10 livros sobre empreendedorismo que você precisa ler em 2019!

0
531

Que a leitura é uma base importante para nossa construção como pessoas, todos nós sabemos. E que ela pode auxiliar em diversas áreas, também. E é por isso que nunca devemos deixar de ler. Com esse intuito, separamos 10 dos melhores livros de empreendedorismo que você precisa ler!

Virtudes e Liderança, de Alexandre Havard

“O verdadeiro líder é um homem de virtudes”. Essa é a ideia principal do livro de Alexandre Havard. Dentro de 184 páginas, o autor nos explica como virtude e liderança não estão apenas interligadas, mas sim, são sinônimos. Dessa forma, as virtudes básicas do ser humano são as que constituem um líder, o que faz com que o obstáculo para chegar a liderança seja a falta de caráter.

Segundo Havard, ninguém nasce líder, como muitas pessoas acreditam. Um líder pode ser feito através da suas virtudes e do seu caráter. E como virtudes são conquistadas com práticas, um líder pode se fazer líder. Essas virtudes seriam:

  • A magnanimidade: é ter mente e coração grandes. Ser nobre e lutar por coisas grandes. Serve para trazer e ultrapassar desafios e buscar ser grande.
  • A prudência: é saber discernir o que é bom do que é mau, e assim escolher a forma certa de agir. Serve para que as decisões tomadas sejam justas.
  • A humildade: é entender que ninguém é melhor que ninguém e sobrepor o egoísmo. Serve para não se colocar acima dos outros.
  • A justiça: é ser imparcial a seus interesses e dar a cada um o que lhe é merecido. Serve para que cada um tenha o que lhe é cabido.
  • A valentia: é agir sem deixar que o medo lhe domine. Serve para resistir pressões.
  • O autocontrole: é controlar emoções e ações. Serve para manter consciência de qual a missão e manter o foco em cumpri-la. 

E, além dessas virtudes, também cita a fé, a esperança e a caridade, para que o líder tenha sempre um norte.

Spin Selling, de Neil Rackham 

Apesar de não possuir experiência na área, Neil Rackham conseguiu desenvolver um método revolucionário de vendas. Formado em psicologia, ele realizou diversas pesquisas sobre vendas para poder escrever seu livro de maior sucesso, o Spin Selling. 

O Spin Selling é uma metodologia criada para que os vendedores a utilizem na hora da venda. Spin, na realidade, é um acrônimo, ou seja, uma palavra formada pela inicial de cada letra de seus segmentos. Dessa forma, Spin significa:

  • Situação (Situation): Aqui você conhece seu cliente. Qual o perfil, como ele chegou até você e o que ele precisa.
  • Problema (Problem): Descubra qual o problema do seu cliente. O que levou ele até você? Mostre a ele as necessidades que ele tem, utilizando perguntas que favoreçam você.
  • Implicação (Implication): Entenda se o seu serviço ou produto pode ajudar o seu cliente. Questione como eles podem auxiliá-lo.
  • Necessidade (Need): Seu cliente já entendeu o que ele precisa e porque, agora, mostre como o seu produto pode ajudá-lo. 

Seguindo a ideia, o vendedor descobre como tratar cada venda de forma única, e assim, otimizar seu processo.

Reinvente sua empresa, de Jason Fried e David Heinemeier Hansson

Colocando a prova todas as abordagens tradicionais do mercado, Jason Fried e David Heinemeier Hansson escreveram ‘Reinvente sua empresa‘, que se tornou um fenômeno de vendas.

Os autores colocam em dúvida tudo que você sempre aprendeu sobre como abrir uma empresa. Eles trazem de forma simplificada as práticas utilizadas na empresa criada por eles, a 37Signals, hoje Basecamp.

O livro foi escrito para quem busca otimizar tempo e funções da empresa de forma inteligente e eficiente. É uma crítica, também, ao workaholic, aquele que se diz viciado em trabalho, já que trazem como proposta ‘fazer menos mas fazer melhor’. Assim, não necessariamente criar mais conteúdo que seu concorrente, mas sim, criar um conteúdo melhor.

Posicionamento, de Al Ries e Jack Trout

Escrito em 1980 por Al Ries e Jack Trout, o livro ‘Posicionamento’ traz uma análise sobre marketing. O conceito de posicionamento é se fazer visto e ouvido. Assim, os autores trazer de forma prática como fazer com que o seu consumidor lembre de você.

posicionamento é um conceito que acabou mudando diversas visões do marketing. É um conceito simples, que hoje é amplamente utilizado em questão de marca, produto e serviço. Assim, é importante sempre fazer com que você tenha uma posição na mente do seu possível consumidor.

Empresas feitas para vencer, de Jim Collins

“Como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir uma qualidade duradoura?”. Essa é a pergunta respondida por Jim Collins no livro ‘Empresas feitas para vencer’. Na obra, o autor nos traz estudos e apresenta resultados de como empresas grandes chegam ao sucesso. Ele traz características que definem se a empresa terá êxito ou não.

Com os exemplos do livro, Jim mostra as características universais das empresas, o que leva elas ao sucesso ou não. Através do livro, Collins foi chamado pela revista Fortune de “o mais importante influente pensador dos negócios da atualidade”.

As 48 leis do poder, de Robert Greene

Ao longo de 460 páginas, Robert Greene ensina como manusear pessoas e situações. Em ‘As 48 leis do poder‘, o autor traz 48 leis para que você seja bem-sucedido e se diferencie das pessoas que são deixadas para trás. Com casos de sucesso e fatos reais da história, o livro demonstra como você pode controlar pessoas e momentos, saber a hora certa de ‘atacar’ e conquistar as pessoas.

Segundo o próprio Robert, o livro é um ‘manual das artes de dissimulação’. Entre as leis, estão ‘Banque o amigo, aja como espião’ e ‘Não se comprometa com ninguém’. Dessa forma, o livro mostra como ter as pessoas aos seus pés e porque o fundamento básico do poder é a habilidade de dominar as emoções.

Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki 

Um dos principais pontos citados no livro Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki, é a crítica de como a escola não prepara as crianças para o mundo real. Sabemos que as crianças hoje tem muito mais acesso que antes, acesso a tecnologia e dinheiro, mas não possuem o conhecimento para fazer o uso delas. A escola nos prepara para tirar notas altas e procurar um emprego seguro, mas segundo Robert, já não existe emprego seguro. 

No livro, o autor tenta mostrar como os pais podem preparar seus filhos para o que a escola não prepara. ‘Somos ensinados a trabalhar e lutar pelo dinheiro, mas não sabemos como fazer o dinheiro trabalhar para nós’, diz Kiyosaki. 

“Gente demais se preocupa excessivamente com dinheiro e não com a sua maior riqueza, a educação”. Assim, o livro trata de como uma educação financeira pode mudar o nosso futuro em relação a como vemos o dinheiro.

O Verdadeiro Poder, de Vicente Falconi

Vicente Falconi já prestou consultoria para diversas empresas no Brasil e até para os governos do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Alagoas e outros. Uma das suas maiores obras é ‘O verdadeiro Poder’, do ano de 2009.

No livro, Falconi traz casos de sucesso de quando trabalhou para empresas como AmBev e Sadia, assim como para instituições governamentais. Nesses casos, ele mostra didaticamente como essas empresas se desenvolveram e cresceram de forma saudável através dos seus processos de gestão.

A Loja de Tudo, de Brad Stone

Jeff Bezos, é fundador e CEO da Amazon, uma das empresas mais rentáveis do mundo, além de um dos homens mais ricos do mundo. Brad Stone escreve em ‘A Loja de Tudo’, como Bezos começou sua loja e quais eram suas intenções para ela.

O que começou como uma loja online voltada apenas para livros, onde todos os sócios tinham outros empregos e iam para um sótão após o trabalho para encaixotar as encomendas, hoje é uma transnacional de comércio eletrônico. No ano de 2018 foi a 2ª empresa a alcançar US$ 1 trilhão de valor de mercado, tem um faturamento de cerca de US$135,98 bilhões e em torno de 566.000 empregados.

Mas como Jeff chegou onde está hoje? É exatamente isso que Stone conta no livro, como a Amazon saiu de uma loja online qualquer que vendia livros, para ser uma das maiores empresas mundiais.

O livro do Lucro, de Diego Marconatto

Especialista em economia e direito internacional, mestre e doutor em administração, pós doutor em gestão e professor de doutorado e MBA em gestão. Esse é o currículo de Diego Marconatto, autor de ‘O livro do lucro’.

Neste livro, podemos entender como os negócios lucrativos realmente funcionam e como eles são rentáveis. Ele tem por objetivo demonstrar como montar um negócio de modo simples e que gera riqueza real.

Sua intenção é demonstrar a mecânica da produção de lucros de forma real, não através de teorias como nos outros livros. Trazendo lições práticas e realistas, o livro se utiliza de uma linguagem direta e descomplicada.

Considerações finais

Os livros citados acima trazem uma linguagem fácil, mas que mostra de diversas formas recursos e métodos que todo empreendedor deve conhecer e aplicar. Dessa forma, podendo ajudar você e a sua empresa a lucrar mais, ser reconhecido e entrar no caminho do sucesso.

Conteúdo via eGestor