: Saiba mais sobre marketing de conteúdo

Concept of businessman choosing the right door

Quando você precisa buscar informações sobre um determinado assunto, como por exemplo como “ferramentas indispensáveis para o escritório contábil”, seu primeiro passo, basicamente, será acessar a internet e, por meio de um buscador como o Google, digitar o que você quer encontrar. Pronto! Num instante uma lista de links, que podem responder suas dúvidas será apresentada e, muito provavelmente, você encontrá em algum deles a resposta que procura.

Como essas entidades (pessoas jurídicas ou físicas) que apareceram nessa lista conseguem isso? A resposta é inbound marketing. E o melhor: seu escritório contábil também pode (e deve!) fazer uso dele. As estratégias de inbound marketing são baseadas na promoção de ações que atraem os potenciais clientes até sua empresa. E as ações estratégicas do inbound marketing contábil precisam de um combustível em comum: conteúdo!


 
É aí que entra o marketing de conteúdo. Com base nele seu escritório contábil produzirá conteúdos de qualidade para impulsionar o as ações de inbound marketing, aumentando a presença digital e consequentemente os resultados de sua empresa. Para começar, é preciso disponibilizar um blog (dentro do seu site contábil) que vai armazenar informações de qualidade e conteúdos relevantes para engajar seu público. É esse conteúdo que vai definir como o negócio será encontrado ou descoberto por seus potencias clientes. Se um microempreendedor fizer uma busca na internet, por “escritório contábil estratégico”, a sua empresa contábil aparecerá na lista de resultados?

Confira como o marketing de conteúdo oferece os mecanismos certos para sua empresa ser encontrada pelo público que você deseja:

1) Como usar o marketing de conteúdo na minha estratégia de inbound marketing contábil?

Primeiro você precisa saber o que escrever

Definir a persona e conhecer a jornada de compras, como você já leu aqui, são os primeiros passos para começar a fazer o marketing contábil digital do seu escritório. E eles serão diferenciais também para a qualidade do seu marketing de conteúdo.

Com essas informações bem estruturadas, você conseguirá direcionar seu planejamento e selecionar os temas mais impactantes para conquistar sua audiência. Além de personalizar a profundidade e forma de abordagem do conteúdo.

As empresas têm estado às voltas com mais uma obrigação do Fisco, a entrega do SPED ECF (Escrituração Contábil Fiscal), certo? Essa é uma excelente oportunidade para o contador atuar com um consultor de negócios, e também é um bom momento para publicar conteúdos com informações e orientações relevantes de como as empresas devem, se preparar para atender a obrigação. Além é claro, de contar com sua empresa contábil para ajudá-las nesse processo.

Depois, entenda como produzir conteúdo envolvente

Um requisito muito importante para seu escritório contábil fornecer conteúdo bem assertivo, é escolher o formato certo para passar as informações. O mais tradicional é o formato de post, que são aqueles conteúdos mais curtos e mais delimitados, que ficam disponíveis no blog do seu escritório. Pode optar também por um e-book, um livro em formato digital, composto de conteúdo mais detalhado sobre o tema abordado. Esse formato lembra uma revista com textos, imagens e gráficos que enriquecem as informações. Confira um exemplo aqui.

Existem ainda os whitepapers, conteúdos mais condensados, utilizados para apresentar resultados e outros elementos quantificáveis sobre um assunto. Os whitepapers são ótimas opções para apresentar um case de sucesso de um de seus clientes, por exemplo. Ainda nessa linha mais visual, você tem a opção dos infográficos, como esse, que são caracterizados por ilustrações explicativas sobre um tema ou assunto, que buscam transmitir a mensagem por meio de uma representação visual, apoiada por breves textos informativos.

O eSocial, por exemplo, é um tema que está muito em alta, e que certamente deriva muitas pesquisas por parte dos empresários, preocupados em se preparar para atender as exigências e prazos estipulados. Por estar em evidência, esse é um assunto também abordado por muitos na internet. Que tal se seu escritório contábil utilizar um infográfico para demonstrar de forma bastante prática e dinâmica as etapas para as empresas se preparem para o atendimento ao eSocial? Diferente e atrativo, certo?

Ah, é muito importante também estar atento aos títulos dos seus conteúdos. Utilizar as palavras-chave – aquelas que certamente representam a necessidade de seu público-alvo, que despertam interesse da sua persona – nos títulos será um diferencial no posicionamento do seu escritório contábil nos resultados das buscas. Os títulos precisam ser atraentes também, chamar a atenção do leitor, e o conteúdo apresentado no texto, precisa entregar o que seu título diz. Assim você garante credibilidade junto aos seus leitores.

Além de envolvente, seu conteúdo deve ser relevante

Com estratégias de SEO –  Search Engine Optimization, é possível transformar o posicionamento de seu site e de seu conteúdo nos buscadores, como o Google. Lembra da persona, da qual falamos alguns parágrafos atrás? Ao conhecê-la, você sabe também quais os termos mais utilizados no seu dia a dia, e por meio dos quais ela fará suas pesquisas. Esses termos ou palavras-chave, quando utilizados da forma certa na produção de seu conteúdo, farão toda a diferença no marketing contábil digital do seu escritório.
 

Veja o exemplo de um gerente financeiro ou mesmo o dono de uma MPE. Ele vai ao Google, e procura por “como atender a ECF no prazo”. Sua empresa contábil oferece orientações e serviços para essa obrigação fiscal, e tem sem seu blog conteúdos que abordam o assunto e utilizam, na medida certa, os termos “ECF” ou “ECF no prazo”. Então, certamente você aparecerá na lista oferecida como resultado a pesquisa desse profissional.

2) Quais objetivos meu escritório contábil pode alcançar com o marketing de conteúdo?

Com um bom planejamento de marketing de conteúdo, seu escritório contábil conseguirá manter seus clientes informados (com uma linguagem clara e de fácil entendimento) sobre novidades na legislação ou simplesmente fornecer dicas para facilitar a rotina contábil e financeira. Com marketing de conteúdo, você cultiva um relacionamento próximo com sua carteira, repassa conhecimento e conquista novos clientes.

É isso mesmo! Sua estratégia de inbound marketing contábil poderá usar seu conteúdo relevante para diferentes objetivos, tais como:

Geração de leads

Um lead é uma pessoa que demonstra interesse nos serviços oferecidos pelo escritório quando, por exemplo, ela se cadastra no seu site para continuar recebendo informações que você publica. É possível promover um material que ajude, por exemplo, as MPEs a fazerem seu orçamento anual, e para que elas tenham acesso, devem preencher um pequeno formulário. Aí está o contato. O marketing de conteúdo pode continuar a estreitar a comunicação entre esse lead e sua empresa, oferecendo conteúdos cada vez mais relevantes e atrativos para essa pessoa e a empresa que ela representa.

Fortalecimento da sua marca

Philip Kotler define assim o valor de uma marca: “deve se diferenciar dos seus concorrentes tanto pela logomarca, qualidade do serviço, qualificação técnica dos profissionais e acima de tudo, pela construção e consolidação de sua identidade.” E a aplicação do marketing de conteúdo contribui nesse processo quando potencializa a construção e consolidação da imagem de seu escritório contábil, ao demonstrar o conhecimento, preocupação e o compartilhamento de informações relevantes por meio do conteúdo difundido em seu blog.

Relacionamento e retenção de clientes

Como fazer marketing contábil para se relacionar com seus cliente e estar sempre presente? Com campanhas voltadas a fidelização, por meio de conteúdos que ajudam seu cliente e avisam, por exemplo, sobre eventuais mudanças de legislação que estão por vir. Outras abordagens interessantes estão ligadas a ratificar seu conhecimento e autoridade no segmento, para que o cliente continue percebendo valor na relação estabelecida entre ele e seu escritório contábil. Compartilhar cases de sucesso de clientes, mostrando os ganhos obtidos por meio dos seus serviços é uma boa opção aqui. E lembre-se sempre de demonstrar o papel estratégico do contador para o crescimento das MPEs.

Entender como fazer marketing contábil digital precisa fazer parte da agenda do contador do futuro. Com essa estratégia, ficará mais fácil gerenciar sua carteira, conquistar novos clientes, dar visibilidade para sua empresa contábil e ser visto para ser “clicado”.

Fonte: ContaAzul – Parceiro Jornal Contábil