3 perguntas que todo empreendedor deve responder para si mesmo todos os dias

Reflita como você responderia as três perguntas!

Empreender não é uma tarefa fácil, não existem atalhos. Só existe um caminho para conseguir o sucesso: é preciso estudar, buscar conhecimento e assumir o controle da sua vida. Atualmente, há tantas formas de encontrar bons conteúdos na Internet. Na minha época, além de não existirem tantos cursos como agora, o valor era muito alto.

A minha trajetória empreendedora começou em 23 de agosto de 1993, quando meu ex-marido e eu abrimos, com muito sacrifício, a NEODENT, uma empresa de implantes dentários. Naquela época, comecei a cuidar da área comercial da empresa, mas, para mim, não bastava vender, eu queria entender o que vendia. Então, decidi estudar odontologia. E a jornada tripla, apesar de cansativa, não me desanimava. Pelo contrário, eu via a empresa crescer e isso me dava, ainda mais, força para continuar.

Com 15 anos, a empresa se tornou líder nacional em seu segmento e, aos 42 anos, me graduei em odontologia. Portanto, com base na minha experiência, quero deixar como reflexão três perguntas que todo empreendedor deve responder para si mesmo todos os dias.

1- Como eu posso crescer?

Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, pausar um período estipulado, diariamente, para focar no crescimento da sua empresa é positivo e não atrapalha a produtividade. Essa reflexão diária nos ajuda a reconhecer oportunidades qualificadas e solucionar questões limitadoras;

2- O que eu posso doar?

Os profissionais que praticam ações voluntárias costumam se sentir recompensados pela oportunidade de dedicar tempo, conhecimento e esforços em prol da coletividade. Além de praticar o bem comum, manter ações voluntárias é uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional e de ajudar a sociedade a minimizar problemas sociais;

3- O que eu posso celebrar?

Reconhecer e celebrar pequenas conquistas que constroem a jornada empreendedora é essencial para ativar sentimentos positivos dentro de nós. Esse registro mental feito diariamente, a longo prazo, nos estimula diante de novos desafios, além de aumentar a confiança e autoestima profissional, características que são importantes para o perfil empreendedor.

Agora, qual é o seu próximo passo para traçar as suas metas e realizar os seus sonhos?

Por Clemilda Thomé, Nascida em 1954, na Cidade de Sapopema, interior do Paraná, filha de pais agricultores, foi uma das primeiras empresárias no Brasil a se tornar bilionária ao vender sua empresa NEODENT para uma multinacional suíça.

Comentários estão fechados.