18°C 28°C
Uberlândia, MG

17 livros especiais para sobre educação financeira

17 livros especiais para sobre educação financeira

16/12/2018 às 10h11 Atualizada em 16/12/2018 às 12h11
Por: Ricardo de Freitas
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

 

Não há dúvida: obter conhecimento é fundamental para gerenciar de maneira mais adequada o seu patrimônio.

Continua após a publicidade

Sendo assim, para ajudar você a aprimorar seus hábitos financeiros e entender melhor a forma de gerir o seu dinheiro, estamos indicando alguns livros muito interessantes sobre a educação financeira.

Cada um dos livros listados vai te passar ótimos ensinamentos e ajudar a modificar a forma como você vê suas finanças pessoais. Pode ter certeza que lendo estes livros você estará aprendendo com os melhores.

Lembre-se: não existem gastos com educação, apenas investimentos. Dessa maneira, a quantia investida nestes livros é irrisória perto do conhecimento que será adquirido. 

 

Continua após a publicidade

 

1. Pai Rico, Pai Pobre

De autoria do milionário americano Robert Kyosaki, o livro Pai Rico Pai Pobre virou uma lenda quando o assunto é educação financeira.

Kyosaki nasceu em uma família de classe média no Havaí. Seu pai biológico (chamado no livro de “pai pobre”) era funcionário público e, embora fosse um homem muito inteligente e honesto, nunca atingiu a liberdade financeira

Seu “pai rico” era um comerciante local, pai do melhor amigo de Robert, que foi acumulando grande riqueza ao longo da vida, chegando a se tornar o homem mais rico de sua região.

Continua após a publicidade

Através de ensinamentos simples, este homem foi o responsável por instruir Kyosaki nos assuntos relativos ao dinheiro.Focado em desenvolver uma mentalidade empreendedora nas pessoas, Robert usa sua história pessoal para dar valiosas lições de como os ricos educam seus filhos para atingirem o sucesso financeiro.R

2. Como ganhar mais com seu dinheiro

O autor Mauro Halfeld tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro brasileiro e é reconhecido como uma das principais referências no Brasil em finanças pessoais.

Nessa obra, utiliza-se de uma linguagem clara e direta para oferecer dicas práticas para as pessoas cuidarem melhor do dinheiro. O livro é no formato pergunta e resposta, o que facilita a consulta imediata a temas de maior interesse do leitor. 

3. Os Segredos da Mente Milionária

Escrito por Harv T. Eker, milionário americano, a publicação fala sobre as diferenças na forma de pensar dos ricos em comparação com as pessoas comuns. 

No começo do livro, o autor conta um pouco de sua história pessoal, recheada de fracassos, e do fato de como tudo mudou depois de substituir suas crenças negativas relativas ao dinheiro por ideias positivas.

Os Segredos da Mente Milionária traz uma série de ensinamentos sobre dinheiro e mentalidade rica.

RESENHA OS SEGREDOS DA MENTE MILIONÁRIA

4. 12 Meses Para Enriquecer

O autor Marcos Silvestre criou uma obra muito completa sobre orçamento e planejamento financeiro, com muitos exemplos e uma variada oferta de ferramentas de apoio (planilhas, calculadoras e simuladores).

É considerado um dos principais livros de educação financeira prática, oferecendo ao leitor mais do que apenas conceitos, mas muitas maneiras de aplicá-los e, principalmente, mensurar seus resultados dentro de um ano.

5. Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

O livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos é um dos grandes sucessos do consagrado autor Gustavo Cerbasi. Esta publicação aborda as finanças de maneira original, mostrando o tema sob o enfoque de um casal.

De leitura fácil e agradável, o livro ensina como identificar perfis financeiros, o resultado da combinação dos diferentes perfis, como planejar as finanças em conjunto e aspectos básicos sobre investimentos e economia.

Uma referência para casais que desejam construir um orçamento familiar inteligente e voltado para a liberdade e patrimônio. 

6. Saiba Mais Para Gastar Menos

A educação financeira é um processo que requer muito autoconhecimento e o livro de Elaine Toledo oferece excelentes dicas para definirmos melhor nossas prioridades e, claro, respeitá-las.

Trata-se de uma leitura essencial para quem quer lidar melhor com seus gastos e rever seu padrão de vida.

7. Trabalhe 4 Horas por Semana

Alguns dos maiores nomes do empreendedorismo digital da atualidade listam este livro como de leitura obrigatória. Este não é só um livro que fala sobre dinheiro e negócios, mais sim um livro sobre estilo de vida.

Se o seu sonho é escapar da rotina, viajar pelo mundo, ter uma renda mensal de 5 dígitos ou simplesmente trabalhar menos e viver mais, esse é o livro que você precisa.

De modo interativo e irreverente, o autor Timothy Ferriss mostra como conseguiu ganhar fortuna e automatizar seu negócio de maneira a ter que trabalhar apenas 4 horas por semana.

Sem a obrigação de trabalhar, Tim Ferriss usou seu tempo livre para realizar uma série de feitos impressionantes:

– Tetracampeão mundial de vale tudo;

– Linguista aplicado em japonês, chinês, alemão e espanhol;

– Ator de séries televisivas de destaque na China;

– Escritor de Best Sellers de sucesso mundial.

8. Sonho Grande

Este livro mostra a trajetória do homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann, desde a juventude até o presente.

Junto com seus dois sócios, Beto Sicupira e Marcel Telles, Lemann revolucionou o capitalismo brasileiro. 

Donos de um modelo de gestão atuante, focado em meritocracia e competitividade, o trio ganhou fama mundial por comprar 3 ícones americanos: a rede de fast food Burger King; a cervejaria Anheuser-Busch, dona da marca Budweiseir; e a marca de alimentos Heinz. 

Sonho Grande é, ao mesmo tempo, um livro de negócio que mostra os acertos e erros na vida empresarial destes 3 homens de sucesso e uma leitura muito agradável e inspiradora.

9. Dinheiro é um Santo Remédio

A maioria das pessoas tem a tendência de só se preocupar com os problemas financeiros quando eles são graves demais.

Através de uma linguagem simples, os autores Conrado Navarro e André Massaro buscam incentivar o leitor a mudar esse comportamento e dar atenção diária para suas finanças, através de um método simples de cálculo de importantes indicadores.

Entre os mais vendidos de finanças pessoais desde o lançamento, o livro acompanha planilha gratuita online.

10. Alocação de Ativos

O livro Alocação de Ativos, escrito pelo economista Henrique Carvalho, é a melhor publicação escrita em português sobre um assunto de muita importância para quem pretende investir bem seu dinheiro.

Com uma linguagem simples e descomplicada, Henrique nos mostra dados interessantes como o fato de que 66% dos fundos de investimento não conseguem ganhar do índice Bovespa, apesar de toda uma equipe de especialistas dedicados a essa tarefa, e como devemos fazer para planejar nossos investimentos e deixá-los em piloto automático.

O foco do livro é ensinar o leitor a investir seu dinheiro de maneira a garantir rentabilidade, segurança e, o mais importante, tempo livre! 

11. Os Axiomas de Zurique

Você já parou para pensar na Suíça? Em como um país minúsculo, sem litoral, que não possui um solo produtivo nem reservas de minério, petróleo ou carvão pode se tornar um dos locais de maior renda per capita do mundo?

No livro Os Axiomas de Zurique você vai descobrir como o modo de pensar dos suíços foi capaz de gerar esse resultado notável.

Escrito por Max Gunther, jornalista e filho de um banqueiro suíço, o livro revela as regras usadas por um grupo de investidores suíços para ganhar fortunas no período pós 2° Guerra, minimizando os riscos enquanto os lucros aumentavam.

Com 12 axiomas (leis que não podem ser provadas) maiores e 16 secundários, o leitor tem acesso a um modo de pensar sobre dinheiro totalmente novo, e por vezes contrário ao senso comum.

12. A Nova Regra do Jogo

A Nova Regra do Jogo nos mostra as diversas armadilhas presentes no “jogo” do dinheiro, e como os bancos, lojas e outros estabelecimentos se aproveitam da falta de informações das pessoas para aumentar seus lucros.

Segundo o autor, Rafael Paschoarelli, a grande maioria das pessoas é leiga quando o assunto é dinheiro, e a consequência direta disto é não saberem se proteger de negociadores inescrupulosos.

13. O homem mais rico da Babilônia

Essa obra conta com mais de dois milhões de exemplares vendidos no mundo todo e tornou-se um clássico na área de finanças por trazer lições sobre como economizar e investir dinheiro.

A sabedoria transmitida pelo livro é baseada nas práticas de sucesso dos antigos babilônicos, que apesar de serem antigas ainda são bastante úteis nos dias atuais.

O livro traz conselhos para quem quer aprender a: assegurar uma renda para o futuro; não desperdiçar recursos durante tempos de opulência; manter a pontualidade no pagamento de dívidas; buscar conhecimento e informação em vez de apenas lucro; e, sobretudo, cultivar as próprias aptidões, tornando-se cada vez mais habilidoso e consciente.

RESENHA O HOMEM MAIS RICO DA BABILÔNIA

14 – Quem pensa enriquece

O autor Napoleon Hill passou 20 anos investigando os métodos e as práticas de 500 dos homens mais ricos do mundo nas primeiras décadas do século XX.

Dessa pesquisa, o americano extraiu 15 características comuns a todos os que juntaram fortuna.

Lançado pela primeira vez em 1937, o livro já vendeu 20 milhões de cópias no mundo todo e é considerado um clássico absoluto da categoria.

15. Terapia Financeira

A obra de Reinaldo Domingos nos mostra algumas das principais dificuldades enfrentadas pelas pessoas no campo financeiro e a metodologia que o autor desenvolveu para ajudar todos aqueles que têm problemas para controlar o próprio dinheiro.

Além disso, Domingos ensina o leitor a diagnosticar gastos e entender como priorizar os sonhos. Por fim, oferece também um modo para planejar o orçamento e começar poupar dinheiro.

16 – Quero ficar rico

Esse livro tem uma fundamentação teórica muito sólida, uma vez que o autor Rafael Seabra conta com mais de 10 anos de estudo sobre o assunto, diversos artigos publicados no blog homônimo e uma grande experiência adquirida ao longo de sua vida financeira, além dos relatos de seus alunos e leitores.

O foco principal da obra é apresentar ao leitor como trilhar o caminho da liberdade financeira, mostrando os principais problemas financeiros e como resolvê-los.

17. Como Investir em Imóveis

O autor Leandro Ávila, especialista em imóveis, mostra as diversas formas de investir neste mercado, mostrando todos os custos envolvidos, os macetes para realizar uma boa compra e os cuidados que devemos ter para não transformar o sonho de comprar um imóvel em um verdadeiro pesadelo.

Como o investimento em imóveis tem como característica as altas quantias envolvidas, aconselho entusiasticamente a leitura deste livro, que representa um pequeno investimento capaz de gerar grandes benefícios em qualquer negociação imobiliária.

Agora que você tem uma lista inicial de livros capazes de ajudá-lo a cuidar melhor do seu dinheiro, espero que você abra as portas da sua vida para a educação financeira.

Portal Mobills: Educação Financeira gratuita

 

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Uberlândia, MG
19°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 28°

19° Sensação
2.33km/h Vento
94% Umidade
75% (0.69mm) Chance de chuva
06h24 Nascer do sol
05h59 Pôr do sol
Sáb 28° 19°
Dom 27° 20°
Seg 28° 20°
Ter 29° 21°
Qua 29° 18°
Atualizado às 00h17
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,24 -0,03%
Euro
R$ 5,58 -0,07%
Peso Argentino
R$ 0,01 +0,43%
Bitcoin
R$ 346,390,44 -1,78%
Ibovespa
124,196,18 pts 0.02%