10 livros que todo profissional contábil deveria conhecer

Melhoria do vocabulário, aperfeiçoamento do pensamento crítico e da concentração além de maior fluidez ao escrever são algumas das vantagens possibilitadas pela leitura.

Na seara contábil, várias são as obras que detalham, didaticamente, cada tema correlato à área além de permitir ao contador “turbinar” sua bagagem profissional.

A partir disso, confira 10 livros que todo profissional contábil deve conhecer a fim de assimilar novos conceitos, contrastar visões distintas e, sobretudo, manter-se atualizado diante da competitividade do mercado de trabalho.

1º – Teoria da Contabilidade

Autor: Sérgio de ludícibus

Editora Atlas

Abarca desde os objetivos e a metodologia da Contabilidade até as suas mais novas tendências e também perspectivas futuras. Sua primeira edição data 1979, estando, portanto, há quase 4 décadas no mercado.

2º – Contabilidade Empresarial

Autor: José Carlos Marion

Editora Atlas

Fragmentado em 4 eixos (processo contábil, balanço patrimonial, outras demonstrações financeiras e análise das demonstrações financeiras), tal obra se volta mais ao entendimento dos relatórios contábeis do que à sistemática da escrituração e da preparação das demonstrações financeiras, distinguindo-se de boa parte das obras contábeis.

3º – Contabilidade Introdutória

Autores: Sérgio de ludícibus, Eliseu Martins, Stephen Charles Kanitz, Alkíndar de Toledo Ramos, Edison Castilho, Luiz Benatti, Eduardo Weber Filho, Ramon Domingues Júnior.

Editora Atlas

Ideal para quem é iniciante do ponto de vista contábil e, ao mesmo tempo, relevante para quem já atua na área, na medida em que expõe, de forma clara e didática, desde como realizar simples lançamentos contábeis até a preparação de completas demonstrações financeiras.

4º –  Contabilidade de Custos

Autor: Eliseu Martins

Editora Atlas

Nesta obra, a contabilidade de custos é evidenciada passo a passo, com ênfase nas funções de planejamento e controle além de uma análise crítica acerca da implementação de sistemas de custos.

5º – Demonstrações Contábeis: Estrutura e Análise

Autor: Arnaldo Reis

Editora Saraiva

Expõe, de forma clara e didática, os conceitos técnicos e as determinações legais, evidenciando que tais definições são lógicas, intuitivas e de simples assimilação, inclusive se tratando de indivíduos com conhecimento elementar na área.

6º – Contabilidade Gerencial

Autor: Clovis Luis Padoveze

Editora Atlas

Traz amplos debates acerca da relevância da contabilidade no planejamento estratégico, na análise de lucros e rentabilidade e também na avaliação de gestores.

7º – Direito e contabilidade: fundamentos do direito contábil

Autor: Edison Carlos Fernandes

Editora: Trevisan

Trata da relação entre contabilidade e direito comercial. A partir disso, é destacado o contexto histórico, com o desenvolvimento das relações jurídicas e financeiras.

8º – Contabilidade Tributária

Autor: Láudio Camargo Fabretti

Editora: Atlas

Nesta obra, por meio de linguagem clara e didática, são evidenciadas a função do profissional contábil e a importância da atualização profissional.

9º – Controladoria contábil, financeira e tributária na pequena empresa

Autor: Rubens Manzatti

Editora: Trevisan

Traz um plano de gestão direcionado a pequenos negócios, abrangendo controle de estoque e de caixa, com possibilidade de aplicação metodológica a empreendimentos de atividades variadas.

10º – Perícia Contábil

Autor: Franklin Santos

Editora: Clube de autores

Integra a série do autor acerca de possibilidades profissionais na área contábil, sendo recomendado a profissionais que almejam atuar como perito.

Dica especial para contadores iniciantes ou com pouca experiência

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, conheça nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, ensinando na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade.

Tudo que você precisa saber para abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs, Contabilidade, Imposto de Renda. Quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade!

Conteúdo original Netspeed