Se você ainda é um contador iniciante, aprenda a criar diferenciais competitivos

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O escritório de contabilidade do Sr. João tem mais de 20 anos de atuação em uma pequena cidade do interior de Minas Gerais. Marcelo se formou faz pouco tempo e junto com Adriana, sua colega de faculdade, pensa em abrir uma empresa contábil para atender clientes de toda a região.

Sabendo que o Sr. João é uma referência, Marcelo resolveu descobrir o motivo da fama. Sem surpresa, a maior parte das respostas que ouviu davam conta de que ele era conhecido e tinha tradição e uma “marca” respeitável.

Se você é contador iniciante e está na mesma situação de Marcelo e Adriana já percebeu que enfrentar uma concorrência madura e estabelecida será desafiador – mas jamais impossível para o contador do futuro. A grande sacada para entrar de vez no jogo é desenvolver diferenciais competitivos para ganhar destaque e não ficar brigando somente por preço.

Este artigo apresenta os mais importantes diferenciais competitivos da contabilidade que ajudam o novo escritório a conquistar clientes e crescer de forma rentável. Confira:

Já pensou em se especializar?

Você deve ter algum segmento de mercado que faça brilhar os olhos. Investir nele e se aprofundar em suas regras fiscais e tributárias pode ser um excelente negócio para seu novo escritório. Clínicas médicas, empresas de e-commerce, instituições de ensino ou pequenas indústrias são algumas opções de segmentação de mercado possíveis . Quanto mais você falar a língua do cliente e mostrar que entende seus desafios e pode ajudar a superá-los, mais chances de sucesso!

Além disso, com a segmentação é possível direcionar os esforços de marketing. Você pode criar um site para publicar informações e artigos com sua análise sobre assuntos relevantes do segmento e ainda participar de grupos de discussão nas redes sociais, se posicionando como referência no assunto.

O departamento financeiro da MPE pede socorro!

O departamento financeiro da MPE muitas vezes é bem desorganizado, não é mesmo? Com tantas atribuições o empreendedor vai tocando a vida financeira da empresa como pode e isso prejudica muito o resultado. Se o contador iniciante, que já conhece bem como deve ser a rotina da área, oferecer esse serviço, ambos ganham. O empresário porque “se livra” de uma tarefa que não é seu negócio principal e o contador porque gastará muito menos tempo para fazer a contabilidade, pois tudo estará mais organizado.

Claro que nenhum cliente vai abrir mão de acompanhar a rotina do financeiro. Por isso, use softwares on-line que permitam que ele acompanhe em tempo real a situação e, consequentemente, seu trabalho. Outra opção interessante é oferecer treinamento para os funcionários administrativos do cliente, para que eles tenham bom desempenho e você receba as informações mais organizadas.

Toda empresa será de tecnologia

Quando o presidente da Microsoft, Satya Nadella, esteve no Brasil no final de 2015, ele disse uma frase tão impactante quanto real: toda empresa será de tecnologia. O executivo credita essa afirmação ao desenvolvimento dos serviços em nuvem, inteligência artificial e integração com a internet. O contador do futuro já sabe que a tecnologia é a melhor forma de ganhar escala e manter um elevado padrão de qualidade no seu negócio.

Pense que seu cliente já usa tecnologia para diversas atividades do seu dia a dia e está cada vez menos amigo da burocracia. Nesse ponto, um software de gestão aliado a uma solução de integração contábil vão alavancar consideravelmente a produtividade do escritório e fazer brilhar seus diferenciais competitivos aos olhos dos clientes.

Crie uma rede de parceiros de negócios

Oferecer um atendimento sem igual por meio de uma rede de parceiros que você confia será um grande destaque para seu negócio. Imagine que um cliente esteja sendo processado por um ex-funcionário por questões trabalhistas. Você pode apoiá-lo indicando um advogado e trabalhando em conjunto com ele para levantar informações rapidamente, ajudando em sua defesa de maneira efetiva.

Outro cenário no qual sua orientação é decisiva é na escolha de um parceiro de tecnologia especializado na MPE. A Gerencial Auditoria e Consultoria,por exemplo, apostou nessa ideia e hoje tanto o escritório contábil quanto seus clientes colhem os frutos deste diferencial competitivo.

O contador iniciante que tem o perfil do contador do futuro precisa desenvolver diferenciais competitivos na contabilidade para se diferenciar da concorrência e também criar sua própria marca. O objetivo final destas ações deve ser sempre a capacidade de ter mais tempo para estar mais próximo do cliente e aumentar as chances de sucesso da MPE. Com esse foco, logo seu escritório contábil será uma grande referência!

Matéria: Conta Azul Blog