Entenda porque a contabilidade é obrigatória para as empresas

Desde que a crise financeira atingiu boa parte do globo, a contabilidade se tornou ainda mais imprescindível para sobreviver no mundo dos negócios. Afinal, a maioria dos empresários almeja proteger seus bens e garantir sua independência financeira.

Com o aumento das demandas trabalhistas e dissidências societárias, sem as devidas orientações propostas pela contabilidade, o risco de muitas organizações fecharem as portas aumenta exponencialmente.

Você vai conhecer, neste post, algumas razões que justificam a autoridade dos processos contábeis para a saúde financeira da sua empresa. Acompanhe!

1. Legaliza suas obrigações

Foi em 2003 que o novo Código Civil brasileiro instituiu a contabilidade como uma obrigatoriedade para todas as corporações, independentemente do porte. Padronizou-se, dessa forma, a necessidade de seguir um sistema contábil que atenda às Normas Brasileiras de Contabilidade, conforme abaixo:

Balanço patrimonial (artigo 1.179)

Visa detalhar a posição monetária e econômica dos patrimônios ativos e passivos em determinado período.

Livro diário (artigos 1.180 e 1.181)

Esse documento deve ser autenticado no órgão de registro competente, constando todas as operações financeiras ao longo do ano, e ainda relacioná-las com o balanço.

Escrituração contábil regular (artigo 1.075)

Emissão de ata que deve ser averbada e arquivada na Junta Comercial, contendo a prestação de contas, resultado e balanço e demais demonstrações contábeis do negócio.

Apesar da clareza, é constante a falta de atenção, por parte do empreendimento, no cumprimento dessas atribuições. Por isso, a contabilidade é imprescindível para legalizar tais exigências, impactando diretamente na memória e identidade da organização, implantando um planejamento eficaz e auxiliando no processo de tomada de decisões.

2. Registra dados contábeis

Além de cumprir as reivindicações do novo Código, a contabilidade também é importante porque revela dados formais e científicos acerca do desenvolvimento financeiro de qualquer firma.

Isso porque, quando bem elaborada, a escrituração contábil é decisiva para as companhias, uma vez que ela atua como instrumento de defesa crucial e registra o controle e a preservação dos patrimônios.

Por meio desses registros valiosos é possível ainda:

  • Planejar-se para investir adequadamente: apontando os melhores financiamentos em médio ou longo prazo para formalizar potenciais investimentos.
  • Minimizar despesas: reconhecendo a necessidade de apertar os cintos, já que ela identifica dispêndios desnecessários e onde deve ocorrer a redução de custos.

3. Promove uma gestão contábil eficaz

Como você pode perceber, organizar as contas é um aspecto indispensável para uma empresa bem-sucedida. Essa gestão permite que você, empreendedor, possa ter em mãos o controle exato de todas as suas finanças corporativas.

Outro ponto importante é o planejamento tributário: apresentando balanços exatos que atuarão como base para analisar a melhor forma de tributação, seja o lucro real, presumido ou simples. Esses dados contribuem para a verificação contínua das melhores opções conforme seus objetivos no período.

Dessa forma, fica evidenciado o fato de que a contabilidade é uma ferramenta que deve ser acompanhada de perto a fim de alcançar uma administração contábil impecável, resultando na preservação do seu patrimônio e negócio.

4. Evita riscos

Outra característica relevante é que a contabilidade também ajuda a minimizar vulnerabilidades como, por exemplo:

Perícias contábeis

Se seu empreendimento não conta com a intermediação de um escritório contábil, certamente encontrará dificuldades para comprovar, formalmente, o cumprimento das obrigações trabalhistas.

Dissidências societárias

Esse é outro caso no qual as divergências que normalmente ocorrem entre sócios podem ser objetos de perícia para apuração dos direitos de cada um. Novamente, a ausência de um contador pode levar os responsáveis a responder judicialmente por quaisquer omissões.

Portanto, a contabilidade é obrigatória para facilitar a administração do seu negócio, levantar dados, registrar todos os documentos exigidos em lei e impedir riscos comuns que podem comprometê-lo seriamente, colocando tudo a perder.

Fortes Contabilidade

Deixe uma resposta