Microempreendedores individuais precisam cuidar de toda a parte administrativa do seu negócio como preços, prazos, questões contábeis, isso tudo além do seu trabalho diário exercendo suas profissões. 

Secretaria da Fazenda, prefeituras, prestações de serviço, pagamentos, cobranças, emissão de notas fiscais, declaração de imposto de renda… 

Por isso muitos MEIs encontram dificuldades no início de suas atividades como Microempreendedores Individuais por não conseguirem cuidar das suas finanças, e de todas as regulamentações a quais são impostos.

Portanto, separamos neste artigo, 4 dicas para que você microempreendedor individual consiga dar conta do seu negócio, desde prazos, finanças até obrigações contábeis. 

Conheça agora os melhores aplicativos para a gestão financeira do seu MEI. Confira!

Meu Caixa 

O app Meu Caixa da QRCom permite que você tenha o controle dos clientes, de vendas e também o histórico de ganhos e de débitos.

Além disso, com ele você pode registrar clientes e também ter documentado os ganhos e gastos de cada um.

Embora o aplicativo tenha uma aparência simples e peque em relação a buscas de clientes, ele pode ajudar você que é MEI a ter um controle financeiro mais preciso e eficaz.

Você encontra o Meu Caixa MEI na play store do seu smartphone com sistema Android, já que ele ainda não está disponível para IOS.

O aplicativo é gratuito, no entanto você pode realizar compras de funcionalidades para uma melhor gestão do seu empreendimento.

SmartMei

Com o intuito de auxiliar nas rotinas administrativas, o SmartMei permite que o microempreendedor individual monte sua MEI, acompanhe seu andamento, realize o controle financeiro e emita DAS-MEI, tudo isso pelo app.

Assim como avisa quando alguma conta está prestes a vencer e também ajuda na gestão das transações.

Entretanto, com o app não é possível fazer backup automáticos e nem na nuvem. Também não salva clientes, o que desfavorece quando se quer saber o histórico.

Para utilizar o SmartMei basta ir até a loja de aplicativos do seu Android e fazer o download de maneira gratuita!

Meu Controle

O aplicativo Meu Controle permite gerir as entradas e saídas de capital do seu negócio, fazer transferências entre contas. 

Além disso, com ele você também pode controlar as despesas com cartões de crédito. o app ainda fornece gráficos e também os dados exportados em formato compatível com Excel.

Todavia, o que o app não possui é a possibilidade de backups automáticos e nem histórico de clientes.

No entanto, com ele você pode controlar as transações bancárias e também ser lembrado das datas de vencimento de gastos e também de ganhos.

Atualmente o aplicativo Meu Controle só está disponível para usuários do sistema Android. 

O app é gratuito mas para quem quiser funções extras, é necessário pagar um valor referente ao serviço.

qipu App

O qipu App é, talvez, o melhor aplicativo para gestão da empresa de um microempreendedor comum. Ele permite o controle contábil e também a administração das finanças e limite de gastos.

Isso além de permitir a conversão de moedas. Para se cadastrar no app basta logar com sua conta no Facebook ou Gmail.

No entanto, o app não realiza backup na nuvem e você só consegue ter acesso aos dados estatísticos do seu negócio se contratar a versão paga.

Assim como os anteriores, o qipu App só está disponível para smartphones que possuem o sistema Android.

Estes aplicativos dependem que você não se esqueça de atualizar as informações como dados do cliente, valores a serem recebidos e também gastos. 

Então, independente do programa que você escolha, o sucesso dele e da sua MEI está ligado diretamente ao seu comprometimento para acrescentar as informações.

Agora que você já conhece os aplicativos, basta escolher o que melhor se encaixa nas suas necessidades, fazer o download e começar a cuidar do seu MEI com muito mais propriedade e segurança. Boa sorte!

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.

Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática.

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Fonte: Saipos