Quem tem direito ao PIS/Pasep?

Saiba que pessoas tem direito ao PIS/Pasep

Esta querendo saber se tem direito ao PIS esse ano? A primeira coisa que precisamos lembrar quando falamos de PIS e do PASEP é que eles não são a mesma coisa, em geral temos a impressão de que eles se tratam do mesmo benefício, quando na realidade eles são distintos.

PIS (Programa de Integração Social) foi feito para os trabalhadores do setor privado pela Lei Complementar n° 7/1970 e é os pagamentos são de responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

Já o beneficio PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público)  é destinado aos servidores públicos. No PASEP o banco responsável pelos pagamentos é o Banco do Brasil.

Quem tem direito ao PIS 2017

Para um trabalhador brasileiro ter direito a receber o PIS ele precisa estar de acordo com algumas regras:

  1. Ter a carteira assinada por pelo menos cinco anos;
  2. Receber um sálario igual ou menor a de dois salários mínimos;
  3. Ter trabalhado com a carteira assinada obrigatoriamente no mínimo 30 dias (consecutivos ou não) no ano base que está sendo pago;
  4. Possuir os seus dados devidamente atualizados com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Como sacar o PIS 2017

Simples, para aqueles trabalhadores que tem direito ao PIS basta ficar atento ao calendário que é disponibilizado anualmente pela Caixa Econômica Federal e quando estiver no seu mês de recebimento ir até qualquer agência, caixa eletrônico, Lotérica ou Correspondente Caixa Aqui com o Cartão do Cidadão para sacar.

O depósito ocorre automaticamente para os trabalhadores que já possuem uma conta na caixa e o pagamento também pode ser feito em qualquer agência desde que o trabalhador tenha o número do PIS e um documento de identificação.

Agora que já sabe mais alguma coisa sobre o PIS/Pasep, corra atrás dos seus diretos e não deixe de receber o seu abono salarial.

Pregunta frequentes:

Como consultar o extrato FGTS

Como fazer meu Cartão Cidadão da Caixa

Bolsa familia quem tem direito

Caso tenha ficado com dúvidas sobre o abono salarial: caixa-pis.com

Comente

Comentários

Deixe uma resposta