4 Dicas contábeis para nutricionistas

Assim como qualquer outra profissão, os nutricionais também precisam se atentar a algumas questões contábeis que podem ter um impacto decisivo no rumo de seus negócios.

Veja a seguir algumas dicas contábeis para nutricionistas, que vão te ajudar a colocar o seu trabalho no rumo certo. Confira!

1 – Cuide do seu fluxo de caixa

Ter total conhecimento de todas as entradas e saídas de dinheiro do seu consultório é a única maneira de saber se o seu negócio realmente é rentável, principalmente nos períodos em que a quantidade de clientes aumenta muito.

Porque basta um descuido para que você rapidamente perca totalmente o controle das finanças do seu negócio, e isso pode trazer problemas sérios no longo prazo.

Você pode encontrar modelos de planilhas de controle de fluxo de caixa gratuitas na internet que vão te ajudar a manter o controle sobre o negócio de uma maneira clara e real.

2 – Cumpra todas as exigências legais

Se você acabou de se formar, ou está saindo do mercado corporativo para empreender na sua área, é importante analisar todas as questões legais envolvidas na abertura de um consultório ou clínica.

Fechar os olhos para essas questões é um erro muito comum cometido por empreendedores de todos os mercados, e com os nutricionistas não é diferente.

O primeiro passo é você estar regularmente habilitado e registrado no Conselho Federal de Nutricionistas (CNF).

Depois disso, você deve providenciar outras questões burocráticas, como a emissão do alvará de funcionamento e do seu CNPJ.

Podem existir ainda outras exigências que variam de um município para outro, então o ideal é se informar junto aos órgãos da sua cidade.

3 – Contrate um contador, mesmo que seja MEI

É muito comum que os nutricionistas, principalmente aqueles que acabaram de concluir sua graduação, não disponham de muito capital para abrir seu consultório e acabem tendo que acumular funções para viabilizar o negócio.

E isso pode até funcionar em um estágio bem inicial, mas rapidamente você vai perceber que precisará de ajuda para administrar o negócio de uma maneira mais profissional, e isso envolve a figura do contador.

Porque uma boa gestão contábil e financeira é essencial para que o seu negócio se torne saudável financeiramente, e você tenha mais tempo para exercer a sua atividade principal com mais concentração e qualidade.

4 – Emita notas fiscais

A tentação dos pequenos empresários e empreendedores de não emitir notas de pequenos serviços é gigantesca, mas se você quer ser um profissional, vai precisar ter o controle total sobre o seu negócio.

E a emissão de notas fiscais, seja para a montagem de uma dieta, um cardápio low carb ou para um acompanhamento semestral do seu paciente, é a única forma de você ter todas as entradas e saídas sob controle.

Além disso, você vai precisar dessas notas na hora de preparar a sua declaração do Imposto de Renda, assim como para manter seu fluxo de caixa atualizado.

Seguindo essas dicas contábeis para nutricionistas você pode conduzir o seu negócio, seja o seu consultório ou uma clínica com outros profissionais, de maneira muito mais tranquila e profissional, com clareza para tomar decisões importantes para o futuro do negócio.

Dica extra do Jornal Contábil: Se prepare e se especialize em Departamento Pessoal Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!

Comentários estão fechados.