4 Dicas para contratar um advogado online

advogado online

O mundo mudou e a tecnologia chegou para revolucionar e facilitar a vida das pessoas. Um exemplo disso é a possibilidade de contratar um advogado online e ser atendido no conforto de sua residência. 

Mas é seguro contratar um advogado pela internet? Sim, mas é preciso pesquisar. Ainda é muito comum as pessoas terem o receito de contratar um profissional que presta o atendimento online. Entretanto, essa é uma realidade que vem crescendo nos escritórios de advocacia.

A figura desse profissional ainda é vista como alguém engravatado, sentado em sua cadeira, atrás de uma grande mesa, rodeado de livros sobre direito e papéis. Por isso, pensar em ser atendido online gera tantas dúvidas. 

Antes de tudo, como em qualquer contratação, é necessário que sejam tomados alguns cuidados. Por isso, se você está pensando em contratar um advogado online, confira as dicas que preparamos para te ajudar nessa missão. 

Você vai aprender:

Contratar um advogado online: como isso é possível?
Dica #1: Realize uma pesquisa sobre o profissional
Dica #2: verifique site e redes sociais 
Dica #3: contratar um advogado especialista online?
Dica #4: Como funciona o pagamento da ação
Contratar ou não contratar, eis a questão!

Boa leitura!

Contratar um advogado online: como isso é possível? 

médico tem direito a aposentadoria especial

Primeiro de tudo é necessário que se esclareça como é possível contratar um advogado online.  Dentro do Direito existem várias áreas de atuação. Em algumas delas, os processos são todos eletrônicos, o que facilita na hora de dar entrada nas ações. É o caso, por exemplo, da área Previdenciária. 

Devida a essa facilidade do Processo Judicial Eletrônico, o advogado pode atender e dar andamento em casos em qualquer parte do país, sem a necessidade de estar presencial naquele local. Por isso, através de um Escritório Digital e um advogado online, é possível morar em São Paulo e ser atendido por um profissional do Rio Grande do Sul, por exemplo.

Dica #1: Realize uma pesquisa sobre o profissional

pesquisa advogado

Pare e pense por um momento. Se você está pensando em comprar ou contratar um serviço, qual é a primeira coisa que você faz?  Se sua resposta foi pesquisar sobre o produto ou serviço, você está no caminho certo. 

E essa é a nossa primeira dica: realize uma pesquisa sobre o advogado online e o escritório que você deseja contratar. 

Esse é um importante passo pois as qualificações e a credibilidade do profissional são fundamentais na hora de realizar a contratação. Contratar um mau profissional poderá trazer consequências ao seu caso e, até mesmo, impedir que se entre com outra ação na justiça. 

Você pode realizar essa pesquisa de duas formas: através da OAB do advogado e da OAB do escritório. 

Pesquisa através da OAB do Advogado

Para o exercício da profissão, os advogados são submetidos a uma prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Se aprovados, eles recebem um número de inscrição e poderão exercer a profissão. 

Dessa forma, você pode consultar o número da OAB do profissional escolhido no Cadastro Nacional dos Advogados. Caso não tenha esse número, você pode buscar pelo nome do advogado. Mas, nesse caso, o nome precisa estar escrito da forma correta para que a busca seja realizada. 

imagem da página do site do Cadastro nacional dos advogados - contratar um advogado online

Por exemplo, aqui no Escritório Carbonera & Tomazini, você pode conferir na página  “O Escritório”, os nomes e as OABs dos advogados e advogadas que fazem parte da nossa equipe. 

Pesquisa através da OAB do Escritório

Outra forma de realizar a pesquisa é através número da OAB do escritório. Para isso é necessário acessar o site do Cadastro Nacional de Sociedade de Advogados. Após realizar a busca, você verá os resultados e poderá conferir as informações do escritório que está procurando. 

No caso do nosso escritório, possui registro da pessoa jurídica OAB/RS 5.067 e OAB/SC 4.029 e Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ, inscrição nº 20.920.282/0001-52. 

Para realizar a busca insira no campo inscrição apenas nos números da inscrição sem o ponto. 

Página do Cadastro Nacional de Sociedade de Advogados - Contratar um Advogado Online - Carbonera e Tomazini

Você pode realizar a busca pelo nome do escritório ou pelo número da OAB. Aqui é importante apenas ressaltar algo. Cada estado possui a sua OAB própria que registra os advogados de cada unidade da federação.

Por isso, existe a possibilidade de um mesmo número se repetir em estados diferentes. Então o ideal é já selecionar a Seccional também (que é o Estado onde o escritório está registrado).

Dica #2: verifique site e redes sociais 

pesquisa na internet advogado

Se o advogado quer ser contratado através da internet ele precisa estar conectado ao mundo online. Por isso é muito importante que esse profissional ou o escritório tenha um site e também redes sociais. 

Confira o site do advogado online ou escritório digital escolhido e acesse informações como missão, equipe, escritório, conteúdo da página, se possui filiais físicas, os telefones e endereços… Se você tiver alguma dúvida, pode ainda ligar para os telefones que aparecem no site. 

As redes sociais, como Facebook e Instagram, também são muito importantes nesse processo. Você pode analisar as publicações, os comentários, as informações da página, avaliações e recomendações.

Dica #3: contratar um advogado especialista online?

Essa é uma dúvida muito comum e pode até mesmo fazer a diferença na hora de escolher de contratar um advogado online. 

Sobre a importância do profissional ser especialista na área que você precisa, vamos fazer uma comparação simples com outra profissão.

Vamos supor que uma pessoa tenha problemas no coração. Ela não vai procurar um pediatra, por exemplo, ela vai buscar um especialista em cardiologia. 

Essa lógica também funciona no Direito. Existem várias áreas dentro do Direito, como Previdenciária, Trabalhista, Criminal…. Busque por um advogado que seja especialista na área que você procura. 

Por exemplo, se você quer tratar de sua aposentadoriaauxílio-doença, busque um advogado especialista em Direito Previdenciário.

Dica #4: Como funciona o pagamento da ação

evite perder dinheiro

Essa certamente é uma das maiores dúvidas quando o assunto é contratar um advogado online.  Pois, a distância, faz com que isso seja um medo muito comum. Por isso a nossa quarta dica busca te ajudar a esclarecer esse ponto. 

Vamos usar aqui o exemplo da nossa área de atuação, a Previdenciária.  Em caso de ganho da ação, é fornecido um documento e basta a pessoa comparecer ao Banco, apresentar seus documentos e receber. Por isso, não há riscos. 

Nesse ponto, o cliente apenas precisa ficar atento com relação a solicitação de procuração por instrumento público. Pois, procurações simples, que não são registradas em cartório NÃO permitem que o advogado saque o seu dinheiro no Banco. Ao contrário, procurações registradas em Cartório geram a possibilidade do procurador receber valores em nome do cliente. Por isso, em caso de dúvida, fale com seu advogado.

Idosos olhando para o computador - advogado online escritório digital - carbonera e tomazini

O Escritório Carbonera & Tomazini Advogados NÃO solicita procurações registradas em Cartório. Esse seria um requisito apenas para o encaminhamento de benefícios para analfabetos e cegos, mas, mesmo nesses casos, é explicado na procuração que não são concedidos poderes para sacar/receber valores.

Outro aspecto importante em relação ao pagamento é se o advogado que você está contratando solicita adiantamento/valor antecipado ou, então, se a cobrança de honorários irá acontecer apenas no final do processo.

Quanto o pagamento de honorários acontece apenas no final do processo, é mais uma garantia que você possui de que o serviço será de fato realizado. E, se não for, você também não terá que desembolsar nenhum valor.

Contratar ou não contratar, eis a questão!

Contratar um advogado online ou um escritório digital é um grande passo na sua vida. Pois, sabemos que estará nas mãos desse profissional algo que é muito importante na sua vida. 

Por isso, com esse artigo, buscamos mostrar que é possível que essa contratação seja feita de forma segura. Basta apenas buscar todas as informações necessárias sobre o profissional. 

Use a tecnologia para lhe ajudar nesse processo. Pesquise muito e tire as suas dúvidas sempre que necessário.


Tem alguma dúvida sobre benefícios do INSS? Fale com um de nossos especialistas. Para isso, primeiro escolha o benefício clicando aqui.

duvidas fale com um de nossos especialistas carbonera e tomazini advogados