Relembre a matéria exclusiva do Jornal Contábil

O animador comemora 84 anos, sendo cinco décadas dedicadas à divertir o público com suas brincadeiras e irreverência. Formado em Contabilidade, o apresentador  é considerado um mito nacional!

Confira abaixo 25 curiosidades sobre Silvio Santos!

1. Ele é formado em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Amaro Cavalcanti.

2. O seu nome de batismo é Senor Abravanel.

3. O seu pai é grego e sua mãe turca.

4. Na infância, a mãe o impediu de ir ao cinema, como gostava de fazer semanalmente, porque ele estava resfriado. Naquele mesmo dia o cinema pegou fogo.

5. Trabalhava como camelô para conseguir estudar e ajudar a família. Ele queria encontrar uma forma de ganhar dinheiro e por isso começou a vender capinhas de plástico para colocar os títulos de eleitor na primeira eleição após o Estado Novo. Também fazia truques de mágica para vender canetas.

6. Foi pego várias vezes pelo “rapa” até que um dia um diretor da fiscalização lhe entregou um cartão de recomendação para procurar um amigo que trabalhava na Rádio Guanabara. Chegando lá, estava acontecendo um concurso de locutores, no qual inclusive Chico Anysio participava. Ele ganhou em primeiro lugar.

7. Mesmo com o início da carreira como locutor, ele decidiu voltar a ser camelô, pois ganhava mais.

8. Como surgiu o nome artístico Silvio Santos? Quando foi participar de um programa de calouros, um produtor perguntou o seu nome e ele respondeu Silvio Santos (Silvio era como a sua mãe o chamava e Santos porque, segundo ele, “os santos ajudam”).

9. Aos 18 anos serviu no exército na Escola de Pára-quedista.

10. Inaugurou um serviço de alto-falante na barca que fazia o trajeto Niterói – Rio de Janeiro. Também teve a ideia de colocar música para animar os passageiros.

11. Foi como corretor de anúncios para o serviço de alto-falante nas barcas que nasceu o Silvio Santos empreendedor.

12. Fazia shows em circos e animava a plateia ao apresentar os artistas. Foi assim que nasceu o Silvio Santos animador.

13. Ganhou o apelido de Peru que Fala pois ficava muito envergonhado. Tinha uma grande caravana de artistas cujas viagens passaram a se chamar Caravanas do Peru que Fala.

14. Passou a administrar o Baú da Felicidade depois que seu dono, Manoel de Nóbrega, levou um golpe de um sócio alemão. Conforme transformava o Baú em um negócio rentável, ganhou a empresa do pai de Carlos Alberto de Nóbrega.

15. O seu primeiro programa na TV foi à frente do Vamos Brincar de Forca, na TV Paulista, em 1961.

16. Quando ainda era apresentador na TV Globo, o Programa Silvio Santos chegou a vencer na audiência o programa Jovem Guarda, que era apresentado por Roberto Carlos na TV Record.

17. No auge do Programa Silvio Santos, a atração foi comparada com a primeira vez que o homem pisou na Lua, em 1969. A audiência da transmissão do momento histórico foi de 41,4%, enquanto Silvio conquistou apenas um ponto a menos três dias depois na apresentação do Cidade Contra Cidade.

18. Silvio Santos é careca? O boato começou em 1971, quando a revista Melodias publicou uma edição com uma montagem na capa, autorizada pelo apresentador, com ele careca.

19. Em 1993, o Programa Silvio Santos entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, como o programa mais duradouro do mundo. Na época o programa fazia 31 anos. Em 2013 o programa completou 50 anos no ar.

20. Ao mesmo tempo em que era apresentador da Globo, Silvio comprou 50% da Rede Record. Como não podia, por contrato, ser apresentador e dono de uma emissora de televisão, manteve em segredo a compra.

21. Na entrega do canal 11, a primeira emissora do SBT, Silvio Santos recebeu o título de Carioca Honorário.

22. Duas emissoras concorrentes, a TV Tupi e Rede Record, chegaram a transmitir o Programa Silvio Santos no mesmo horário.

23. Muito antes de conhecer a atual mulher Íris Abravanel, Silvio foi casado com Cidinha – com quem teve duas filhas: Silvia e Cíntia. Ela morreu de câncer em 1977 aos 38 anos. Cidinha o chamava carinhosamente de Neco, de boneco.

24. Silvio é alérgico a perfumes e por isso artistas não podiam entrar no palco de seu programa perfumados.

25. Íris Abravanel, a mulher de Silvio Santos, era funcionária do Baú da Felicidade. Com ela, o animador teve Patrícia, Rebeca, Daniela e Renata.(Redação JC e Revista Caras)

 

Deixe uma resposta