O que fazer quando se gosta da empresa mas não gosta do cargo?

Concept of businessman choosing the right door

 
O que levaria uma pessoa a pedir demissão se ela está em uma empresa que ama? José Roberto Marques, master coach e presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), afirma que o fato de amar a empresa e os colegas, muitas vezes, pode não ser suficiente para continuar no trabalho. Percebendo isso, surgem as angústias e as dúvidas do que fazer.
 

 
“Você começa a sentir o peso da sua insatisfação em relação ao que tem feito, e isso pode ser o que faltava para você ficar infeliz e contrariado com o modo como tem levado a vida profissional”, diz.

Segundo ele, com o tempo, o profissional percebe que passa boa parte do tempo estressado com aquilo que precisa resolver, e “esquece” de se sentir realizado, feliz e de buscar formas de solucionar os desafios diários.

“Muitas vezes, isso acontece porque as pessoas escolhem ou são levadas para áreas que exigem competências pelas quais não estão preparadas. Esse seria o momento ideal para analisar se esse é o departamento que você verdadeiramente deveria estar”, alerta.

Segundo ele, algumas pessoas possuem dificuldade em se desligar do emprego, outras não. Quando algo as incomoda, procurar outro ambiente, outra equipe e novas experiências pode ser a saída.

Veja dicas do especialista:
 

 
– Converse com pessoas de outros departamentos. Como primeiro passo, veja se alguma função te agrada, se as tarefas executadas são mais interessantes do que as que você tem feito. Caso seja necessário, faça uma lista do que mais lhe agrada, veja onde suas habilidades se encaixam e parta para o segundo passo.

– Converse com o seu líder ou gestor. Explique que você gostaria de somar seus conhecimentos à empresa, mostre que suas funções já não te agradam e que você seria capaz de ser mais eficiente em outra área dentro da empresa.

– Fique atento às vagas que estão abertas dentro da organização. Demonstre interesse, esteja aberto a discussões e negociações. Às vezes, a melhor solução para uma pessoa que ama a empresa e ainda assim está infeliz pode ser a mudança de cargo e/ou departamento.

– Outra saída para a desilusão com o cargo atual seria buscar oportunidades de ajudar outras pessoas com suas tarefas.

– Algumas vezes, mudar de cargo dentro de uma empresa pode ser algo mais radical, tente entender se o que você precisa no momento não é apenas um pouco mais de interação, se não é apenas se sentir mais envolvido com os processos da empresa e trazer resultados de fato.

– E se ainda assim nenhuma das dicas acima for o suficiente para auxiliá-lo nesse processo, não tenha receio de perguntar por que você ainda não teve uma promoção dentro da empresa.

– Lute pelo que você deseja, seja franco e exponha seus pensamentos. Mostre o quanto você batalha pela empresa e como você é leal a ela, mostre verdadeiramente o quanto você está ligado aos resultados, e o quanto você pode entregar caso seja promovido. Mas seria interessante que você soubesse lidar muito bem com o seu líder ou gestor, caso contrário, o resultado não seria o desejado.

Fonte: G1