4 principais benefícios de ter um MEI

0

Se você está em dúvidas sobre abrir ou não um MEI, então chegou no lugar certo.

Como MEI, você terá uma série de vantagens e benefícios que vamos explicar ao longo do post. 

Afinal de contas, o MEI foi criado justamente para simplificar e incentivar a formalização dos empreendedores que estão no início da carreira.

Por essa razão, o programa oferece muitos benefícios.

Para você ter ideia, todo o processo de abertura do MEI é gratuito e pode ser realizado por meio da internet.

Basta realizar o cadastro básico (que gira em torno de 15 minutos se você já tiver pesquisado sobre a sua área de atuação e estiver com os documentos), e você estará direcionado para a emissão do CNPJ!

Além disso, o imposto mensal fixo também é muito mais barato do que os modelos de empresa tradicionais.

Por essa razão, se você pretende montar um comércio, indústria de máquina de solda mig, escritório de advocacia, entre outros, o MEI pode ser uma das melhores alternativas para iniciar a sua jornada!

E para que você entenda ainda mais sobre os benefícios de ter um MEI, nós elaboramos este post com uma lista das suas principais vantagens.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?

1- Não é obrigatória a emissão de nota fiscal

A primeira vantagem de ter um MEI é que não há obrigações no processo de emissão de nota fiscal para pessoas físicas.

No entanto, caso você venda produtos ou preste serviços, como ensaios não destrutivos para uma pessoa jurídica, e esse CNPJ não emitir nota fiscal e entrada, é necessário emitir a nota.

Mesmo apesar disso, a emissão da nota também pode ser feita de maneira totalmente online, o que facilita ainda mais para os empreendedores.

2- Impostos fixos mensais

Os impostos fixos também fazem toda a diferença na rotina de qualquer microempreendedor individual.

Os impostos variam apenas de acordo com o tipo de atividade que será exercida pelo MEI.

Além disso, o MEI também é isento de impostos como:

  • CSLL;
  • COFINS;
  • IRPJ;
  • IPI.

Outra grande vantagem é que o MEI também não precisa necessariamente gerar a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF), claro, isso é válido caso o empreendedor caso não se enquadre nas outras situações de obrigação da declaração.

3- Cobertura previdenciária do INSS

Você sabia que o MEI tem acesso a diversos benefícios? Entre eles, está o da previdência social (INSS), como o salário-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria por idade.

Para ter esses benefícios, é importante pagar 5% de um salário mínimo mensalmente.

4- Possibilidade de contratar até 1 empregado

Mesmo que o termo MEI seja a abreviação de “Microempreendedor Individual”, é possível registrar mais um empregado.

Os custos para isso são 3% para a previdência e 8% para o FGTS.

Ou seja, se você pretende montar uma empresa de tratamento de água, por exemplo, você pode contratar um colaborador para te auxiliar nas tarefas rotineiras da empresa.

Agora que você já sabe quais são os principais benefícios de ter um MEI, o que está esperando para aderir a esse programa e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. 

Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.

E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. 

Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.