O cadastro do contribuinte realizado de forma incorreta ou incompleta tem causado dores de cabeça. Por isso, 13,75% dos CPFs brasileiros estão suspensos.

85,12% dos documentos estão regulares. Em contrapartida 1,07% estão cancelados e 0,06% estão pendentes de regularização, ou seja, não fizeram a declaração obrigatória.

O total de CPFs cadastrados na Receita Federal é de 212.953.318, que também considera pessoas físicas falecidas. A pesquisa é da Unitfour.

CONSULTE A SITUAÇÃO DO SEU CPF  CLICANDO AQUI

CPF suspenso: o que fazer para reverter situação

CPF suspenso, o que fazer? Procure a Receita Federal

Hoje em dia, no caso de ter seu CPF suspenso, o que fazer de melhor e de forma mais rápida éprocurar a Receita Federal, mas pode ser via internet.

Assim, você vai saber se realmente teve seu CPF suspenso e o que fazer nessa situação. Ao fazer a sua consulta, há cinco opções de status de um CPF: regular, pendente de regularização, suspenso, cancelado e nulo. É preciso conferir, pois nem sempre um estabelecimento comercial poderá passar a informação correta.

No caso ter ter o CPF suspenso, o que fazer é atualizar o seu cadastro junto à Receita Federal, pois a suspensão ocorre quando há dados incorretos, como o número errado do Título de Eleitor na base desse órgão público.

Se o documento estiver realmente suspenso, o melhor é procurar uma unidade da Receita Federal e regularizar a sua situação, levando os documentos necessários. Leve sempre os originais, para agilizar a retificação dos dados.

E se não for caso de CPF suspenso, o que fazer para alterar status?

Independentemente do status que seu documento estiver, seja com CPF pendente de regularização, seja com CPF suspenso, você deve sempre procurar a Receita Federal.

Já o CPF pendente de regularização, por exemplo, geralmente ocorre por falta de entrega da alguma declaração de Imposto de Renda a que o cidadão estava obrigado, ou ainda de Declaração de Isento, que era obrigatória até 2007. No site da Receita Federal há uma série de esclarecimentos sobre o CPF, e o que fazer em cada caso.

Pessoas com o CPF suspenso têm uma série de inconvenientes. Elas não podem abrir conta corrente ou poupança, não podem tomar empréstimos, participar de concursos públicos, fazer passaporte, receber aposentadoria, assinar financiamento habitacional oficial ou receber eventual prêmio de loteria.

Deixe uma resposta