Você já observou quais são as principais qualidade que fazem um empreendedor ter sucesso? Acredite, por melhor que alguém seja, ninguém nasce pronto. Muitos dos empresários bem-sucedidos tiveram que aprender bastante até chegar onde estão.

A boa notícia é que você pode se inspirar na experiência deles para trilhar um caminho de sucesso. Para quem está abrindo o próprio negócio, é fundamental observar certas características e procurar desenvolvê-las da melhor maneira possível. Listamos aqui dez qualidades que podem transformá-lo em um empreendedor vencedor.

1. Amplie seus relacionamentos interpessoais (networking)

Quanto mais pessoas você conhece, maiores são as chances de que elas possam fazer negócios com você ou o apresentem para eventuais clientes. O chamado networking é um dos aspectos mais importantes da vida de um empreendedor. Vá a reuniões, feiras, congressos, palestras e eventos nos quais exista a oportunidade de conversar com pessoas e se apresentar. Deixe a timidez de lado e mostre quem você é para o maior número possível de pessoas.

2. Aprimorar capacidades e conhecimentos

Só o fato de estar lendo esse artigo mostra que você está no caminho certo. O mercado moderno é bastante dinâmico e é importante estar sempre buscando alternativas para aprimorar seus conhecimentos. Faça cursos, leia livros, converse com outros empreendedores e permita um tempo para si mesmo apenas para ampliar as suas capacidades.

3. Bom marketing pessoal

Não basta ser bom em alguma coisa, as pessoas precisam saber disso. Por essa razão, comunicar de forma adequada os seus pontos positivos é uma das primeiras características que você deve desenvolver. Seus clientes precisam confiar que a solução que você oferece será suficiente para resolver os problemas deles. Tenha confiança para mostrar suas qualidades.

4. Coragem para correr riscos

Errar faz parte dos negócios e nem sempre tomamos as decisões corretas. Porém, o bom empreendedor é aquele que sabe que erros acontecem e, ainda assim, não se preocupa em correr riscos. Obviamente, você sempre procurará se cercar do conhecimento necessário para tomar a melhor decisão possível, mas correr riscos é parte do dia a dia de todo empreendedor.

empreendedor

5. Desenvolva inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade que temos de reconhecer e avaliar os nossos próprios sentimentos e o dos outros e saber lidar com eles da melhor forma possível. Isso inclui desde estabilidade emocional diante de problemas e momentos de turbulência até a capacidade de se colocar no lugar de um cliente para tentar encontrar a melhor solução possível para ambas as partes. Aumente a sua autoconfiança e aprenda a trabalhar suas emoções negativas.

6. Desenvolva habilidades com vendas

Independentemente da sua área de atuação, “vender o seu trabalho” é algo que você fará na maior parte do tempo. Seja em posts nas redes sociais, no relacionamento com os clientes ou ao se apresentar para uma nova empresa. O tempo todo estamos mostrando quem somos e convencendo outras pessoas a acreditarem na mesma ideia. Portanto, quanto mais habilidoso você for com vendas, certamente mais benefícios isso trará para o seu negócio.

7. Faça além do esperado

O conformismo não é para os empreendedores. Eles estão sempre buscando fazer mais e melhor e assim deve ser o seu dia a dia. Não se dê por satisfeito de entregar aos seus clientes “mais do mesmo”. Surpreenda-os com produtos e serviços criativos e um atendimento cordial e interessado em solucionar problemas. Busque tornar cada momento único e inesquecível.

8. Leia sempre que possível

A leitura é essencial para o bom empreendedor e não estamos falando apenas de livros. Artigos disponíveis na internet – especialmente no site da Sage – e e-books são uma fonte rica de informações para ampliar o seu conhecimento. Fique atento ainda a fontes de notícias oficiais, como sites de órgãos públicos e jornais e revistas de grande circulação. Estar atualizado faz muitomuita diferença.

9. Tenha iniciativa e liderança

A partir do momento em que você se torna empreendedor não há mais “chefes” e “patrões” para lhe dizer o que fazer. Tudo o que acontece na sua empresa passa a ser iniciativa sua e, portanto, ter disposição para estar sempre à frente, liderando seus colaboradores, é uma característica essencial para ser desenvolvida. Suas ações serão motivo de inspiração para os demais, portanto haja com ética e consciência para que todos tenham orgulho em “comprar” suas ideias e possam trabalhar em prol de um objetivo comum.

10. Tenha objetivos claros (e meios para alcançá-los)

Qual é o seu maior objetivo com o seu trabalho? Os empreendedores de sucesso têm um forte senso de propósito: eles não caminham em círculos ou vão em várias direções. Em vez disso, eles traçam metas e mantém o foco na conquista de cada uma delas. Somente sonhar e desejar profundamente não resolve. É preciso ir à luta e encontrar meios de transformar os seus desejos e expectativas em realidade.

Um novo aprendizado todos os dias

Ao se tornar um empreendedor não é apenas o seu cargo que muda, mas também a sua mentalidade. Será preciso ser proativo, criativo, motivado e eficiente para dar conta de cada novo dia. E isso será ótimo, pois trata-se de um estilo de vida em que todo dia é dia de aprender algo novo e se surpreender.

A lista de características de empreendedores de sucesso é muito mais extensa, mas é praticamente impossível ser o melhor em todos os quesitos – e também não é necessário. O importante é que você conheça quais são eles e possa, todos dias, se desenvolver para que você e sua empresa se tornem melhores em resolver os problemas dos seus clientes.

Parceiro SAGE