3 desafios que a indústria precisa superar no momento

0

Grande parte das empresas que atuam no ramo industrial enfrenta diariamente diversos desafios para se desenvolverem no mercado.

No dia a dia de uma empresa, é preciso garantir a qualidade dos produtos e serviços, cumprir todos os prazos, otimizar a mão de obra, disponibilizar todas as manutenções necessárias, negociar com fornecedores (como os que fornecem masterbatch), calcular e precificar preço, dentre outras variadas atividades.

E se você faz parte do ramo industrial, então sabe exatamente do que estamos falando. No entanto, desde a chegada da pandemia provocada pelo novo coronavírus (também conhecido como Covid-19), tudo se tornou ainda mais complexo.

Agora, enquanto algumas indústrias, como as que produzem válvula redutora de pressão, entre outros, precisaram suspender as suas atividades temporariamente, outras optaram por revezar colaboradores ou até mesmo permanecer com partes das atividades de forma remota.

Além disso, há outros diversos desafios que a indústria precisa superar no momento. Neste post, nós iremos te explicar cada um deles. Continue a leitura e descubra de todos os detalhes! Vamos lá?

1- Planejar compras e gerir estoques

Um dos impactos mais visíveis causados pelo surto foi a instabilidade na demanda de produtos e serviços.

Enquanto em alguns setores (como na fabricação de EPI’s, álcool em gel, máscaras de proteção, etc.), a demanda alavancou e gerou um colapso financeiro, em outros ramos da indústria houve diminuição repentina (como no caso da fabricação de cosméticos, por exemplo).

Por conta disso, a indústria acaba tendo que lidar com dois problemas clássicos: excesso ou falta de materiais no estoque.

Uma das maneiras mais eficazes para enfrentar esse desafio é por meio do uso de ferramentas adequadas para buscar o equilíbrio na planejamento de estoque. Conhecendo a demanda, é mais simples planejar compras e ter mais qualidade nos produtos e serviços.

2- Gerenciar o chão de fábrica

Outro desafio que a indústria precisa superar no momento é a dificuldade para otimizar e gerenciar a mão de obra dos trabalhadores e também a produtividade das suas máquinas e equipamentos.

Com o revezamento de colaboradores, é muito mais complexo acompanhar o estágio e atividade de cada colaborador.

Por isso, a gestão do chão de fábrica também acaba tendo que ser redobrado. Nesta situação, um software que integra informações pode ser uma ferramenta preciosa para o melhor controle das atividades;

Com ele, é possível saber sobre as tarefas executadas com cada um dos trabalhadores, horário de trabalhos, metas de produção, dentre outras diversas possibilidades que supram as necessidades da indústria.

3- Garantir a qualidade dos seus processos e produtos

Mesmo antes da chegada do novo coronavírus, os clientes já estavam se tornando mais criterioso em relação aos produtos e serviços.

No entanto, diante desse cenário, as empresas também estão ainda mais competitivas, o que leva a uma indústria buscar o nível de excelência na qualidade de seus produtos.

Uma fábrica de mangueira de incêndio, por exemplo, precisará realizar ajustes nas suas estratégias operacionais, elaborar relatórios comparativos, analisar a necessidade dos clientes, e por aí vai.

Agora que você já sabe sobre quais são os maiores desafios que a indústria precisa superar neste momento, o que acha de mudar o cenário e começar o seu planejamento para se destacar no mercado? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.