1 milhão de brasileiros devem ser vacinados por dia, diz ministro da Saúde

0

Marcelo Queiroga, presidente do ministério da Saúde, afirmou em entrevista na Fiocruz nesta sexta-feira (9) que o objetivo da pasta é de imunizar um milhão de pessoas por dia contra a Covid-19. O ministro ainda indagou que o ministério não tem “vara de condão” e que para que esse número possa ser possível é necessário que a meta seja alcançada.

O ministro ainda informou que o volume de fabricação dos imunizantes tem aumentado, mas que é preciso lembrar sobre a escassez de insumos e vacina ao nível mundial. Segundo Queiroga “Tivemos 4,4 milhões de doses de vacinas entregues esta semana em menos de 24 horas”.

Foto: Reuters/Michael Weber/Imago Imagens/Direitos reservados
Foto: Reuters/Michael Weber/Imago Imagens/Direitos reservados

Queiroga afirmou que o Brasil é o quinto país que mais produz vacinas e que a produção deve continuar aumentando nos próximos dois anos. “Do ponto de vista do governo, a solução mais consistente é o programa de vacinação”, afirmou.

A Fiocruz já confirmou que até o final de abril 18,400 doses da (vacina) Oxford/Astrazeneca deve ser entregue ao Programa Nacional de Imunização (PNI).

No mais, a Fiocruz garantiu que a partir de setembro a instituição iniciará a produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina, ganhando assim mais autonomia para a produção de imunizantes atualmente o IFA vem importado diretamente da China.