A maioria das pessoas chama de “”, já outros preferem o termo “Teletrabalho”, enquanto outros o chamam de “Trabalho Remoto”. Enfim, nomes à parte, o fato é que o deixou de ser uma tendência.

Hoje em dia é possível afirmar que o se tornou uma realidade para profissionais dos mais variados segmentos.

Gente que atua em áreas como publicidade, design, jornalismo, fotografia e tecnologia da informação, por exemplo, está apta a adotar esse regime de trabalho.

Na teoria não é difícil, pois com um notebook e uma boa conexão com a internet você já tem todo o material de trabalho.

No caso do funcionário o é vantajoso, pois permite que ele crie um ambiente próprio e personalizado de trabalho, sem a pressão diária de um ambiente de escritório. Já para a empresa a vantagem está na economia.

O trabalho feito em casa não exige gastos com tranortes, horas estressantes no trânsito e nem deesas com alimentação.

No entanto, ainda que existam vários benefícios evidentes, quem quer atuar por o do deve estar atento para não cometer alguns erros que podem prejudicar o andamento das tarefas. Vamos ver quais são eles?

1 – Falta de planejamento

Muita gente acredita que é o mais puro retrato da liberdade e que o profissional tem total autonomia por determinar os próprios horários de trabalho.

A parte de determinar os horários até que é verdade, mas nem por isso o significa “eu trabalho quando bem entendo”. É necessário ter em mente que mesmo sendo feito em casa, ainda assim é um trabalho. Sendo assim, há horários a serem cumpridos.

A falta de um bom planejamento no dia a dia compromete a eficiência do seu , pois quando você menos eera, as tarefas diárias de casa acabam se misturando com o trabalho profissional.

A melhor maneira para evitar isso é estabelecer horários fixos para as horas de trabalho. Com isso, fica mais fácil organizar melhor o seu dia a dia. 

Além disso, hoje em dia há uma ampla variedade de aplicativos e serviços que possuem o intuito de facilitar a gestão de tarefas e horários. Por o dessas ferramentas, você tem a possibilidade de agendar compromissos, organizar prazos e estabelecer prioridades.

Entre essas ferramentas, é importante destacar algumas delas que são bem práticas e intuitivas. Veja a seguir algumas delas.

Trello

Essa é uma ferramenta muito útil para qualquer profissional que atua com . Ela é intuitiva e permite organizar os trabalhos por o de listas, inclusive pode ser usado para separar as tarefas entre os funcionários.

Slack

Essa é uma ferramenta que pode ser adquirida de forma gratuita. Porém, caso você necessite de mais recursos e funcionalidade, pode investir na versão paga.

O Slack possibilita designar tarefas e analisar o andamento das mesmas. Ele também pode ser integrado com outros serviços, o tornando ainda mais eficiente.

Asana

Dionível para Android e iOS, bem como podendo ser acessado via web, o Asana é gratuito. Além do mais, ele permite acompanhar o progresso das tarefas remotamente, o tornando ideal para o .

Não custa citar aqui outras ferramentas que também podem auxiliar no planejamento e andamento do , que são o Google Drive e o Dropbox.

2 – Ausência de uma boa presença digital

Essa é uma falha cometida por alguns profissionais como fotógrafos, designers e demais freelancers que atuam como .

Por mais que você tenha um local organizado para atuar em sua casa, por mais ainda que você faça um excelente trabalho, é necessário mostrar a qualidade do serviço. É aí que criar um site ou um blog para divulgar a produção é fundamental.

Um site se torna o cartão de visita para quem atua como . Ele comporta os melhores trabalhos feitos pelo profissional e se torna um excelente material para atrair mais clientes.

Além do mais, divulgar o site ou o blog em redes sociais – eecialmente no LinkedIn – também é essencial para o êxito do freelancer que atua como .

Hoje em dia não há a necessidade de conhecer códigos de programação complexos para a criação de um site. Plataformas intuitivas como WordPress e Wix facilitam ao máximo essa tarefa.

3 – Acreditar que é fácil

As vantagens de ter um escritório na sua casa tem as suas vantagens, mas também tem os seus desafios. As distrações frequentes, as interrupções constantes, tudo isso dificulta a concentração.

O ideal, nesse caso, é deixar bem claro para as pessoas com que você convive que aquele eaço, que aquele horário, é reservado para o seu trabalho.

Outra solução é procurar um ambiente de coworking. Tais eaços são perfeitos para quem atua como e necessita de uma boa infraestrutura para trabalhar.

O já é uma realidade em várias partes do mundo

O é uma consequência do atual momento tecnológico, em que smartphones, aplicativos e uma boa conexão com a internet tornam o compartilhamento das tarefas mais rápido e possível de qualquer lugar.

Portanto, para que a sua atuação em seja realmente eficiente, evite cometer os erros citados neste post e sempre procure se profissionalizar cada vez mais.