Diferenciais competitivos são essenciais para o contador iniciante

É um desafio mais que previsível iniciar qualquer carreira. No caso dos contadores, a dificuldade é representada pela tradição dos escritórios de contabilidade, já que profissionais e proprietários dos escritórios contábeis procuram sempre estar próximos de seus clientes.

Se você é um contador iniciante, deve ter percebido que enfrentar uma concorrência madura e estabelecida será desafiador, mas jamais impossível, principalmente para aqueles contadores que se preparam para o futuro. A grande sacada para entrar de vez no jogo é desenvolver diferenciais competitivos e ganhar destaque, ao invés de perder tempo brigando somente por preço.

Pense neste caso. O escritório de contabilidade do Sr. João tem mais de 20 anos de atuação em uma pequena cidade do interior de Minas Gerais. Marcelo se formou faz pouco tempo e junto com Adriana, sua colega de faculdade, pensa em abrir uma empresa contábil para atender clientes de toda a região.

Sabendo que o Sr. João é uma referência, Marcelo resolveu descobrir o motivo da fama. Sem surpresa, a maior parte das respostas que ouviu davam conta de que ele era conhecido e tinha tradição e uma “marca” respeitável. Quando confrontado por esta situação, você automaticamente deve se perguntar, “Como vou competir com isso?”. A minha resposta, vem na forma de outra pergunta: Já pensou em se especializar?

Você deve ter algum segmento de mercado que lhe faça brilhar os olhos. Investir nesta área e se aprofundar em regras fiscais e tributárias pode ser uma excelente tática para seu escritório novato. Clínicas médicas, empresas de e-commerce, instituições de ensino ou pequenas indústrias são algumas possibilidades para a sua segmentação de mercado. Quanto mais você falar a língua do cliente e mostrar que entende dos desafios dele, maiores são as chances dele escolher você para ajudar a superá-los e assim maiores são chances de sucesso.

Além disso, com a segmentação é possível direcionar os esforços de marketing. Você pode criar um site para publicar informações e artigos com sua análise sobre assuntos relevantes do segmento e ainda participar de grupos de discussão nas redes sociais, se posicionando como referência no assunto.

Outro ponto que os novatos podem estudar é o departamento financeiro das pequenas empresas. Muitas vezes esse setor é bem desorganizado. Com tantas atribuições o empreendedor segue tocando a vida financeira da empresa do jeito que dá e isso prejudicar muito o resultado final. Se o contador iniciante, que já conhece bem como é a rotina da área, a melhor maneira de oferecer o serviço e assim ambos ganham. O empresário “se livra” da tarefa contábil que não é seu negócio principal e o contador gastará muito menos tempo para fazer a contabilidade, pois tudo estará mais organizado no futuro.

Claro que nenhum cliente vai abrir mão de acompanhar a rotina do financeiro. Por isso, opte por softwares on-line que permitam um acompanhamento em tempo real da situação e, consequentemente, de seu trabalho. Outra opção interessante é oferecer treinamento aos funcionários administrativos do cliente, para que eles tenham bom desempenho e você receba as informações mais organizadas. Tudo isso economiza tempo e otimiza o trabalho.

Abuse da tecnologia tanto quanto for possível. Pense que seu cliente já usa tecnologia para diversas atividades do seu dia a dia e está cada vez menos amigo da burocracia. Nesse ponto, um software de gestão aliado a uma solução de integração contábil vão alavancar consideravelmente a produtividade do escritório e fazer brilhar seus diferenciais competitivos aos olhos dos clientes.

Estruture-se para oferecer um atendimento sem igual por meio de uma rede de parceiros que você confia será um grande destaque para seu negócio. Imagine que um cliente esteja sendo processado por um ex-funcionário por questões trabalhistas. Você pode apoiá-lo indicando um advogado e trabalhando em conjunto com ele para levantar informações rapidamente, ajudando em sua defesa de maneira efetiva.

Outro cenário no qual sua orientação é decisiva é na escolha de um parceiro de tecnologia especializado na pequena empresa. O contador iniciante que tem o perfil do contador do futuro precisa desenvolver diferenciais competitivos na contabilidade para se diferenciar da concorrência e também criar sua própria marca. O objetivo final destas ações deve ser sempre a capacidade de ter mais tempo para estar mais próximo do cliente e aumentar as chances de sucesso da pequena empresa.

Com esse foco, logo seu escritório contábil será uma grande referência, assim como os concorrentes mais tradicionais. Boa sorte e bons negócios!

Matéria inspirada em: http://contaazul.com/contabilidade/blog/contador-iniciante-diferenciais-competitivos/

Postagem:
retrato de Marcelo dos Santos, colunista ContaAzul

Formado em Ciência Contábeis, Marcelo dos Santos tem MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa e MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Ganhou diversos prêmios como o Marketing Company on Technology Marketing e Grandes Sacadas de Marketing. Atualmente, é Sócio do ContaAzul & Head do ContaAzul para Contadores.