3 dicas para evitar juros no cartão de crédito

Apesar do crescimento no uso dos cartões, muitos brasileiros se viram endividados pelo não pagamento integral da fatura

0

De acordo com um recente levantamento do Banco Central, o uso do cartão de crédito entre os brasileiros chegou a 123 milhões em 2019. Com o cenário pandêmico, a priorização desse meio de pagamento ganhou ainda mais destaque, visto que a crise econômica levou muitos brasileiros à falta de dinheiro. 

No entanto, apesar do crescimento no uso dos cartões, uma das consequências passou a ser o adiamento do pagamento total da fatura, o que leva muitos brasileiros à multiplicação de dívidas.

Isso porque, ao não realizar o pagamento integral do valor da fatura, terá a dívida corrigida por taxas anuais de juros superiores a 300%, podendo chegar a 875%, segundo a Agência Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). Nesse cenário, a maior parte das dívidas no Brasil têm a mesma origem: altos juros do cartão de crédito. 

Nesse sentido, fugir dos juros é a melhor opção. Confira três dicas para escapar das dívidas e organizar a vida financeira:

Designed by @bearfotos / freepik
Designed by @bearfotos / freepik

Saiba exatamente o valor da fatura. Identificar o valor total da fatura do cartão deve ser o primeiro passo para tomar uma atitude em relação aos juros. Para se livrar de qualquer possibilidade de cobrança, vale considerar quitar todas as compras parceladas. O extrato do cartão é facilmente visualizado na conta digital ou app do cartão. No entanto, o principal é fazer o pagamento integral da fatura até a data do vencimento. 

Faça um empréstimo para quitação. Diante da opção de pagar a fatura à vista para se livrar dos juros rotativos, considerar fazer um empréstimo com taxas de juros menores, como o consignado, por exemplo, é uma ótima saída. Embora, nessa opção, ainda existam juros, estes são menores em comparação aos juros do cartão. 

Reduza os gastos com cartão. Uma vez que essa dívida foi solucionada é hora de reduzir os gastos com este cartão. Esse passo exige um esforço para equilibrar as contas e impedir que o cartão de crédito seja usado novamente sem critério. Consultar as próximas faturas e as parcelas que serão cobradas na sequência é uma forma de manter o controle dos gastos, e evitar surpresas quando a fatura chegar. 

Sem dúvidas, o cartão de crédito é um ótimo aliado no dia a dia dos brasileiros. No entanto, manter o equilíbrio nos gastos e pagamento da fatura em dia é o melhor caminho para continuar usufruindo das facilidades do cartão.