Logo que o estudante ingressa em ciências contábeis diversos tipos de trabalhos acadêmicos são apresentados. Sem dúvida esta diversidade em algum momento costuma causar um certo medo na hora de sua produção.

Neste sentido esta leitura ajudará a sanar suas dúvidas identificando as características dos seguintes trabalhos. Assim você perceberá que a grande maioria dessas produções se trata de algo simples com fundamentos teóricos. 

Tipos de trabalhos acadêmicos curtos 

Inegavelmente ao iniciar sua vida acadêmica, inúmeros trabalhos deverão ser produzidos. Assim estes com tamanho reduzido se tornam os tipos mais recorrentes, principalmente por serem mais simples e fácil de produzir, mas lembre-se que todos precisam estar de acordo com as normas da ABNT.  

Resumo

É provável que este seja um dos tipos de trabalhos mais produzidos ao longo da vida acadêmica. Visto que este formato é um dos mais requisitados para a submissão de trabalho em eventos ou em periódicos científicos.

Pois, se trata de uma síntese que aborda os principais pontos de um trabalho ou obra. Desta forma são apresentadas informações sobre os objetivos, a metodologia, seus resultados e conclusões obtidas.

Resenha

Por vezes este tipo costuma ser confundido com resumo, contudo neste modelo o autor faz comentários acerca da obra sintetizada. Ademais esta produção pode ser feita com o caráter literário, temático ou descritivo.

Relatório

Com o propósito de fornecer dados descritivos sobre determinada atividade, o relatório deve ser produzido com ausência de opinião. Por isto o mesmo costuma ser utilizado em aulas de campo, projetos de bolsa, dentre outros.  

Memorial

Com a finalidade de produzir um conteúdo biográfico ou autobiográfico sobre a vida acadêmica de alguém, este trabalho foi criado. Nesse sentido ele costuma ser utilizado em progressão de carreira, anuncio de profissional em eventos. 

Mais trabalhos curtos

Além dos já citados, esses tipos de trabalhos acadêmicos curtos são muito produzidos, principalmente para apresentação de dados. Bem como ajudam o estudante a se preparar para produzir seu trabalho de conclusão e obter grau.

trabalhos

Projeto de pesquisa 

Com a finalidade de preparar e estruturar pesquisas a serem desenvolvidas posteriormente, pois se trata de uma pré-produção. Logo é nele que será detalhada a justificativa, o objetivo, metodologia e até os resultados esperados.

Artigo cientifico

Normalmente este tipo costuma ser produzido ao longo de todo o curso, tendo como objetivo apresentar os resultados de experimentos. Ou mesmo estudos realizados a cerca de uma possível problemática.

Ademais esta é uma forma bastante utilizada para publicação de tais resultados, seja em eventos científicos ou revistas da área. Pois, o mesmo deve apresentar objetivos, metodologia, resultados obtidos e suas conclusões.

Pôster

Por certo, essa é uma das formas mais utilizadas para apresentar em síntese os resultados de uma pesquisa. Principalmente em eventos de caráter acadêmicos ou científicos.

Assim este tipo de apresentação costuma reunir elementos textuais, bem como elementos não verbais. Com a finalidade repassar as informações da melhor forma possível, garantindo a compreensão do conteúdo apresentado.

Tipos de trabalhos acadêmicos longos

Surpreendentemente os universitários costumam temer esses tipos de trabalhos acadêmicos longos. Contudo, diferente dos demais citados, estes são obrigatórios para obter os títulos desejados pelo estudante.

Monografia

Inegavelmente este é um dos maiores medos dos universitários. Afinal este trabalho tem como objetivo conceder o título de bacharel ou licenciado, em determinada área de conhecimento. 

Portanto, diferente de alguns tipos citados anteriormente, neste é necessária uma forte fundamentação do conhecimento teórico. Bem como o uso de regras rígidas, além disso, o mesmo é composto por cerca de sessenta páginas.

Dissertação

Já este tipo de produção é destinado aos estudantes que buscam obter o título de mestre. Por isto este trabalho exige mais tempo de preparação, pois, envolve experimentos, pesquisa bibliográfica, coleta de dados, análises. 

Tese

Por fim os alunos que desejam obter o título de doutor devem produzir um trabalho inédito em uma determinada área. Além disso, o autor pode contar com a colaboração de outras pessoas para produzir pequenas partes deste.