4 formas para identificar o propósito da sua empresa

0

Por que, de repente, tanto se fala sobre propósito? Nos dias de hoje, é muito comum falar sobre esse tema. Especialmente se você é empreendedor ou atua no departamento de gestão de pessoas, já notou de maneira antecipada sobre o aumento desse assunto.

Afinal de contas, vivemos em tempos de mudanças, e diante disso, muitas empresas tiveram que encontrar o seus “por quês” para que pudessem desenvolver no mercado de maneira mais sustentável.

Mas, afinal, por que o propósito anda tanto em pautas de grandes empresas? Acontece que o propósito auxilia e muito na atuação de uma empresa.

Uma fábrica de circuito impresso, com um propósito bem definido, pode demonstrar ao mercado o quanto está comprometida com alguma causa. Pode englobar algum grupo, região, e muito mais.

Você que aprender a identificar o propósito da sua empresa de maneira efetiva? Então neste post nós iremos te explicar sobre como isso é possível por meio dessas dicas incríveis. Continue nos acompanhando para saber de todos os detalhes! Vamos lá?

1- Visite a história da empresa e como ela nasceu

Uma das maneiras mais eficientes para identificar o propósito da sua empresa é analisar o seu histórico. Em uma empresa que vende produtos como aquecedor a gás, entre outros, é possível fazer perguntas como:

Quando ela foi criada? Por qual causa? Quem a criou e qual era o seu pensamento nesse momento?

Não apenas analisar, mas colocar todas as informações de forma detalhada no papel vai trazer a você mais clareza sobre o propósito da sua empresa. O propósito sempre nasce junto com o negócio, e por isso, dele deve ser bem analisado.

2- Propósito x lucro

Muitos empreendedores costumam identificar o propósito da empresa pensando nos lucros. Muito pelo contrário, o propósito de uma empresa nunca é apena o de gerar lucros. Isso é uma consequência, e não um propósito.

3- O seu propósito é seu diferencial

Você já parou para pensar em quantos diferenciais o seu negócio possui? O propósito é algo único e exclusivo, e por essa razão, assim como um diferencial competitivo, ele não poderá ser copiado por nenhuma empresa concorrente.

Por essa razão, outra forma para identificar o propósito da sua empresa é reconhecendo quais são os seus maiores diferenciais e as razões que fazem com que a sua organização se diferencie perante ao mercado.

4- Missão, visão e valores e propósito são coisas diferentes

Por fim, também é comum confundir o propósito com a missão, visão e valores. Por sua vez, o propósito que fornece a base para que se definam a missão e os valores, uma vez que ele é uma declaração sobre a diferença que a sua empresa está tentando fazer no mundo.

No entanto, se você vende gôndolas para loja, por exemplo, é interessante levar os 4 em consideração para identificar o propósito da sua empresa, já que você terá uma visão mais clara e panorâmica sobre os objetivos e sonhos do negócio.

Agora que você já sabe como é possível identificar o propósito da sua empresa, o que está esperando para começar a planejar o seu? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.