10 direitos trabalhistas que você tem e não sabia

0

Os direitos trabalhistas são garantias e proteções ao trabalhador. Conhecer os direitos como trabalhador é extremamente importante para garantir uma relação mais saudável entre empregador e colaboradores

Quando falamos de direitos trabalhistas, isso quer dizer que a empresa tem uma série de deveres que precisam ser cumpridos para que não tenha problemas, como multas e processos judiciais.

10 direitos que você tem e não conhece

1) O intervalo para repouso ou alimentação é obrigatório.

2) O intervalo entre uma jornada e outra deve ser de, no mínimo, 11 horas.

3) Quem pede demissão, não tem direito ao seguro-desemprego e nem levantamento do FGTS.

4) Abandono de emprego gera demissão por justa causa.

5) O feriado trabalhado, não compensado, deve ser pago em dobro.

6) O empregado que trabalha em jornada noturna, tem direito ao adicional noturno, que é um acréscimo de 20%, pelo menos, sobre a hora diurna.

7) O pagamento do 13º salário deve ser feito em, no máximo, duas parcelas, a primeira entre 1º de fevereiro e 30 de novembro e, a segunda até 20 de dezembro.

8) Em caso de falta injustificada do empregado, o empregador poderá descontar, além do dia não trabalhado, o valor correspondente ao Descanso Semanal Remunerado.

9) O contrato de experiência não poderá exceder 90 dias.

10) Quando uma categoria não possuir um piso salarial, deve-se observar o salário mínimo nacional. Nenhum trabalhador pode ser contratado para receber menos que o valor do salário mínimo nacional.

Conteúdo com informações Beatriz Sales Advogada l Atuante na área trabalhista, previdenciária e civil. Contato: (21) 96444-1994 E-mail: adv.beatrizsales@gmail.com Me siga no Instagram: @advbeatrizsales