Diferenciais competitivos são essenciais para o contador iniciante

É um desafio mais que previsível iniciar qualquer carreira. No caso dos contadores, a dificuldade é representada pela tradição dos escritórios de contabilidade, já que profissionais e proprietários dos escritórios contábeis procuram sempre estar próximos de seus clientes.

Se você é um contador iniciante, deve ter percebido que enfrentar uma concorrência madura e estabelecida será desafiador, mas jamais impossível, principalmente para aqueles contadores que se preparam para o futuro. A grande sacada para entrar de vez no jogo é desenvolver diferenciais competitivos e ganhar destaque, ao invés de perder tempo brigando somente por preço.

Pense neste caso. O escritório de contabilidade do Sr. João tem mais de 20 anos de atuação em uma pequena cidade do interior de Minas Gerais. Marcelo se formou faz pouco tempo e junto com Adriana, sua colega de faculdade, pensa em abrir uma empresa contábil para atender clientes de toda a região.

Sabendo que o Sr. João é uma referência, Marcelo resolveu descobrir o motivo da fama. Sem surpresa, a maior parte das respostas que ouviu davam conta de que ele era conhecido e tinha tradição e uma “marca” respeitável. Quando confrontado por esta situação, você automaticamente deve se perguntar, “Como vou competir com isso?”. A minha resposta, vem na forma de outra pergunta: Já pensou em se especializar?

Você deve ter algum segmento de mercado que lhe faça brilhar os olhos. Investir nesta área e se aprofundar em regras fiscais e tributárias pode ser uma excelente tática para seu escritório novato. Clínicas médicas, empresas de e-commerce, instituições de ensino ou pequenas indústrias são algumas possibilidades para a sua segmentação de mercado. Quanto mais você falar a língua do cliente e mostrar que entende dos desafios dele, maiores são as chances dele escolher você para ajudar a superá-los e assim maiores são chances de sucesso.

Além disso, com a segmentação é possível direcionar os esforços de marketing. Você pode criar um site para publicar informações e artigos com sua análise sobre assuntos relevantes do segmento e ainda participar de grupos de discussão nas redes sociais, se posicionando como referência no assunto.

Outro ponto que os novatos podem estudar é o departamento financeiro das pequenas empresas. Muitas vezes esse setor é bem desorganizado. Com tantas atribuições o empreendedor segue tocando a vida financeira da empresa do jeito que dá e isso prejudicar muito o resultado final. Se o contador iniciante, que já conhece bem como é a rotina da área, a melhor maneira de oferecer o serviço e assim ambos ganham. O empresário “se livra” da tarefa contábil que não é seu negócio principal e o contador gastará muito menos tempo para fazer a contabilidade, pois tudo estará mais organizado no futuro.

Claro que nenhum cliente vai abrir mão de acompanhar a rotina do financeiro. Por isso, opte por softwares on-line que permitam um acompanhamento em tempo real da situação e, consequentemente, de seu trabalho. Outra opção interessante é oferecer treinamento aos funcionários administrativos do cliente, para que eles tenham bom desempenho e você receba as informações mais organizadas. Tudo isso economiza tempo e otimiza o trabalho.

Abuse da tecnologia tanto quanto for possível. Pense que seu cliente já usa tecnologia para diversas atividades do seu dia a dia e está cada vez menos amigo da burocracia. Nesse ponto, um software de gestão aliado a uma solução de integração contábil vão alavancar consideravelmente a produtividade do escritório e fazer brilhar seus diferenciais competitivos aos olhos dos clientes.

Estruture-se para oferecer um contador/">atendimento sem igual por meio de uma rede de parceiros que você confia será um grande destaque para seu negócio. Imagine que um cliente esteja sendo processado por um ex-funcionário por questões trabalhistas. Você pode apoiá-lo indicando um advogado e trabalhando em conjunto com ele para levantar informações rapidamente, ajudando em sua defesa de maneira efetiva.

Outro cenário no qual sua orientação é decisiva é na escolha de um contador/">parceiro de tecnologia especializado na pequena empresa. O contador iniciante que tem o perfil do contador do futuro precisa desenvolver diferenciais competitivos na contabilidade para se diferenciar da concorrência e também criar sua própria marca. O objetivo final destas ações deve ser sempre a capacidade de ter mais tempo para estar mais próximo do cliente e aumentar as chances de sucesso da pequena empresa.

Com esse foco, logo seu escritório contábil será uma grande referência, assim como os concorrentes mais tradicionais. Boa sorte e bons negócios!

Matéria inspirada em: contador-iniciante-diferenciais-competitivos/">http://contaazul.com/contabilidade/blog/contador-iniciante-diferenciais-competitivos/

Postagem:
retrato de Marcelo dos Santos, colunista ContaAzul

Formado em Ciência Contábeis, Marcelo dos Santos tem MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa e MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Ganhou diversos prêmios como o Marketing Company on Technology Marketing e Grandes Sacadas de Marketing. Atualmente, é Sócio do ContaAzul & Head do ContaAzul para Contadores.

Comente

Comentários