Newsletter
Email:
Enquetes: 2013
Quais são suas prioridades de investimentos para 2013
Home | Contabilidade News | Conselho irá investigar contador de restaurante que explodiu no Rio

Conselho irá investigar contador de restaurante que explodiu no Rio

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font
image

Durante seu depoimento na última segunda-feira, o dono do restaurante Filé Carioca que explodiu na quinta-feira e deixou três pessoas mortas, acusou seu contador de ter toda a responsabilidade na explosão. Por conta dessa denúncia, o Conselho de Contabilidade divulgou uma nota informando que irá investigar a participação do contador.

Carlos Rogério do Amaral, disse em depoimento que toda a responsabilidade do acidente seria do contador e de outras pessoas responsáveis pela legalização do restaurante.

Ainda de acordo com o Conselho, um profissional pode ser o responsável pela legalização e abertura de uma empresa, mas o empresário também pode pedir a outros contadores para legalizarem os estabelecimentos.

O setor de fiscalização irá apurar e recolher todas as informações pertinentes a denúncia de envolvimento do contador e caso seja comprovada alguma falha por parte do profissional o Conselho irá tomar todas as medidas legais necessárias.

- Delegado diz que dono do Filé Carioca alegou não saber da proibição do gás

- Proprietário nega responsabilidade
 
JB 
 
PARTICIPE DESTA DISCUSSÃO EM NOSSO FÓRUM:
 
Compartilhar: Post on Facebook Facebook |  Twitter

Comentários (14 postado):

Reinaldo Santos on 19 October, 2011 04:16:40
avatar
Até isto agora a culpa é do CONTADOR? Qual o contrato que a Empresa tinha com o Contador, eram inclusas assessoria administrativa gerencial? Geralmente os empresários fecham contrato apenas de prestação de serviços de contabilidade,e mesmo assim ainda querendo pagar o minimo possível; mas quando é para assumir responsabilidades, a CULPA É DO CONTADOR? Nós profissionais Contábeis devemos nos unir para honorários Justos de acordo com as responsabilidades.Por isto contamos com a interferencia do CRC e SESCON para nos ajudar.
CLEOSMAR on 19 October, 2011 05:15:06
avatar
Os empresarios e a sociedade, precisam serem mais esclarecidas sobre as reais funções do Profissional da Contabilidade, para que possa ser interrompido esse ciclo vicioso de que tudo acada explodindo nas maos do Contador, que na maioria das vezes paga o Pato, quando no minimo não é o Bode Expiatório, para os erros cometidos nas esferas gerenciais e administrativas das empresas...
Mário de Moraes on 19 October, 2011 06:06:42
avatar
Sou solidario com Reinaldo Santos, para unirmos fossa contra aquelas pessoas que só quem o contador para tampar o buraco que os administradores fazem na empresa, precisamos de horario minimo como acontece com a classe dos arquitetos e Engenheiros.
J.PAULO SILVANO on 19 October, 2011 06:12:28
avatar
É sempre assim, a culpa é do contador, até quando nossa classe conviverá com essas atitudes dos empresários em culpar o contador. Vejá que neste caso quem libera o alvará é a prefeitura o contador é só o veículo dos documentos transitando isso é uma piada.
Att
j.paulo
Luiz Tavares on 19 October, 2011 06:25:26
avatar
Isso tem que acabar! Já chega de nós contadores levar a culpa de tudo que acontece de errado nas empresas que nos contratam.
Cada um no seu quadrado. Se o dono do restaurante queria abrir esse negócio, ele tem que saber a legislação que embasa o funcionamento do negócio. É humanamente impossível nós contadores absovermos toda uma legislação que além de ser confusa e cheia de interpretações. Não acredito que esse empresário disconhecia as normas de segurança de um estabelecimento como esse que explodiu. E onde estão os orgãos competentes que verificão em loco a situação de segurança do estabelecimento???
Que o nosso maior orgão representante, não deixe que mais uma vez, um colega de profissão sirva de bode expiatório.
Luiz Tavares on 19 October, 2011 06:31:46
avatar
Isso tem que acabar! Já chega de nós contadores levar a culpa de tudo que acontece de errado nas empresas que nos contratam.
Cada um no seu quadrado. Se o dono do restaurante queria abrir esse negócio, ele tem que saber a legislação que embasa o funcionamento do negócio. É humanamente impossível nós contadores absovermos toda uma legislação que além de ser confusa e cheia de interpretações. Não acredito que esse empresário disconhecia as normas de segurança de um estabelecimento como esse que explodiu. E onde estão os orgãos competentes que verificão em loco a situação de segurança do estabelecimento???
Que o nosso maior orgão representante, não deixe que mais uma vez, um colega de profissão sirva de bode expiatório.
Rudinei on 19 October, 2011 08:51:49
avatar
Infelizmente a legislação de nosso Brasil da respaldo para tudo cair nas costas do contador.
Rita de Cássia on 19 October, 2011 09:58:52
avatar
Tudo é culpa do contador.Porque a nossa classe e fraca, vê se eles falam que é culpa do advogado, a OAB é uma classe forte e defende seus advogados com unhas e dentes.Precisamos fazer alguma coisa para mudar isso, precisamos ser mas respeitados, porque temos muita responsabilidade nas mãos.
Rita de Cássia on 19 October, 2011 10:12:01
avatar
Tudo é culpa do contador.Porque a nossa classe e fraca, vê se eles falam que é culpa do advogado, a OAB é uma classe forte e defende seus advogados com unhas e dentes.Precisamos fazer alguma coisa para mudar isso, precisamos ser mas respeitados, porque temos muita responsabilidade nas mãos.
Leonor Loureiro on 19 October, 2011 01:56:07
avatar
A pergunta é: A prefeitura aprovou a consulta prévia de local pra restaurante num prédio sem exaustão? O Objeto social da empresa é mesmo de restaurante com preparo de alimentos no local? Sabemos muito bem como esse restaurante estava funcionando ali sem os documentos..nunca vi renovação de alvará por mais de 2 anos so pra ele podia ? To de saco cheio de ver os CONTABILISTAS levando a culpa por tudo. O proprietário coitadinho não sabia de nada, o contador fazia tudo sem nada comunicar ? Papo furado ! cada um que assuma sua parte e seja responsavel por seus atos !!!! CHEGA DE NOS CULPAR POR TUDO !
Ted Boy Marino on 19 October, 2011 02:34:38
avatar
Estão todos errados: o culpado é o GARÇOM - o mordomo do restaurante!!!!!
Ginaldo Oliveira on 19 October, 2011 07:16:02
avatar
Precisa-se uma análise minuciosa da real fato acontecido. Não se tem um culpado, todos envolvidos deve assumir sua parcela de culpa. Cabe agora uma reflexão por parte dos Administradores e Contadores sobre o exercício de sua profissão; será que sua atuação está atrelada a conduta como manda o código de ética de suas especificações? ou será que continuam dando aquele "jeitinho brasileiro"? é preciso acontecer uma tragédia como essa para perceber que fazer as coisas da forma "ajeitada" não leva esses tipo de profissionais muito longe.
Edilson C. Andrade on 19 October, 2011 07:21:40
avatar
Caso de reflexão para toda a classe Contábil!
Pode ser que o Contador não tenha total culpa neste processo, mas fica um alerta para todos os contadores e contabilistas deste País, são casos lamentáveis como estes que é preciso refletir sobre os princípios e valorização da profissão, e principalmente percepção da responsabilidade que temos diante de nossas mãos e que simplesmente são ignoradas por tão pouco. Diante das transformações que a Contabilidade vem passando, e que junto a estas há a exigência do novo perfil do contador, um contador com visão contemporânea que entende e transparece a visão de seu papel de principal importância na tomada de decisão junto ao administrador ou empresário, que por sua vez só compreenderá este papel se o profissional contábil tiver definido em sua mente a importância incalculável e a grande responsabilidade que detemos perante as Organizações e a Sociedade. Sendo assim deixo minha indagação sobre os lamentáveis fatos e acontecimentos relacionados a nossa querida profissão. Que tudo se esclareça, porém fico muito triste pelas vidas inocentes que partiram, que descansem em Paz. Att
Cícero de Andrade on 23 October, 2012 05:50:03
avatar
Não sei ri ou choro com essa, quando é vão parar com essa de que quando tudo vai dando bem em um empreendimento a honra é para o empresário, quando algo de errado acontece é culpa de quem ???? DO CONTADOR!!! Quem fornece Alvará de Funcionamento é contador???? dá licença!!!

Poste seu comentário comment

Entre o código que você vê na imagem:

  • email Enviar a um amigo
  • print Versão p/ impressão
  • Plain text Texto
Tags
Nenhuma tag para este artigo
Avaliar este artigo
5.00