Já foi publicado aqui no blog um guia completo sobre o que é Contabilidade Online, com um apanhado geral de tudo o que envolve esta nova forma de gestão das organizações contábeis. Mas sempre é bom relembrar, de forma prática, como o empresário do setor pode aproveitar estas novas oportunidades na contabilidade, oferecendo mais inovação para seus clientes e buscando posicionamento e diferenciação no mercado. Com a contabilidade online, o contador do futuro verá uma verdadeira revolução acontecendo, com grandes vantagens para o seu escritório se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, inclusive com players internacionais vindo por aí.

A contabilidade online já deixou de ser tendência e vem se tornando realidade. E para que o escritório “migre” para esse modelo e possa oferecer essa nova forma de trabalho para seus clientes, precisa fortalecer e se preparar a partir de quatro aspectos principais descritos a seguir:

Tecnologia

Com os avanços tecnológicos, como a nuvem, por exemplo todo o trabalho flui mais facilmente. Com uso intensivo de tecnologia, tanto na gestão do escritório quanto na integração contábil com os clientes, os processos são automatizados e escaláveis. Por outro lado, o baixo nível de tecnologia faz com que o escritório conviva com pilhas de papel e muita digitação, aumentando a necessidade de conferência manual e o retrabalho. Existem soluções totalmente digitais que reduzem toda a papelada e o trabalho manual, como o ContaAzul para Contadores, uma ferramenta gratuita que faz a integração contábil e o download dos documentos comprobatórios, permitindo que cliente anexe estes documentos facilmente em todos os lançamentos que realiza no sistema de gestão.

A tecnologia também é usada para dar conta do volume sem perder proximidade no atendimento. O contador do futuro mantém uma relação próxima, mas objetiva, com seus clientes via ferramentas digitais (reuniões por Skype e Hangout, por exemplo). A boa notícia é que este patamar de tecnologia está disponível e com custo acessível.

Case Gerencial

Se você está se perguntando como migrar o seu escritório “analógico” para a tecnologia da contabilidade online, confira um exemplo real.

Fundada há 35 anos, a Gerencial Consultoria tem atualmente 150 clientes e a meta é dobrar este número em 2017, explorando as novas oportunidades na contabilidade. Para tanto, segmentou a contabilidade e criou o projeto Comece com o Pé Direito. A Gerencial tradicional ficará com os clientes maiores (boutique) e a “Nova Gerencial” tocará o Comece com o Pé Direito. Ela entrega um sistema de gestão funcionando para o cliente gerenciar a empresa e gasta 8 horas para isto divido em:

• Diagnóstico

• Setup do sistema de gestão integrado

• Treinamento para o cliente de como operar a empresa

Matéria: ContaAzul – Parceiro Jornal Contábil

Deixe uma resposta