3 Mitos do INSS que te contaram e você ainda acredita

0

Muito se fala dos diversos benefícios previdenciários, porém o que poucos sabem é que nem toda informação enraizada na sociedade condiz com a verdade estabelecida em nossa legislação.

Neste post, trago 3 mitos acerca da Previdência Social de 3 benefícios diferentes que precisam ser desmistificados pelas pessoas:

Mito número 1

Quem recebe pensão por morte não pode mais se casar, sob pena de perder o benefício.

MITO. O que não pode é cumular duas pensões por morte.

Contudo, nem sempre foi assim. Antes do advento da Lei de número 8.213/91 (Lei de Benefícios da Previdência Social) a percepção de um eventual novo casamento por parte da mulher gerava fim ao direito de receber o benefício, mas essa sistemática já não existe mais.

Mito número 2

Quanto maior for a quantidade de filhos, maior será o valor do auxílio-reclusão.

MITO. O valor do auxílio é único e será dividido pelo número de dependentes.

O auxílio-reclusão não pode ser inferior e nem exceder o valor de um salário mínimo (R$ 1.045, desde fevereiro de 2020).

Mito número 3

Com a Reforma da Previdência terei que me adequar as novas regras para me aposentar.

MITO. Dependerá de cada caso concreto, pois não afetará o direito adquirido do indivíduo que já preenchia os requisitos anteriores as novas regras.

Para quem não sabe o direito adquirido é aquilo que já é seu por direito. Você já completou todos os requisitos legais para ter o direito. Isso é constitucional.

Na aposentadoria, direito adquirido é quando você completa todos os requisitos legais para se aposentar.

Na prática, isso significa que se você completou em setembro 2019 todos os requisitos para a aposentadoria por tempo de contribuição você sempre vai continuar tendo direito a esta aposentadoria, com as regras que valiam em 09/2019, antes da promulgação da Reforma da Previdência. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.