Analista Fiscal – Formação Completa com ECF

XML é o formato padrão de notas fiscais eletrônicas, mais conhecidas como NF-e, o arquivo surgiu em meados da década de 90 para apresentar uma forma prática de troca de informações pela internet unindo a flexibilidade do SGML com a simplicidade do HTML. O princípio do XML é que ele pode ser lido por diversos tipo de software assim como se integra com inúmeras linguagens de programação, o que facilita sua leitura e escrita.

Diferente de outros tipo de arquivo como o PDF, que é um formato fechado para documentos, o XML só oferece suporte para texto puro com possibilidade de separação de conteúdo por formatação, simplicidade e legibilidade para humanos e computadores, interligação com bancos de dados e inserção de tags.

Para que sejam lidos de forma apropriada os arquivos XML necessitam de leitores específicos, no caso das notas fiscais eletrônicas o arquivo pode ser aberto pelo leitor disponibilizado pela Receita Federal que está disponível para Windows e Linux.

Opções de leitor de XML

Na internet também existem alguns outros leitores online que dispensam a instalação e facilitam a vida de quem precisa visualizar o conteúdo destes arquivos, veja abaixo algumas opções:

Leitor XML: Permite ler e visualizar arquivos XML enviados para o site sem grandes opções.

FreeNFE: Permite visualizar e converter o arquivo XML para PDF

XML Viewer: Além de permitir a visualização é possível formartar e converter arquivos com facilidade.

Opções de conversores de XML

Para converter arquivos XML para outros formatos mais amigáveis para dispositivos móveis como o PDF também é possível encontrar soluções online bem práticas como os sites abaixo, neles o usuário só precisa enviar o arquivo e aguardar a conversão para depois baixar o arquivo XML convertido para o formato desejado.

XML Grid: Permite converter arquivos XML no formato CSV de forma bem simples.

Cool Utils: Permite converter arquivos XML para diversos tipos de formato como PDF, TIFF, JPG, HTML entre outros. Via Techtudo

 

Deixe uma resposta