À medida que a inteligência artificial se tornou mais inteligente, mais e mais pessoas se perguntam: “Meu emprego é seguro?”

Esta é uma questão tão crescente que existe até mesmo um site chamado, ” Will Robots Take My Job “? Com ​​o nome do site fala por si. Você pode procurar um título de trabalho e ver a probabilidade da desgraça guiada por IA. 

Quando começamos a procurar nossos empregos, ficamos entusiasmados em saber que os gerentes de marketing tinham apenas 1,4% de chances de nossos trabalhos serem automatizados ou substituídos por robôs e inteligência artificial. E embora eu tenha dado um suspiro de alívio por a escrita ter apenas 3,8% de chance de ser automatizada, isso me fez pensar em cargos que não tiveram tanta sorte.

Desbloqueie dicas, sistemas e recursos recomendados para ficar à frente da curva tecnológica.

Mas aqueles com maior chance de perder empregos para a IA não devem entrar em pânico ainda. Embora este site faça você pensar mais profundamente sobre os trabalhos que podem e não podem ser substituídos, ele não é perfeito.

Assim como as previsões de inteligência artificial, provavelmente não é 100% preciso – simplesmente porque o título do trabalho nem sempre é de tamanho único. Enquanto um tipo de escritor pode redigir romances aventureiros, outros podem escrever notícias ou posts em blogs. E, embora um gerente de marketing possa gerenciar o marketing de mídia social, outro pode gerenciar o conteúdo. 

Embora este site seja bastante divertido de explorar, recomendamos que você tome suas decisões futuras de carreira com base em conselhos de especialistas. Isso impedirá que você entre em pânico desnecessário quando a IA puder ajudar em sua carreira, em vez de prejudicá-la. E se você é um dos poucos empregos em perigo, os especialistas podem mostrar quais habilidades irão melhorar a sua carreira. 

Para lhe dar uma ideia de quais trabalhos podem ser mais vulneráveis ​​e quais podem ser seguros, compilamos listas de trabalhos que a IA pode e não pode substituir com base em conselhos de especialistas, estatísticas do site mencionado acima e outras pesquisas.

Mas antes de entrarmos nessa lista, vamos mergulhar no estado atual de interrupção.

Ruptura de Inteligência Artificial Já Está Acontecendo

Se você acha que a interrupção do trabalho por parte da IA ​​está limitada às linhas de montagem, pense novamente: a IA está fazendo um trabalho melhor do que os humanos em alguns aspectos de vendas e marketing também.

A IA pode analisar as chamadas de vendas muito mais rapidamente do que qualquer gerente de vendas poderia – na verdade, seriam necessários nove anos de análise de chamadas de vendas sem interrupções para um ser humano competir, e isso se eles não tirassem férias ou dormissem. E a inteligência artificial já está sendo usada para desenvolver estratégias de marketing e estratégias de marketing por e-mail – é apenas uma questão de tempo até que ela tenha um papel maior no processo.

O cofundador e CTO da HubSpot, Dharmesh Shah, tem uma visão mais positiva sobre o futuro da IA. Na verdade, ele acha que bots e IA nos tornarão melhores em nosso trabalho e mais seguros em nossas carreiras, e não o contrário.

A verdade provavelmente está a meio caminho entre esses campos – em muitos casos, a IA servirá para tornar nosso trabalho mais fácil e nos tornará mais eficazes e orientados por dados. Mas o fato é que alguns empregos serão substituídos por máquinas – é a essência de qualquer revolução industrial ou tecnológica. A boa notícia é; alguns empregos não serão estritamente substituídos – eles só podem ser ajustados para dar conta das “carreiras” de novas tecnologias.

Com base no estudo de referência de 2013, que inspirou “ Robôs assumem meu emprego ?”, Reunimos alguns dos papéis de marketing e vendas que provavelmente serão substituídos por robôs, bots e IA nos próximos anos.

Este estudo analisa a provável probabilidade de que um trabalho seja substituído por automação e informatização – baseado principalmente no nível de rotina de um trabalho e no treinamento especializado e inteligência social necessários para completá-lo. Não é uma lista exaustiva, mas dá uma ideia de como seria sua vida em alguns anos.

1. Telemarketing

Pontuação: 99%

Por que: Você provavelmente já recebe chamadas de robô em nome de vários produtos e serviços, e o crescimento da carreira no espaço de telemarketing deverá diminuir em 3% até o ano de 2024 . Isso se deve em grande parte aos requisitos para ser bem-sucedido: diferentemente de outras funções de vendas, os operadores de telemarketing não exigem um alto nível de inteligência social ou emocional para serem bem-sucedidos. Pense nisso – é provável que você compre de um operador de telemarketing? As taxas de conversão para vendas diretas por telefone geralmente são inferiores a 10% , tornando esse papel uma oportunidade madura de automatização.

2. Empregados da contabilidade

Probabilidade: 98%

Motivo: espera-se que os empregos nesta função caiam 8% até 2024 , e não é surpresa porque – a maior parte da contabilidade está se tornando automatizada, se ainda não foi. QuickBooks, FreshBooks e Microsoft Office já oferecem software que faz a contabilidade para você que é muito mais acessível do que o salário de uma pessoa, por isso não é surpresa que este trabalho tenha uma probabilidade tão alta.

Obs: a pesquisa mostra a situação dos operadores de contabilidade.

3. Analistas de RH e Benefícios

Probabilidade: 96%

Por que: Este é surpreendente porque o crescimento do emprego deve aumentar 7% até 2024 . Mas só porque há demanda não faz você seguro de automação. À medida que as empresas crescem em tamanho – especialmente nos mercados multinacionais -, um sistema baseado em papel e humano pode apresentar mais obstáculos, atrasos de tempo e custos. Os sistemas de benefícios automatizados podem economizar tempo e esforço para fornecer benefícios a um grande número de funcionários, e empresas como a Ultipro e a Workday já estão sendo amplamente adotadas.

4. Recepcionistas

Probabilidade: 96%

Por quê: Pam previu isso de volta no The Office , mas no caso de você não ser fã, os sistemas automatizados de telefone e agendamento podem substituir muito o papel tradicional de recepcionista – especialmente em empresas de tecnologia modernas que não têm telefone em todo o escritório. sistemas ou corporações multinacionais.

5. Correios

Probabilidade: 94%

Por que: Entregadores e entregadores já estão sendo substituídos por dronesrobôs , então é só uma questão de tempo até que esse espaço seja dominado completamente pela automação. Ao mesmo tempo, espera-se que esse espaço cresça 5% até 2024 , portanto, isso pode não acontecer tão rapidamente quanto você pensa.

6. Revisores

Probabilidade: 84%

Por que: O software de revisão está em toda parte – e nós usamos muito isso aqui na HubSpot. Do simples checagem ortográfica e gramatical do Microsoft Word ao Grammarly e ao Hemingway App , existem muitas tecnologias que facilitam a auto-checagem de sua própria escrita.

7. Especialistas em Suporte de Computador

Probabilidade: 65%

Motivo: O campo deve crescer 12% até 2024 , mas com muito conteúdo na Internet com instruções, guias passo a passo e hacks por aí, não é surpresa que as empresas dependam mais de bots e automação para responder suportar perguntas de funcionários e clientes no futuro.

8. Analistas de Pesquisa de Mercado

Probabilidade: 61%

Motivo: os analistas de pesquisa de mercado desempenham um papel extremamente importante no desenvolvimento de mensagens, conteúdo e produtos, mas a IA e as pesquisas automatizadas podem compilar essas informações cada vez mais facilmente. A GrowthBot , por exemplo, pode realizar pesquisas de mercado em empresas e concorrentes próximos com um simples comando do Slack.

9. Vendedores de Publicidade

Probabilidade: 54%

Motivo: à medida que a publicidade se distancia da mídia impressa e da TV e para os cenários de mídias sociais e da Web, as pessoas simplesmente não precisam gerenciar essas vendas para profissionais de marketing que desejam comprar espaço publicitário. Mais plataformas de mídia social facilitam a compra de espaço por meio de interfaces de programação de aplicativos (APIs) gratuitas e mercados de anúncios de autoatendimento para remover o vendedor e torná-lo mais rápido e fácil para os usuários ganharem dinheiro – e isso se reflete na projeção 3% de declínio no setor.

10. Vendedores de varejo

Probabilidade: 92%

Por que: se você visitou um shopping, revendedora de carros ou loja de móveis recentemente, talvez não tenha sido assistido por um vendedor do começo ao fim. As empresas estão democratizando a experiência de compra com recursos como o auto-check-out, e o comprador moderno é muito mais experiente em internet e mais propenso a fazer pesquisa na internet e tomar uma decisão de compra por conta própria.1

1. Gerentes de Recursos Humanos

Probabilidade: 0,55%

Por que não? É uma espécie de nome – mas o departamento de Recursos Humanos da sua empresa provavelmente precisará sempre de um ser humano no comando para gerenciar o conflito interpessoal com a ajuda de habilidades não cognitivas e de raciocínio. O campo está projetado para crescer 9% até 2024, à medida que as empresas crescem e precisam de estruturas mais robustas para apoiar e ajudar os funcionários.

2. Gerentes de vendas

Probabilidade: 1,3%

Por que não: os gerentes de vendas precisam de um alto nível de inteligência emocional para atingir suas cotas a cada mês, trabalhar em rede e colaborar com os clientes e motivar e incentivar a equipe de vendas maior. Os gerentes também precisam analisar dados e interpretar tendências, e os altos níveis de inteligência necessários – além da necessidade constante de se adaptar a novas situações – tornam esse papel seguro em relação à automação.

3. Gerentes de Marketing

Probabilidade: 1,4%

Por que não: os gerentes de marketing precisam interpretar dados, monitorar tendências, supervisionar campanhas e criar conteúdo. Eles também precisam adaptar-se agilmente e responder às mudanças e ao feedback do resto da empresa e dos clientes, fazendo com que essa outra AI de carreira humana não esteja pronta para ser replicada.

4. Gerentes de Relações Públicas

Probabilidade: 1,5%

Por que não? Os gerentes de relações públicas bem  sucedidos confiam em uma rede de relacionamentos e contatos para obter posicionamentos de imprensa e agitação para as empresas que representam, tornando esse outro papel completamente seguro. Os gerentes de RP que precisam aumentar a conscientização em torno de uma questão ou missão precisam de um toque particularmente humano para angariar fundos ou levar as pessoas a participar de uma campanha também – e espera-se que os empregos cresçam 7% até 2024 .

5. Contadores

Probabilidade: 1,5%

Por que não: Os contadores vão ajudar as empresas em questões de consultorias, investimentos, custos e muito mais. E nessa situação um robô terá apenas a obrigação de filtrar as informações, mais as estratégias só um profissional especializado e com conhecimento legal pode fazer.

6. Organizadores de Eventos

Probabilidade: 3,7%

Por que não: O planejamento de eventos é um campo em crescimento , e se você perguntar a alguém na nossa equipe de eventos aqui na HubSpot, se você está planejando um evento para funcionários, clientes ou um evento do setor com dezenas de milhares de participantes, o processo de planejamento muitas, muitas partes móveis envolvidas. Os planejadores precisam coordenar e negociar com fornecedores, contratados e freelancers para fazer as coisas se unirem, e as habilidades organizacionais e de pessoas envolvidas tornarão esse outro papel quase impossível de automatizar.

7. escritores

Probabilidade: 3,8%

Por que não: (eu respirei um suspiro de alívio neste.) Os escritores têm que idealizar, criar e produzir material escrito original. As IAs podem fazer algumas delas com sugestões de títulos, instruções de escrita e mensagens de mídia social automatizadas, mas publicações em blogs, livros, filmes e peças de teatro provavelmente serão escritos por humanos no futuro previsível.

8. Desenvolvedores de Software

Probabilidade: 4,2%

Por que não: A engenharia e o desenvolvimento de software são difíceis o suficiente para os seres humanos, e o tempo e o investimento necessário para criar aplicativos, softwares e sites serão difíceis de replicar – especialmente porque os desenvolvedores precisam executar perfeitamente para criar ótimos produtos para clientes. O campo deve crescer 19% até 2024 , então se você é um desenvolvedor de software, você está sentado por enquanto.

9. Editores

Probabilidade: 5,5%

Por que não: Embora parte da carga possa ser removida dos editores com a tecnologia automatizada de revisão mencionada anteriormente, os editores precisam revisar a apresentação dos redatores quanto à clareza, precisão, abrangência e originalidade. Embora haja algum software que possa detectar clareza e verificar o plágio , o papel do editor deve ser executado por um humano a fim de ler o trabalho como outro ser humano faria.

10. Designers Gráficos

Probabilidade: 8,2%

Por que não: Embora alguns AIs realizem pequenos (e um tanto assustadores ) passos no espaço do design gráfico, o design gráfico é artístico e técnico, tornando-o um papel ideal para um ser humano realizar. Como a escrita, todo trabalho precisa ser original e criado de acordo com os desejos do cliente, portanto, o design gráfico precisa ser criado com um artista humano e um editor tudo-em-um.

Navegando Inteligência Artificial

Para se ter uma idéia melhor do estado da IA ​​e como isso poderia impactar os futuros empregos, conversamos com dois especialistas: Mike Lieberman , CEO e Chief Revenue Scientists na Square 2, e Kate O’Neill , autora de tecnologia humanista e fundadora da KO Insights.

“Neste momento, profissionais de marketing e líderes de vendas estão aplicando inteligência artificial a situações genéricas de alto nível, como personalização e seleção de conteúdo para apresentar aos clientes em potencial”, diz Lieberman. “Outro grande exemplo é o marketing de e-mail mais inteligente, como saber quando as pessoas abrem e-mails e usam essa inteligência para enviar nesses momentos”.

Ele acrescenta: “O que é ótimo nessa aplicação é que ela produz melhores resultados – que deve ser o objetivo de um marketing mais inteligente baseado em inteligência artificial”.

Quando questionado sobre as indústrias que poderiam evoluir para a IA, Lieberman diz: “É altamente provável que a IA complementará os conselhos, orientações e recomendações das agências de marketing”.

“Como exemplo, hoje os consultores ajudam as empresas a saber o que fazer, quando fazer e como fazê-lo, mas logo o software de insights e recomendações fornecidas pela AI fornecerá aos profissionais de marketing sua lista de tarefas e essa lista é priorizada com base em suas metas específicas ,” ele explica. “Esta aplicação vai ajudá-los a melhorar o desempenho do programa todos os dias.”

Quando se trata de papéis e tarefas que a IA não pode substituir, O’Neill explica que trabalhos que exigem inteligência emocional serão mais seguros no futuro imediato. 

“Esse será um alvo em constante movimento, mas, por enquanto, o que a IA não pode fazer é usar a inteligência emocional, entender o contexto situacional, fazer julgamentos e, geralmente, ver nuances e significados como nós”, diz ela. .

“Isso significa que qualquer tipo de trabalho que se beneficie desses tipos de atributos humanos é melhor feito por um ser humano. Um computador ou robô pode ajudá-lo a executar com eficiência, mas, por enquanto, é você quem acrescenta o conhecimento sobre como realizar de forma adequada “, acrescentou.

No entanto, ela explica que isso pode mudar a longo prazo. 

“As máquinas se tornarão cada vez mais sofisticadas e poderão distinguir entre, digamos, ocasiões felizes e tristes para as pessoas, ou interagindo com crianças ou adultos, ou qual tom usar em qual mensagem, e assim por diante. E esses exemplos são apenas ponta do iceberg “.

Mas, embora alguns empregos possam mudar drasticamente no futuro próximo ou distante, ela enfatiza que a inteligência artificial permitirá que os humanos passem mais tempo no trabalho com o qual são apaixonados do que em tarefas demoradas. 

” O que é interessante sobre isso é que temos um estágio de desenvolvimento à nossa frente, onde podemos criar um trabalho mais significativo para os seres humanos e, ao mesmo tempo, ajudar a tornar as máquinas mais capazes de oferecer interações contextualmente apropriadas.”

Como Prova do Futuro Sua Carreira

Embora a IA assuma tarefas menores e mais demoradas, ela não pode substituir facilmente as emoções e os comportamentos humanos com os quais os clientes e o público se identificam. Ainda hoje, alguns clientes preferem falar com representantes de atendimento ao cliente humano sobre bots quando têm algum problema.

Além disso, uma empresa pode sempre precisar de um diretor executivo ou gerentes com forte inteligência emocional ou outras habilidades orientadas para o trabalho em equipe.

Da mesma forma, a IA pode não substituir facilmente uma função ou serviço criativo que exige que os funcionários pensem fora da caixa ou tentem algo que ainda não foi feito.

A melhor maneira de se defender dos robôs é determinar as habilidades e os traços insubstituíveis, aperfeiçoá-los e aperfeiçoá-los sempre que puder.

Por exemplo, se o seu trabalho exigir muitas tarefas que poderiam ser executadas por um robô, talvez você prefira considerar um projeto que ensine sobre gerenciamento ou liderança.

Se sua empresa oferece desenvolvimento profissional, você também pode fazer um curso de uma habilidade mais criativa, como falar em público, escrever ou design gráfico. Dessa forma, se o seu trabalho mudar, você poderá facilmente passar para outra função ou parecer mais valioso para um gerente de contratação devido à sua combinação única de habilidades logísticas e criativas. 

Para saber mais sobre como você pode continuar trabalhando com a IA para melhorar seu trabalho e otimizar a eficiência, leia nosso relatório de pesquisa aqui .

Quer mergulhar ainda mais profundamente nesses tópicos? Mike Lieberman e Kate O’Neill, citados acima, estarão falando no INBOUND 2019 – de 3 a 6 de setembro. O’Neill realizará uma sessão intitulada “Tecnologia, sua empresa e o futuro das experiências humanas significativas”, enquanto Lieberman apresentará “Os robôs estão chegando – como usar a inteligência artificial para tomar decisões de marketing mais inteligentes”.

Baseado na matéria do Portal https://blog.hubspot.com

 

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