No mundo globalizado em que vivemos atualmente, as reuniões em inglês (meetings) são cada vez mais frequentes no dia a dia de profissionais de todas as áreas.

Embora a maioria das pessoas não se sinta confortável com essa situação, a verdade é que temos que enfrentar o nosso desconforto e pensar no que pode ser feito para minimizar o stress que é participar de uma reunião em inglês.

O que pode ser feito então?

Segundo as professoras de inglês Sueli Porteiro e Georgia Somenzari, criadoras do curso Inglês Essencial e professoras das lives (aulas ao vivo) no canal do YouTube Inglês para Profissionais, estar preparado para essas reuniões é algo que ajuda bastante, e isso só depende de você. 

É claro que será necessário que você dedique algum tempo aos estudos, mas com certeza vai valer a pena quando você entender o que o “chair” (pessoa que conduz a reunião) estiver falando em inglês e, melhor ainda, você conseguir expressar suas ideias em inglês.

Pense por exemplo, nos momentos que tradicionalmente fazem parte de uma reunião: “cumprimentos, abertura, pauta, discussão sobre o tópico, pedir e dar sugestões, concordar e discordar das sugestões”. 

Se você souber algumas das frases em inglês que são usadas nesses momentos, poderá participar da reunião com um pouco mais de tranquilidade, não acha?

A seguir, vamos sugerir algumas frases e termos em inglês que podem ser usados nessas situações.

1- Cumprimentos: 

Informal 

Hi!/Hello! – Olá!/Oi!

Formal

Good morning. – Bom dia.

Good afternoon. – Boa tarde.

Good evening. – Boa noite.  

Importante: usamos good evening quando chegamos a uma festa, a uma reunião etc. a partir das 18h, mas ao nos despedirmos usamos good night, principalmente se a despedida ocorrer depois das 20h.

2- Início da reunião:

Thank you all for joining today. Let’s get down to business.

Obrigado(a) a todos por virem hoje. Vamos começar.

3- Abordando o assunto em pauta:

Today we are going to talk about our budget for next year.

Hoje nós vamos falar sobre o nosso orçamento para o próximo ano.

Reunião profissional

4- Pedindo uma sugestão:

What do you think? 

O que você acha?

What do you suggest?

O que você sugere?

5- Dando uma sugestão:

I think we …. 

Eu acho que nós…

I suggest that we…

Eu sugiro que nós…

6- Concordando com uma sugestão:

I agree.

Eu concordo.

That’s the way I see it.

É dessa forma que eu vejo também.

7- Discordando de uma sugestão:

I can’t agree to that.

Eu não posso concordar com isso.

I see it differently.

Eu vejo de outra forma.

Além dessas frases, é importante saber usar as palavras mágicas, como: 

Thanks. – Obrigado(a).

I’m sorry. – Desculpe-me./Sinto muito.

Excuse me. – Com licença.

Please. – Por favor.

Uma outra dica refere-se ao cuidado que devemos ter com os falsos cognatos, aquelas palavras que têm ortografia semelhante a algumas palavras em português, mas que adquirem um significado diferente em inglês.

Quando se trata de reuniões em inglês, duas dessas palavras são comuns:

Agenda” quer dizer “pauta”, os assuntos que serão abordados na reunião.

Não confunda com a palavra “agenda” em português (o livro de compromissos), que em inglês é “calendar”.

Minutes” quer dizer “ata” no contexto de uma reunião, e não “minutos”.

É por isso que é sempre importante saber qual é o contexto em que a palavra está sendo usada. 

E lembre-se: saber inglês é uma estratégia de sobrevivência no ambiente profissional tão competitivo de hoje.

Essa habilidade melhora, e muito, suas chances de evoluir para cargos mais altos em uma empresa ou de ter sucesso no seu próprio negócio.

Dizer que inglês na carreira profissional é indispensável já não é novidade, outras formas são abrir seu próprio negócio, prestar consultoria, trabalhar como freelancer, entre outras, ou seja, o inglês na carreira profissional abre portas.

Para aprender inglês e saber como agir no ambiente empresarial o inglês essencial pode ajudar.

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