Você está pronto para abrir uma empresa?

A decisão de abrir uma empresa não é algo que se toma da noite para o dia. É preciso planejamento estratégico e mais: perfil empreendedor, também. Será que você está pronto para abrir uma empresa?

Confira aqui o perfil de empreendedores de sucesso e saiba como desenvolver o seu.

Abrir uma empresa

Nos últimos anos, muitas pessoas tem aberto a janela do empreendedorismo à procura de liberdade e independência.

Porém, além das taxas, planos de negócio e capital de giro, quem está decido à abrir uma empresa precisa, antes de tudo, fazer uma avaliação pessoal quanto às características necessárias para se tornar um empreendedor de sucesso.

Hoje vamos listar 5 característica determinantes daqueles que decidiram abrir uma empresa e tiveram sucesso. E se você não possui alguma delas, calma: todas são amplamente desenvolvíveis.

Característica número 1: Descontentamento 

Pode parecer estranho, mas ser um tanto quanto descontente é um fator crucial para se tornar um bom empreendedor. Isso por que descontentamento gera desconforto, e desconforto gera mudança.

Quando você não está contente com algo você muda, cria novas saídas para aquela situação e segue em frente. É isso que um empreendedor faz. Ele pega algo que não está indo bem e descobre formas de melhorá-la, não somente para si, mas para todos a sua volta.

Não ser conformado faz parte da alma do empreendedor e se você tem isso, já é meio caminho andado para abrir uma empresa.

Característica número 2: Autoconfiança

Se você não confiar em sua ideia, será impossível convencer o outro. Ter autoconfiança é fundamental na hora de abrir uma empresa, pois é através desse sentimento de certeza naquilo que se faz, que você conseguirá completar cada etapa e avançar no caminho.

Mas cuidado: autoconfiança é diferente de orgulho. Quando você perceber que algo não está indo bem e mesmo assim persistir no erro, é sinal de orgulho. Já a autoconfiança é enxergar a falha, encontrar seus motivos e reestruturar o projeto, acreditando e trabalhando pelo melhor.

Característica número 3: Objetividade 

Vamos ser sinceros com você: abrir uma empresa e colocá-la para funcionar não é uma tarefa fácil, e fica mais complicado se você não for uma pessoa objetiva.

A objetividade é uma das características que mais saltam aos grandes empreendedores e pode ser notada na forma como lidam com seus negócios. Para quem empreende o tempo é escasso, por isso, é necessário  uma boa dose de jogo de cintura e muita objetividade para obter o melhor de todos envolvidos em seu negócio.

Fala clara, solicitações diretas, prazos estipulados e resultados excepcionais – esse é o saldo da objetividade de um empreendedor de sucesso.

Característica número 4: Perfil de Liderança

Algumas pessoas nascem com o talento de tomar à frente, outras aprendem. Mas o que todos os empreendedores de sucesso concordam é que possuir um perfil de liderança não é dom, e sim treinamento.

Entender a fundo o mercado em que atua, conhecer todos os processos da empresa e, acima de tudo, saber lidar com pessoas, é extremamente importante para alcançar o perfil de liderança de um empreendedor de sucesso.

Lembre-se que, a partir de agora, os papéis se invertem: se antes você era colaborador, agora você é chefe. E, se o seu comportamento como chefe não foi exemplar, a motivação dos seus colaboradores vai por água a baixo.

Característica número 5: Firmar boas parcerias 

OK, essa característica poderia ser incluída no item acima, mas ela é tão importante que ganhou um tópico só para ela.

Para abrir uma empresa e se tornar um empreendedor de sucesso você precisa de todas as características citadas acima. Entretanto, elas de nada valem se você não tiver bons parceiros no projeto.

Sócios, colaboradores, fornecedores e todos aqueles que, em algum momento, vão interagir com o crescimento da sua empresa, precisam ser pessoas confiáveis e que tenham na bagagem cooperação e compromisso com o trabalho.

Muitas empresas acabam baixando as portas em seus primeiros anos de vida por conta de problemas que poderiam ser evitados se o compromisso com os bons resultados fosse o objetivo de todos que atuavam ali.

Por isso, pesquise muito antes de contratar qualquer serviço-chave para o funcionamento da sua empresa. E se por algum motivo não estiver dando certo, seja objetivo – olá, objetividade – e diga exatamente o que se espera do parceiro. Um dos maiores erros ao empreender é deixar aquele probleminha passar e não solucionar a questão com prontidão. Lembre-se que o probleminha poderá virar um problemão, por isso, autoconfiança!

Agora que você já sabe quais são as características de um empreendedor de sucesso (e viu que todas podem ser adquiridas e aprimoradas), vamos ao que interessa: você está pronto para abrir uma empresa?

Contabilidade livre

Deixe uma resposta