13° salário do INSS será liberado em fevereiro? E o 14° salário será aprovado?

0

O 13° salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) continua programado para ter sua primeira parcela paga em agosto e a segunda parcela em novembro. Embora, a equipe econômica tenha informado que irá antecipar o pagamento para fevereiro e março, porém, ainda não bateram o martelo.

Em 2020, devido a pandemia que assustou e continua assustando muito a população de maneira geral, bem como os números de contágios e óbitos pela doença, o governo decidiu antecipar a parcela extra nos meses de abril a junho.

No ano passado, através do Decreto 10.410 o Governo Federal determinou a liberação da primeira parcela do 13° salário em agosto e a segunda parcela em novembro.

Entretanto, devido ao aumento nos casos de Covid-19, o governo está recorrendo a liberação do 13º salário entre os meses de fevereiro e março.

Enquanto isso, os aposentado e pensionistas esperam uma decisão do Ministério da Economia. Sendo liberada a primeira parcela em fevereiro e a segunda em março, o foco voltará para o 14° salário, já que novamente os segurados ficariam sem um dinheiro extra no final do ano, com uma possivel antecipação do pagamento.

O 14° salário para aposentados e pensionistas do INSS, para entrar em vigor, precisará que o Projeto de Lei, seja apreciado e possa ser votado, para ser aprovado em 2021.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil