Você analisou os benefícios e vantagens de abrir uma empresa no SIMPLES e agora está preparado(a) para começar o processo de abertura da sua empresa. Para te ajudar a esclarecer algumas dúvidas, falamos aqui quais são os documentos necessários para abrir sua empresa.

Você vai precisar reunir os seguintes documentos

a) Pessoais do empresário ou sócios

1. RG e CPF (Carteira de motorista é documento válido e contém os dois);

2. Título de eleitor;

3. Último recibo de entrega do IR;

4. Comprovante de endereço;

5. Se casado(a), certidão de casamento.

b) Da futura empresa

1. Comprovante de endereço
Se você ainda não sabe onde sua empresa vai residir, saiba que para empresas de serviços, geralmente, as prefeituras aceitam que sejam registradas no endereço residencial do empresário, em especial, quando você não tiver colaboradores e/ou não atender pessoas neste endereço. Se houver necessidade de colaboradores, você poderá ter apenas 01 (um) se a empresa for constituída em condomínio residencial.

Caso o seu endereço residencial seja num condomínio fechado, é importante também consultar as regras com o seu síndico ou fazer a leitura do estatuto para certificar-se da possibilidade da abertura da empresa. Neste caso a prefeitura poderá solicitar um documento que comprove a ciência dos condôminos que sua empresa será constituída naquele local apenas para domicílio fiscal (receber correspondências por exemplo) sem recepcionar clientes.

2. Número do carnê de IPTU (localizado no carnê do IPTU do imóvel)

Estas informações serão usadas pelo seu contador para a elaboração de contratos, requerimentos e protocolos online na Junta Comercial, Receita Federal e Prefeitura. Também serão usadas para conferir informações que devem constar nos documentos do processo. Erros no preenchimento de informações são a maior causa de problemas nos processos de registro de empresas.

 

Via ContadorX

Comente

Comentários

Deixe uma resposta