4 dicas para economizar na hora de reformar o seu home office

0

O trabalho remoto tornou-se tornou uma forte tendência graças ao avanço tecnológico e a flexibilização dos empregos. Após a necessidade de isolamento social para conter o avanço da pandemia do novo Coronavírus, essa modalidade se fortificou ainda mais. 

Contudo, para que o home office seja mais produtivo e confortável, é crucial ter um espaço adequado para trabalhar. 

A boa notícia é que você pode criar um ambiente de trabalho em sua casa sem investir muito dinheiro e ainda assim ter acesso a soluções confortáveis, ergonômicas e autênticas. Porém, essa tarefa exige organização e planejamento. Por isso, não perca o artigo!

Como organizar o espaço para o trabalho em home office?

O primeiro passo para começar a organizar e montar seu home office é encontrar um espaço tranquilo e com boa iluminação. Assim, você terá mais facilidade para se concentrar.

Não é preciso ter uma sala própria para isso, mas é importante que você tenha uma parede totalmente livre para adicionar os móveis para o home office. Outra dica é ficar longe do dormitório para evitar momentos de preguiça ou distrações. 

Como trabalhar concentrado no home office?

Porém, se precisar construir seu home office dentro do seu quarto, tudo bem. Algumas dicas te ajudarão a se concentrar no trabalho em casa. Veja só:

#1 Crie uma rotina

É muito importante estabelecer uma rotina, com horários fixo, mesmo que seu home office seja flexível. Assim, fica mais fácil ter disciplina e garantir a produtividade.

Também evita que você exagere nas horas extras por não ter conseguido finalizar as atividades no prazo.

Além disso, é importante lembrar que o cérebro gosta de hábitos. Ter uma rotina definida o ajuda a entender quando é hora de focar no trabalho e quando é hora descansar.

#2 Liste tarefas e estabeleça prazos

Uma agenda será sua grande aliada no home office pois permite visualizar com mais facilidade tudo o que precisa ser feito em cada dia.

Por isso, faça uma lista das tarefas e determine prazos de entrega. Assim, fica muito mais fácil garantir uma boa produtividade. Uma dica valiosa é buscar por um curso de excel online que irá te mostrar formas simples de gerenciar e monitorar suas tarefas do dia a dia.

#3 Evite distrações

Trabalhar de casa pode ser desafiador devido às distrações que esse ambiente proporciona. Portanto, evite tudo que possa roubar sua atenção. Deixe o celular no modo silencioso e nada de ligar a televisão enquanto trabalha.

Utilize os benefícios e estratégias de uma metodologia de gestão, como o OKR, para que você tenha mais foco, concentração e consequentemente consiga executar mais tarefas durante o dia a dia.

Designed by Giselleflissak / istockphoto
Designed by Giselleflissak / istockphoto

E, se surgir aquela vontade de deitar na cama um pouco, tudo bem. Pausas fazem bem! Mas determine horários de descanso, tipo dez ou quinze minutos.

4 dicas para montar um home office econômico

Agora que já sabe como começar a montar seu home office e garantir a produtividade, é hora de descobrir como criar esse espaço sem gastar muito dinheiro. Vamos lá?

#1 Procure por bons móveis usados

Os móveis, como mesas, cadeiras e armários, são os que mais pesam no bolso na hora criar seu home office.

Uma ótima dica para economizar é buscar por opções usadas e em boas condições em marketplaces, como o Mercado Livre e OLX, ou em lojas de móveis usados na sua cidade.

#2 Invista no DIY

Você sabia que é possível utilizar dois cavaletes e um tampo de madeira para criar uma mesa de escritório? Ou, então, usar caixotes de feira para organizar os livros e materiais de escritórios?

O DIY (Do It Yourself ou Faça Você Mesmo) é uma ótima pedida para economizar e ainda criar móveis personalizados. 

Para isso, basta comprar materiais de construção básicos e reformar os itens que já tem em casa.

#3 Use nichos e prateleiras

Outra dica para gastar pouco dinheiro ao montar seu home office e ainda conseguir otimizar espaço é recorrer aos elementos suspensos. 

Nichos e prateleiras, além de serem muito mais baratos que armários, ajudam a aproveitar as paredes na hora de decorar. 

#4 Realoque itens que você já tem

Você não precisa sair comprando tudo novo para montar o seu home office. Vale utilizar móveis, luminárias, gaveteiros, caixas organizadoras e elementos decorativos que você já tem! 

Se quiser dar um toque especial aos objetivos antigos, é só reformá-los. Um móvel, por exemplo, poderá ficar com outra cara apenas ao receber uma nova pintura. 

O importante é priorizar a organização do espaço para conquistar um ambiente clean, confortável e arejado!