10 dicas e cuidados na hora de fazer compras online

0

Nos últimos tempos, as compras online vêm aumentando cada vez mais. Principalmente, por causa do isolamento social, em virtude do Coronavírus.

A facilidade e a praticidade de se comprar por um aplicativo sem ter que sair de casa, e receber o produto no conforto do seu lar, atraem cada vez mais pessoas para as lojas virtuais.

Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados para não cair em “ciladas”, que esse tipo de compra pode apresentar. Então, para te ajudar a realizar suas compras com mais segurança, apresentamos 10 dicas e cuidados que você deve tomar ao realizar suas compras online. 

1 – Busque informações sobre o vendedor

Ao acessar uma loja virtual ou um marketplace, busque por informações sobre o vendedor. Procure no site informações como:

●        Histórico da empresa;

●        CNPJ;

●        Endereço;

●        Telefone,

●        Além de outras informações de contato.

Além disso, você também pode procurar informações em outros sites e buscadores, e ler as avaliações de outras pessoas que compraram do mesmo vendedor. Afinal de contas, quanto mais informação você encontrar, mais confiável e segura a compra será. 

2 – Certifique-se que o site é seguro e confiável antes de realizar compras online

Busque nos sites, informações que comprovem a confiabilidade e segurança do mesmo. Uma boa dica é procurar por certificados no site acessado.

Eles atestam que os sites atendem a algumas normas de segurança e que podem ter o suporte de empresas especialistas no assunto.

Geralmente, os certificados são exibidos nas páginas de pagamento, ou próximos ao rodapé da página.

Além disso, atente-se também para os protocolos de segurança do site. Esses itens também comprovam que o site atende aos mais modernos requisitos de segurança em nível de programação.

Ao acessar o site, verifique se na barra de endereço consta o protocolo “https”. Esse padrão é o mais atual em questão de segurança. Se o site apresentar o protocolo “http”, pode estar desatualizado.

Enfim, desconfie se a página apresentar algo diferente na barra de endereços.

Avalie também a reputação do site, seja através dos comentários, notas, etc. Essas avaliações são importantes, pois refletem a opinião de pessoas que já compraram antes, e ficaram ou não satisfeitas com a experiência com o site. 

3 – Sempre desconfie das ofertas atrativas em excesso

Como já dizia o velho ditado popular “quando a esmola é demais, o santo desconfia”. Sempre desconfie de ofertas atrativas demais, com preços muito fora do padrão de mercado do produto. Pois essas ofertas podem ser ciladas, e o barato pode sair caro.

Além disso, procure sempre por imagens do produto, observe sua descrição, e sempre pesquise em mais de vendedor ou site, comparando os preços e informações disponíveis.

Assim, você terá base para comparar as ofertas, e saberá quando alguma sair fora do padrão de mercado. 

4 – Jamais deposite qualquer valor para pessoa física ao realizar compras online

Algumas ofertas podem pedir para que você deposite os valores direto para pessoas físicas. Desconfie sempre desse tipo de oferta, e utilize os meios de pagamentos certificados.

Esses sistemas de pagamento são geridos por uma empresa intermediadora, que é responsável pela segurança da transação. Assim, se algo der errado, você terá mais segurança para reaver seus valores.

5 – Utilize os comparadores de preços

“Pechinchar online” é muito mais fácil, utilizando-se os comparadores de preços. Pois esses sites oferecem ofertas de muitas lojas em tempo real, permitindo que o usuário compare os melhores preços de momento.

Além disso, apresentam ainda outras funcionalidades como, por exemplo:

●        Histórico de preços;

●        Maior e menor preço do período,

●        Histórico de variação.

Bem como outros dados estatísticos, para te ajudar a identificar alterações abusivas.

6 – Datas comemorativas

Assim como nas lojas físicas, as lojas online também apresentam variações de preços sazonais.

Por isso, se você deseja comprar um produto com um bom desconto, as datas comemorativas podem ser ótimas oportunidades. Pois é comum as lojas realizarem muitas promoções, e oferecerem produtos por preços muito atrativos mesmo.

Algumas das datas mais esperadas do ano são: Natal, Black friday, Dia das Crianças, Dia das Mães, Dia dos Pais e o Dia dos Namorados. Vale a pena conferir os preços e aproveitar as promoções nessas datas especiais. 

7 – Procure os cupons de desconto para compras online

Muitos vendedores oferecem descontos através de cupons. Esses descontos podem ser em valor ou percentual sobre o preço do produto.

Podem também ser destinados a um único produto, ou a um segmento de lojas ou produtos. Aliás, eles são muito fáceis de usar.

Basta você digitar o código ou frase do cupom no momento de finalizar a compra, para ter o desconto no valor final. 

8 – Utilize os CashBacks

Você já imaginou comprar e receber parte do dinheiro de volta? Isso mesmo! Com os Cashbacks você pode!

Muito em alta no momento, os CashBacks consistem em um sistema onde você recebe o valor da compra, ou parte do valor de volta, em forma de créditos para utilizar em compras futuras, ou para trocar por produtos.

Funcionam como um programa de fidelidade, incentivando você a comprar mais.

Contudo, cada empresa possui uma política de arrecadação e troca dos CashBacks. Então, conheça como funciona a política da loja onde você pretende fazer suas compras online.

Veja ainda como acumular o valor, como trocar produtos, prazo de validade do valor, produtos que podem ser trocados, e aproveite ao máximo seu CashBack. 

9 – Planeje suas compras online com antecedência

A facilidade de acesso às lojas online através de aplicativos e sites, e as constantes ofertas enviadas para a caixa de e-mail, podem se tornar uma tentação, levando você a comprar mais do que precisa, ou itens supérfluos.

Dessa forma, se esse hábito se tornar muito recorrente, isso pode comprometer seu orçamento.

Então, para evitar que isso aconteça, planeje suas compras online com antecedência.

Assim, você compra apenas o necessário e escolhe os produtos com melhor qualidade, pelo melhor preço, e sem afetar sua estabilidade financeira. 

10 – Cadastre-se nos sites onde pretende comprar 

Crie o hábito de visitar os sites que pretende comprar o produto ou sites de descontos, antes de fechar o pedido efetivamente. Assim, você poderá aproveitar ofertas e cupons de descontos podendo pagar mais barato pelo produto desejado.

Agora que você já conhece essas dicas, aproveite para fazer suas compras online com economia e segurança!